
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
|
Extra: É já amanhã, terça-feira, 1 de abril, que arranca a declaração anual de IRS, cujo prazo irá terminar, sem exceções, no próximo dia 30 de junho, mesmo que a data em questão possa coincidir com um fim de semana ou um feriado. Antes do arranque deste prazo, os contribuintes terão de ter em conta o que ainda podem pedir, visto que alguns prazos terminam hoje, 31 de março.
No Portal das Finanças, surge uma nota informativa, onde a Autoridade Tributária (AT), revela que já estão disponíveis, para consulta, as despesas e encargos relativos aos IRS de 2024. Sendo assim, o contribuinte pode reclamar os encargos apresentados referentes a despesas gerais e familiares, ou despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura.
Numa publicação feita nas redes sociais, a AT recordou que o processo de reclamações referentes às despesas e encargos do IRS de 2024, devem ser feitas até ao dia de hoje, 31 de março. Caso o contribuinte verifique alguma inexatidão nos números, deve reclamar junto da Autoridade Tributária.
Outro dos prazos que termina durante o dia de hoje é a escolha de qual será o destinatário que irá receber de uma pequena doação do IRS. O aviso a recordar os contribuintes foi deixado no Portal das Finanças: “A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) disponibiliza previamente ao prazo de entrega da declaração de rendimentos, ou do IRS Automático, a lista das entidades relativamente às quais pode vir a efetuar a Consignação em sede de IRS/IVA”.
Por fim, o Portal das Finanças também revela que o prazo para as inscrições para o regime fiscal, da parte de novos residentes, também termina durante o dia de hoje. Este prazo abrange a todos os trabalhadores que começaram a residir em Portugal durante o ano de 2024. A inscrição deve ser feita até ao final do dia de hoje, 31 de março, através do portal IFICI.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera deixou aviso para diversas regiões em Portugal Continental, que podem sofrer com trovoadas
|
Extra Benfica: Nesta quarta-feira, 30 de abril, o mau tempo promete voltar a Portugal. Após uma semana sem chuva e com sol, as nuvens sobrecarregadas regressam, fazendo com que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deixe um alerta amarelo para 16 distritos no continente. O aviso ainda acompanha a informação de possíveis chuvas forte e trovoadas.
Alguns distritos já estão livres da chuva por esta hora, como é o caso de Beja, Évora e Portalegre, que tinham alerta para as 06h00 e as 12h00 de quarta-feira. Já Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra estão sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 15h00. O alerta de chuva do IPMA para Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga é válido entre as 12h00 e as 18h00.
Todos os avisos foram emitidos pelo IPMA, através de um comunicado oficial publicado na passada terça-feira. Apesar de estar sobre aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três alertas, a chuva não parece que irá trazer grandes danos ás regiões, mas existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Já nos arquipélagos, a Madeira vai permanecer sob aviso amarelo pelo menos até meio do dia de quinta-feira por causa do vento e da chuva. Além disso, existe ainda previsão de aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, e alguma agitação marítima. Em alguma parte da costa da ilha espera-se onde de 4 a 4,5 metros de altura.
Os navios no Funchal também irão sofrer com alterações, já que, conforme anunciou a Porto Santo Line que disse em comunicado: "serão canceladas devido às más condições meteorológicas previstas para o Porto Santo". Lisboa e Setúbal "escaparam" do mau tempo e não receberam nenhum aviso do IPMA sobre risco de chuva, vento ou aguaceiros.
Nas redes sociais, multiplicaram-se as queixas de muitos portugueses, que deram conta de estarem impedidos de aceder aos serviços oferecidos pela AT
|
Extra. O apagão que deixou Portugal e outros países da Europa ‘às escuras’ por mais de 12 horas, que aconteceu durante o dia de ontem, 28 de abril, ainda não foi inteiramente resolvido e ainda deixou alguns estragos bastante visíveis, como é o caso do Portal das Finanças, que se encontra em baixo.
O ocorrido foi anunciado nas redes sociais por volta das 9h30 da manhã desta terça-feira, 29 de abril, com vários contribuintes a deixarem o seu desagrado sobre o que tem acontecido. Numa fase em que os prazos para o IRS estão a chegar ao fim, os portugueses mostram.se agitados com a falta de resposta da parte dos serviços e há quem afirme que os mesmos se estão a aproveitar do apagão.
Na rede social X, várias foram as publicações que deram conta desta situação, onde mostraram alguma apreensão sobre o sucedido. “Portal das finanças em baixo? Aproveitam-se de tudo para não pagar o reembolso do IRS, até da falta da luz”, escreveu um internauta. Já outro contribuinte, demonstrou a sua preocupação sobre a situação: “O site das finanças e da segurança social não dão.... Prazos até ao final do mês... ok!”.
Durante a manhã de hoje, o executivo de Luís Montenegro já assegurou que o país está a voltar à sua normalidade. Além disso, Miguel Pinto Luz, atual ministro das Infraestruturas e da Habitação garantiu a autonomia nacional: “Hoje Portugal está autónomo, a trabalhar só com energia produzida no nosso país”.
Ator é um dos protagonistas do conjunto que chegou à segunda divisão na próxima época, isto depois de garantir a terceira subida consecutiva
|
Extra: No último sábado, o Wrexham fez história na Inglaterra. O clube mais antigo do País de Gales esteve em campo e garantiu o acesso ao Championship, segunda divisão inglesa. A subida veio através de uma vitória sobre o Charlton Athletic por 3-0. A equipa que tem como donos Ryan Reynolds e Rob McElhenney foi a primeira a alcançar três acessos consecutivos na Inglaterra.
Antes do encontro começar, o ator responsável por interpretar Deadpool na Marvel esteve nas bancadas a servir cerveja e a confraternizar com alguns adeptos do Wrexham. O apoio do dono nas bancadas deu sorte aos galeses, que garantiram a segunda posição da EFL League One e subiram para a divisão superior.
A partida teve sobre o domínio do emblema do País de Gales desde o primeiro minuto, visto que Oliver Rathbone abriu o marcador com um grande golo logo aos 15 minutos de jogo. Três minutos depois do tento inaugural, Sam Smith aumentou a vantagem para o Wrexham com um pontapé acrobático fantástico do jogador, e não do músico, que tem o mesmo nome.
A festa no País de Gales só aumentava, o clube mais velho da região impôs-se durante todo o jogo e com a ajuda dos adeptos ainda chegou mais uma vez à baliza adversária. Sam Smith deu música à subida do Wrexham e fechou o marcador com um grande cabeceamento.
Nas redes sociais, Ryan Reynolds não escondeu a sua felicidade com a conquista da equipa e desabafou sobre o projeto com uma sequência de fotos no Instagram: "Lembro da primeira conferência de imprensa, onde nos perguntaram sobre quais eram os nossos objetivos, e o Rob respondeu 'A Premier League'. As pessoas riram. Eles tinham todo o direito de ter essa reação. Parecia insano... mas nós não estávamos a brincar".
Confira aqui as declarações de Ryan Reynolds: