
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Orkun Kokçu tornou-se, recentemente, um tema bastante polémico no Benfica. Após a discussão com Bruno Lage, o médio tem sido apontado a uma saída e já conta com mais um interessado. Na Turquia, o Besiktas aponta a mira ao camisola 10 e junta-se aos rivais, Galatasaray e Fenerbahçe, de José Mourinho.
É a imprensa turca que dá conta deste interesse das águias negras, ondem atuam Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes. Uma mudança de Kokçu para a Turquia até é um cenário bem visto pelo próprio médio, que já tinha admitido que abria portas jogar no futebol do país-natal. Com a saída do Benfica à vista, os grandes turcos estão atentos ao ex-Feyenoord.
No entanto, recorde-se, não é só na Turquia que Kokçu desperta atenções. A Roma, de Itália, tem acompanhado a situação do camisola 10 no Benfica. O conjunto europeu, que já foi orientado por José Mourinho no passado, pondera avançar com negociações para garantir a contratação do médio. Ruben Amorim, também, equaciona a vinda do internacional turco para o Manchester United.
Ora, a saída de Orkun Kokçu do Benfica surge depois do craque ter protagonizado um momento polémico com Bruno Lage durante o jogo com o Auckland City, na fase de grupos do Mundial de Clubes. Desde aí, a imprensa internacional tem associado o camisola 10, que custou cerca de 25 milhões de euros aos cofres do Glorioso, a vários emblemas europeus.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Gestor português apontou dedo ao Presidente do Clube da Luz, considerando que o mesmo não fez tudo o que estava ao seu alcance
|
Mauro Xavier reagiu ao castigo aplicado ao Benfica de interdição de um jogo no Estádio da Luz e acabou a responsabilizar Rui Costa e a Direção encarnada. O possível candidato às próximas eleições do Clube criticou a falta de ação dos responsáveis das águias contra os "infratores" que levam a estes castigos pesados.
Mauro Xavier: "Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso Clube"
"Disciplina é Benfica. Fumos, cânticos, apoio incondicional — isso sim, é a essência do futebol. Isso sim, é Benfica. Mas o que se passou no Dragão e noutros estádios esta época não pode continuar a repetir-se. Já não é exceção: tornou-se um padrão. Não tolero comportamentos que prejudicam o Benfica e põem em risco a segurança no futebol. A UEFA já nos sancionou com multas e interdições de venda de bilhetes. Agora, a FPF quer interditar o Estádio da Luz por um jogo", começou por apontar o gestor e Sócio do Clube encarnado, numa nota deixada nas redes sociais.
Mauro Xavier vai mais longe e aponta para o facto de existir forma de descobrir quem prejudica o Benfica desta forma: "A medida pode até ser excessiva, mas mais grave ainda é ver que o Benfica continua sem tomar qualquer medida contra quem reincide nestes comportamentos. Temos tecnologia no estádio para identificar os infratores. Temos meios para agir. É altura de agir".
Mauro Xavier: "Não tolero comportamentos que prejudicam o Benfica"
"Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso Clube. Sejam afastados. Proibidos de entrar no Estádio da Luz. Sou totalmente contra o Cartão do Adepto. Mas sou ainda mais contra a violência no desporto. Não podemos continuar a pactuar com quem transforma uma festa em perigo. O exemplo tem de começar por nós. O cumprimento das regras tem de ser nosso. Porque nós somos o Benfica — e quem ama o Benfica, não o prejudica. É tempo de pôr o Benfica Primeiro", completou Mauro Xavier.
É importante referir que, o castigo em questão é referente aos comportamentos indevidos dos adeptos durante a deslocação ao Estádio do Dragão para o Clássico entre o Benfica e o Porto, que terminou com a vitória encarnada por 4-1. O Conselho de Disciplina mostrou mão pesada, sendo que o Clube da Luz garantiu, em comunicado, que irá recorrer da decisão, considerando-a "injusta".
Confira a publicação de Mauro Xavier:
Em declarações à imprensa nacional, dirigente dos vermelhos e brancos comentou sorte que calhou às águias, mas frisou que não vai afetar o objetivo da época
|
Depois das duras críticas que deixou à data da realização da Supertaça, Sílvio Cervan, Vice-Presidente do Benfica, reagiu agora ao sorteio que foi feito da Liga Portugal Betclic. Apesar dos resultados divulgados, o dirigente encarnado está confiante que as águias, no final de 2025/26, possam festejar a conquista do 39.
Sílvio Cervan: "A única coisa que neste momento nos motiva é a ambição de conquistar o 39"
Em declarações à imprensa, o Vice-Presidente do Benfica conformou-se com o sorteio, afirmando que agora apenas resta estar focado em alcançar o tão ambicionado título nacional: “Com todo o respeito que temos de ter pelos 17 emblemas, foi a sorte que nos calhou. A única coisa que neste momento nos motiva é a ambição de conquistar o 39”.
“Começamos com o Rio Ave e esperamos acabar no António Coimbra da Mota [casa do Estoril] a festejar o 39, porque é o último jogo do Campeonato”, acrescentou Sílvio Cervan, um dos dirigentes máximos da estrutura liderada por Rui Costa, dando conta da ambição da turma de Bruno Lage no que toca ao Campeonato Nacional, após ter visto fugir o título do ano passado para o Sporting.
Por fim, o dirigente refletiu que a partida frente aos vilacondenses é o primeiro degrau que os encarnados terão de subir, até atingir o objetivo máximo da época, que é conquistar o Campeonato Nacional: “Portanto, o Rio Ave é apenas o primeiro passo de muitos que temos de ultrapassar, se queremos o objetivo de conseguir o 39”.
Recorde-se que, antes de abordar o sorteio da Liga, Sílvio Cervan tinha deixado duras críticas ao calendário desportivo da Federação Portuguesa de Futebol, afirmando que o Benfica sai prejudicado pelo facto da Supertaça, frente ao Sporting, ser agendada para 31 de julho, duas semanas depois das águias regressarem aos trabalhos no Seixal.
Guardião internacional sub-21 por Portugal tem continuidade na Luz a ser analisada pelos dirigentes encarnados, com Rui Costa à cabeça
|
Afinal, a continuidade de Samuel Soares não está assegurada. Embora existam indícios da preparação da renovação de contrato com o guarda-redes português, suplente no plantel de Bruno Lage, a verdade é que o Benfica não descarta uma saída do internacional sub-21 pela Seleção das Quinas, neste mercado de verão.
De acordo com informações avançadas pela imprensa nacional, a Direção de Rui Costa olha para o cenário de um empréstimo do guarda-redes de 23 anos com altas probabilidades de acontecer. O jornal O Jogo confirma o Exclusivo Glorioso 1904 ao revelar que uma cedência poderá ser o próximo passo para Samuel Soares com o objetivo de evoluir e ganhar mais minutos de jogo, não ficando 'à sombra' de Trubin pela segunda temporada consecutiva.
Ainda assim, o Benfica deposita muita confiança no internacional sub-21 português, de acordo com a mesma fonte. A renovação de contrato é prova disso, uma vez que Samuel Soares já estava ligado até 2027. Vale a pena relembrar que, o guardião não é o único com planos de rubricar um novo vínculo pelo Clube dirigido por Rui Costa.
André Gomes surge na fila de espera para renovar contrato com o Benfica. O guarda-redes formado nas camadas jovens do Seixal, também, vai rubricar um novo vínculo, mantendo-se de águia ao peito. Assim sendo, Rui Costa tem planos de continuar com os três guarda-redes que integram o plantel principal de Bruno Lage, esperando-se que André Gomes se fixe no conjunto em 25/26.
Na temporada desportiva 2024/25, com a camisola do Benfica, Samuel Soares – atualmente com um valor de mercado nos 4 milhões de euros – realizou 10 jogos pelos encarnados, um na equipa B, sete embates na Taça de Portugal e dois na Liga Portugal Betclic. Ao todo, o guardião formado no Seixal registou 920 minutos de águia ao peito, nesta época, onde sofreu quatro golos.