
Futebol
Resignado pela derrota com o Benfica, técnico do Estrela Amadora tira: “Conseguimos igualar…”
17 Ago 2025 | 11:24
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Ago 2025 | 12:27 |
A poucos dias de receber o Benfica, naquele que vai ser o primeiro jogo do playoff da Liga dos Campeões, o Fenerbahçe estreou-se com um empate a zero na visita ao Goztepe, a contar para a 2.ª jornada da Superliga turca. No rescaldo da partida, José Mourinho respondeu aos jornalistas e explicou o que aconteceu no encontro.
José Mourinho: “O que não conseguimos foi fazer os últimos passes na terceira zona do terreno”
Em conferência de imprensa, o antigo treinador do encarnados revelou que as dificuldades não foram sentidas na construção, mas sim no último terço do terreno de jogo: “Não tivemos problemas para construir a partir da defesa. O que não conseguimos foi fazer os últimos passes na terceira zona do terreno”.
De seguida, o Special One apontou que o Goztepe apresentou uma estratégia que conseguiu anular todas as iniciativas do Fenerbahçe, o que dificultou a concretização de oportunidades: “Eles bloquearam atuando em 5+3. Os seus defesas foram excelentes quer pelo chão, quer no jogo aéreo. Não tivemos problemas para construir jogo”.
José Mourinho: “Tivemos algumas dificuldades no segundo tempo. Tenho que dar mérito ao adversário”
Indo mais longe, José Mourinho constatou que o Goztepe abdicou de ter iniciativa de jogo, preferindo defender e esperar por uma oportunidade para atacar: “O adversário foi muito defensivo e físico. Assim, não interessa se têm 10 ou 11. Quando não está 11 contra 11, há dificuldade para pressionar na frente, mas não para defender”.
Por fim, reconheceu que o adversário esteve muito bem a nível defensivo, o criou problemas ao Fenerbahçe, acabando por frisar que o resultado espelha o jogo: “Tivemos algumas dificuldades no segundo tempo. Tenho que dar mérito ao adversário. Todas as partidas disputadas aqui são difíceis. O resultado de hoje foi justo”.
Em vésperas de receber Clube da Luz numa partida de qualificação da Liga dos Campeões, turcos entram a escorregar na prova doméstica
17 Ago 2025 | 11:53 |
Tal como o Benfica, o Fenerbahçe também só arrancou este sábado a sua estreia na Supertliga turca, contudo, ao passo que as águias venceram, os turcos não foram além de um empate a zero frente ao Goztepe. Para piorar ainda mais a situação, José Mourinho viu Anderson Talisca desperdiçar uma grande penalidade.
Depois de ter conseguido adiar o encontro da jornada inicial, devido aos jogos da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o emblema de Istambul estreou-se no campeonato e, já em desvantagem para com o Galatasaray, principal rival e tricampeão nacional, os pupilos de Special One deram-se ao luxo de perder os primeiros pontos.
A jogar na condição de visitante, a equipa do antigo treinador do Benfica entrou mais forte, mas as iniciativas ofensivas iam se esbarrando na muralha defensiva da equipa da casa. Apesar da insistência e das várias oportunidades, o nulo persistiu no marcador ao intervalo.
No segundo tempo, as duas equipas abriram mais o jogo, criando várias chances de marcar, contudo, o esférico teimava em não entrar. Mais perto do apito final a partida ficou mais física, dando espaço para mais faltas, acabando por originar uma expulsão para cada um dos conjuntos. Já em cima do apito final, o Fenerbahçe perdeu uma oportunidade de ouro para vencer a partida, quando o ex-Benfiquista Anderson Talisca falhou uma grande penalidade.
Depois de deixar o feyenoord pelo caminho, o Fenerbahçe marcou a sua estreia no campeonato turco com um empate a zero, atrasando-se perante os principais adversários da prova. Agora, a equipa de José Mourinho segue com a preparação do encontro onde vai receber o Benfica, a contar para a Liga dos Campeões.
Equipa da Luz conseguiu, finalmente, triunfar num encontro importante para as aspirações encarnadas. Registo estava a contar desde 2022
17 Ago 2025 | 11:50 |
Três anos depois, o Benfica conseguiu vencer o primeiro jogo da temporada na Liga Portugal Betclic. Relembrar que as águias defrontaram o Estrela da Amadora no último sábado, fora de portas, e alcançaram uma importante vitória por 1-0, após golo de Pavlidis, de grande penalidade.
A última vez que o Benfica tinha vencido no encontro inaugural da Liga Portugal Betclic tinha sido na época 2022/2023: no verão de 2022, o início dessa temporada, as águias receberam e golearam o Arouca, por expressivos 4-0. Desde então, a estreia tem sido mais complicada.
Nas últimas duas épocas o Benfica disputou o primeiro jogo da Liga Portugal Betclic fora de portas - a única diferença para a presente edição do campeonato é que nessas épocas, as águias estrearam-se na primeira jornada, ao contrário do que acontece este ano (ronda inicial, que iria ser jogada na Luz, foi adiada, o que significou o arranque já na segunda jornada).
Há dois anos, na temporada 2023/24, o Benfica visitou o Famalicão, e acabou derrotado por 2-0, num início de época complicado para as águias. O ano passado, situação semelhante: os encarnados deslocaram-se à cidade do Porto para jogarem com o Boavista, onde perderam por 3-2.
Desta feita, a história foi diferente. As circunstâncias europeias obrigaram a que o Benfica voltasse a jogar a estreia no campeonato fora de portas, mas o Benfica correspondeu da melhor forma, e conseguiu uma vitória difícil, por 1-0, que garantiu os primeiros três pontos no campeonato.
Jogador que foi essencial no eixo defensivo da equipa da Reboleira falou com os jornalistas no final do encontro que deu vitória encarnada
17 Ago 2025 | 11:32 |
Bernardo Schappo, defesa-central do Estrela da Amadora, acredita que a equipa da Reboleira poderia ter chegado ao empate frente ao Benfica. O jogador esteve em bom plano na partida do último sábado, 16 de agosto, e falou com os jornalistas no final do encontro, na habitual flash interview.
"Esperávamos pontuar na nossa casa. Somos fortes em casa. Fizemos um jogo equilibrado. Criámos dificuldades ao Benfica. Podíamos ter conquistado um ponto. Tivemos chances que perdemos", começou por explicar Bernardo Schappo, que acredita que o empate era possível para o Estrela da Amadora.
Prosseguiu, com mais palavras sobre o confronto com o Benfica, que terminou com derrota: "Foi um jogo equilibrado. A equipa está de parabéns. Temos um jogo com o Alverca importante em casa. Vamos trabalhar esta semana para conseguir os três pontos".
"O professor [José Faria] está a fazer o trabalho muito bem feito, todos entenderam as dinâmicas dele e vamos evoluir se continuarmos a trabalhar. Temos de continuar a trabalhar. Se não conseguirmos jogar no próximo jogo, isto tudo de hoje não irá valer nada. Temos de continuar a a trabalhar para conseguirmos os primeiros três pontos no campeonato", atirou, de seguida, sobre o desempenho da equipa.
Por fim, comentou a dupla de avançados do Benfica: "São jogadores de muita qualidade. Sabíamos. Tentei estudar o máximo possível. Acho que fiz um bom jogo. Houve o detalhe do penálti. Para nós não foi, mas não estamos aqui para falar do árbitro. O árbitro fez um bom jogo. Temos de continuar a trabalhar".