Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Já cheira a dérbi na cidade de Lisboa e não faltam muitas horas para que as emoções fiquem ao rubro e à flor da pele. As portas de Alvalade estão prestes a abrir, para deixar entrar o mar de pessoas, que irá assistir à partida entre o Sporting e Benfica. O apito inicial é só às 20h30 da noite, mas há quem se divirta a enumerar as parecenças e, neste caso, as diferenças entre os dois rivais.
António Henriques, escreveu na sua crónica, publicado pelo jornal A Bola, um texto onde dá incidência às rotinas defensivas muito diferentes o Benfica e Sporting apresentam. O cronista começa por dizer que uma boa equipa constrói-se a partir de trás, afirmando que é necessário haver uma boa base defensiva. “Uma equipa de futebol constrói-se de trás para a frente, dizem os especialistas. Ou seja, a partir de uma defesa bem montada pode-se então começar a compor o esqueleto de um onze”, referiu.
António Henriques – Apresentam registos muito distintos no que respeita à composição, consistência, utilização e conhecimento mútuo dos respetivos setores recuados
Uma das diferenças apontadas na crónica, foi as escolhas apresentada por ambos treinadores. No caso do Benfica, Bruno Lage não foge à regra e tem apostado no mesmo quinteto: "Se do lado dos encarnados a constituição da defesa para o jogo de Alvalade, salvo contingências de última hora, é a mais vezes utilizada por Bruno Lage, ou seja, Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi e Álvaro Carreras”. No caso do Sporting, António Henriques aponta para muitas dúvidas. “Já no reino do leão, e ainda por cima com a chegada de Rui Borges há apenas três dias, as incertezas são muitas”, vincou.
No fim, António Henriques atirou, que a principal diferença entre os rivais é mesmo o tempo de utilização dos atletas mais recuados: “As grandes diferenças, isso sim, surgem na utilização das peças que compõem os setores recuados”. O cronista avançou que o timoneiro das águias é mais consistente na utilização, ou seja, o quinteto mais recuado é praticamente totalista em todos os jogos. No caso dos leões a rotação dos guarda-redes e dos três centrais que completam a linha defensiva, tem sido muito evidente ao longo desta temporada.
Recentemente foi noticiado que as águias de Rui Costa estariam atentas a um novo defesa-central, porém há novos desenvolvimentos na 'novela'
|
0Depois de ter sido noticiado que Cleiton Santana estaria na mira do Benfica para uma vinda no próximo defeso de verão, eis que a imprensa nacional garante que os dirigentes do Clube da Luz não estão interessados no central do Flamengo.
De acordo com informações avançadas, pelo jornal desportivo Record, o defesa brasileiro de 21 anos de idade estará fora dos planos dos encarnados, apesar de estar em final de contrato com o mengão. "Cleiton, defesa-central do Flamengo, está fora dos planos do Benfica", pode ler-se no diário mencionado anteriormente, que desmente a a notícia do jornalista Venê Casagrande.
Recorde-se que, o Flamengo não pretende deixar sair Cleiton Santa a custo zero. José Boto, novo diretor-desportivo dos canarinhos, tem em vista uma renovação de contrato, algo que poderia complicar a vinda do jovem defesa para a Luz, caso o Benfica estivesse realmente interessado.
Recorde-se que o futebolista brasileiro poderia ser visto como um substituto de António Silva, uma vez que Jorge Mendes garantiu que o camisola 4 estaria interessado em rumar à Juventus.
Na temporada de 2024, com a camisola do Flamengo, Cleiton Santana - atualmente avaliado em 600 mil euros - marcou presença em cinco embates: quatro na Série A e ainda um no Campeonato Carioca. O defesa central acabou por somar 112 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência.
No que respeita à época passada, o jovem atleta de 21 anos, que enverga agora a camisola 33 do mengão, foi aposta em 27 encontros, registados entre a equipa principal e a de sub-20. Cleiton somou ainda três tiros certeiros. De destacar que, o defesa canarinho passou pelo Desportivo Brasil e pelo Canaã, antes de chegar ao Flamengo.
Médio norueguês foi a maior dúvida, ao longo desta semana, na equipa orientada pelo treinador das águias, parece que o jogador vai conseguir ir a jogo
|
0O Benfica está a aproveitar a manhã deste domingo, dia 29 de novembro, para finalizar pormenores e limar as arestas das táticas para a partida desta noite, diante o Sporting, a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A equipa do Clube da Luz , que se reuniu no Benfica Campus, no Seixal, para realizar um treino ligeiro, partilhou imagens da sessão de trabalhos, com Aursnes em destaque.
Segundo o que foi avançado pela comunicação social e, mais tarde, confirmado pelo Glorioso, Bruno Lage contou com uma ótima notícia, horas antes da partida para Alvalade. Durante a manhã de ontem, 28 de dezembro, os encarnados realizaram o último treino de preparação, antes do duelo escaldante com a equipa leonina e contaram com a presença de Fredrik Aursnes, o médio estava em dúvida para o encontro.
O Benfica assinalou o treino em questão ao partilhar, nas redes sociais do clube, várias imagens, com o grande destaque a recair sobre o camisola 8 do Clube da Luz. Na descrição da publicação, as águias deixaram a seguinte mensagem, “A preparação para o #SCPSLB #LigaPortugalBetclic”, texto deixado aos seguidores e internautas da rede social X.
De facto, é uma excelente notícia para o timoneiro do Glorioso, visto que se trata de uma das peças fundamentais do plantel dos encarnados e que, segundo João Alves, tem qualidades que mais nenhum jogador do Benfica tem. Para a antiga glória do emblema da Luz, Aursnes é imprescindível no sistema tático de Lage, tanto nas manobras defensivas, como nas situações ofensivas da equipa.
Face a estas notícias, é seguro avançar, caso não se registe nenhum contratempo até à hora do jogo, que o box-to-box das águias irá presente na convocatória e, mais tarde, alinhar no onze inicial lançado frente aos verdes e brancos.
Confira aqui as imagens do treino:
Pupilos de Nélson Veríssimo foram a jogo este domingo, 29 de dezembro, no reduto adversário, somando um resultado não desejado
|
0A equipa B do Benfica foi a jogo este domingo, 29 de dezembro, para medir forças com o Penafiel. Os encarnados, que vinham de uma vitória frente ao Felgueiras, acabaram por empatar, a uma bola, em duelo a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Meu Super. Gerson Sousa (45'+1') foi o autor do golo dos encarnados.
Para este encontro, Nélson Veríssimo optou por apostar em André Gomes, Leandro Santos, Gustavo Marques, Joshua Wynder, Francisco Domingues, Nuno Félix, Diogo Prioste, Luan Farias, Hugo Félix, Gerson Sousa, Gustavo Varela no onze inicial. No banco marcaram presença Pedro Souza, Lenny Lacroix, Tiago Parente, Rafael Luís, Paul Okon, Beni Souza, João Veloso, Francisco Neto, José Melro
Já o Penafiel começou a partida com Manuel Baldé, Miguel Maga, Rúben Pereira, João Miguel, João Silva, Ewerton, Diogo Batista, Tiago Rodrigues, André Silva, Gabriel Barbosa, Zé Leite. Já Miguel Oliveira, Gonçalo Negrão, Diogo Brito, Gustavo Fernandes, Bruno Pereira, Reko, Sodiq Fatai, Hélder Suker, Xhuliano Skuka foram os suplentes eleitos.
As águias, que queriam dar continuidade ao caminho das vitórias no Campeonato Nacional, entraram mais pressionantes no Estádio Municipal 25 de Abril, com Francisco Domingues a responder a um bom cruzamento rasteiro da direita, ficando muito perto do golo. Apesar das investidas, as águias, que só conseguiram inaugurar o marcador instantes antes do intervalo, por intermédio de Gerson Sousa, acabaram por recolher aos balneários com o 1-1 no placar, depois de João Miguel ter cortado a bola com o braço.
No regresso das cabines, a turma de Nélson Veríssimo procurou voltar a estar em vantagem. Contudo, a pontaria dos seus pupilos não estava a ser melhor. Dessa forma, o técnico luso ainda lançou João Veloso, Francisco Neto, José Melro e Tiago Parente para tentar arrecadar os três pontos. No entanto, o objetivo do timoneiro do Benfica B acabaria por não se concretizar, com o Glorioso a somar um novo empate.
Com este resultado, o Benfica B continua a ocupar terceiro lugar com 28 pontos, menos quatro que o Tondela que está em segundo, com 31 pontos, menos um que o líder Penafiel. Todavia, o segunda classificado ainda não disputou a 16.ª jornada.
Agora, a equipa orientada por Nélson Veríssimo volta a entrar em campo, na próxima segunda-feira, 6 de janeiro, diante do Porto. O duelo da 17.ª jornada da Liga Portugal Meu Super está agendado para as 18h00 , no Seixal.