Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

Antigo treinador do Benfica de luto: Filha de 19 anos morre em viagem com amigas

Jovem encontrava-se em Salamanca e as causas do falecimento ainda não são conhecidas. Notícia já foi confirmada por organismo oficial

Treinador de andebol do Benfica entre 2014/15 e 2016/17 está de luto pela morte precoce da filha, de 19 anos
Treinador de andebol do Benfica entre 2014/15 e 2016/17 está de luto pela morte precoce da filha, de 19 anos

  |

Icon Comentário0

Mariano Ortega, treinador de andebol que passou pelo Benfica entre 2014/15 e 2016/17, está de luto pela morte precoce da filha, Verónica, de apenas 19 anos. A jovem encontrava-se em Salamanca, cidade onde nasceu, com duas amigas.


A triste notícia foi confirmada nas últimas horas pela federação espanhola de andebol e, também, pelo Pallamano Romagna, clube italiano no qual trabalha, atualmente, o ex-técnico dos encarnados. Até ao momento, este ainda não se pronunciou.


"A família espanhola do andebol envia suas condolências a um jogador histórico, Mariano Ortega, pela morte da sua filha, Verónica. Partilhamos as condolências da sua família e amigos durante este momento difícil", pode ler-se na nota divulgada pela federação.


Para já, ainda não são conhecidas as causas da morte de Verónica. Sabe-se, apenas, que a jovem estava de viagem com as amigas e não foram, entretanto, revelados novos detalhes. O momento de luto estende-se não só entre familiares, mas, também, entre atletas e staff ligados à modalidade.



Mariano Ortega, recorde-se, ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça pelo Benfica - equipa que recentemente se viu envolvida numa novela relacionada com a saída de um jogador. No currículo soma ainda passagens por CB Aragón, seleção da Arábia Saudita, ADC Guadalajara, Csurgói KK, Villa de Aranda e, atualmente, encontra-se no segundo escalão italiano, pelo Pallamano Romagna.


Modalidades

Clube força saída de atleta do Benfica e justifica com...Sporting ao barulho

Rui Costa não baixa os braços e levou polémica até à justiça, com o emblema da Luz a dar conta da questão através de um comunicado

Clube, que 'forçou' a saída de atleta do Benfica, apontou os motivos para a decisão polémica, dando conta que não existe alternativa
Clube, que 'forçou' a saída de atleta do Benfica, apontou os motivos para a decisão polémica, dando conta que não existe alternativa

  |

Icon Comentário0

Estalou a polémica entre o Benfica e o Veszprém, após a decisão dos húngaros em virem buscar o guardião, Kristóf Palasics, que estava emprestado até ao final da temporada. Num novo comunicado, após a nota emitida pelo Clube, liderado por Rui Costa, o emblema, que forçou a saída abrupta do atleta, justificou a sua ação.


"No caso do empréstimo de Kristóf Palasics, um contrato foi especificamente elaborado pela nova direção do clube em agosto de 2024, cujos termos incluíam a possibilidade de regresso em casos específicos", pode-se ler no comunicado oficial do Veszprém, que chama, então, o Sporting ao barulho, revelando que a lesão do habitual guardião aconteceu no jogo com os leões, a valer para a Liga dos Campeões.


"Na situação que se desenvolveu nas últimas semanas, a nossa equipa teve que usar essa opção, já que nosso guarda-redes dinamarquês, Mike Jensen, que sempre esteve à disposição da equipa, indicou no intervalo da partida da Liga dos Campeões contra o Sporting que não poderia continuar o jogo e, três dias depois, na partida da liga polaca contra o Budakalász, ele também não pôde jogar", explicam os húngaros do Veszprém. 


Recorde-se que, o Benfica fez um pedido inicial à Federação Portuguesa de Andebol para 'travar' a transferência de Palasics. No entanto, o Veszprém acabou por conseguir levar a sua avante, o que conduziu a direção de Rui Costa a emitir um comunicado oficial, onde deram conta de que as águias iriam seguir com o caso para a justiça. Além do Clube da Luz, também, o técnico dos vermelhos e brancos falou sobre o assunto, garantindo que a razão está do lado do Glorioso.

Esta temporada, com a camisola do Benfica, Kristóf Palasics foi aposta de Jota González em 35 jogos: 22 no Campeonato Nacional, 10 na EHF European League, dois na Supertaça e um na Taça de Portugal. O guardião conta, inclusive, com um golo marcado de águia ao peito. No percurso do guarda-redes húngaro, Kristóf Palasics passou por Espanha, antes de reforçar o Benfica, tendo representando o Ciudad del Logroño. Antes disso, só conta com passagens em clubes da Hungria, como o caso do Veszprém e Neka.



Modalidades

Benfica brilha longe da Luz e voa até à liderança do Campeonato Nacional

Equipa encarnada deslocou-se ao reduto do adversário, garantindo mais uma vitória importante para as contas do título, assumindo o primeiro lugar

Benfica deslocou-se a casa do adversário e, mesmo longe da Luz, conseguiu uma vitória importante para a liderança do Campeonato Nacional
Benfica deslocou-se a casa do adversário e, mesmo longe da Luz, conseguiu uma vitória importante para a liderança do Campeonato Nacional

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol feminino do Benfica foi a jogo, este sábado, 22 de março, para medir forças com o Madeira SAD. As encarnadas acabaram por vencer, por 31-26, em jogo a contar para a 2.ª jornada do Grupo A da fase final do Campeonato Nacional. 


Vindas de um triunfo na abertura desta segunda fase do Campeonato Nacional, as encarnadas entraram com o pé direito na partida deste sábado. As águias não deram hipóteses ao adversário e conseguiram brilhar até mesmo foras de portas, ao serem recebidas pela turma madeirense, no arquipélago. 


Apesar de encontrarem uma certa pressão do lado da equipa da casa, o conjunto orientado por Luís Monteiro não quis mesmo perder a oportunidade de manter o bom ritmo nesta etapa da prova portuguesa. No final da partida, o andebol feminino do Benfica garantiu uma vitória por 31-26, derrotando o Madeira SAD. 


Destaque para as marcadoras da partida, do lado do Benfica: Maria Unjanque (14), Duda (7), Constança Sequeira (4), Alexandra Shunu (3), Rita Campos, Madalena Pereira, Patrícia Rodrigues. Maria Unjanque acabou mesmo por ser uma das estrelas da equipa encarnada no reduto do adversário. 

Depois desta vitória, o Benfica assume o primeiro lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 33 pontos somados. O segundo posto pertence à AA São Pedro do Sul, que regista 27 pontos. Os mesmos somadas pela Madeira SAD, que fecha o pódio. O quatro lugar pertence ao ABC, que tem 23 pontos.


Depois deste encontro, o andebol feminino do Benfica vai medir forças com a AA São Pedro do Sul. O duelo, que vai contar para a jornada 3 da fase de apuramento de campeão, está agendado para o próximo dia 29 de março, sábado, às 15h00, no reduto das águias.


Modalidades

Treinador do Benfica aborda novela sobre saída de atleta: "Temos razão, mas..."

Timoneiro do plantel principal dos encarnados falou sobre a despedida 'forçada' de jogador, após comunicado do Clube da Luz

Treinador do Benfica falou sobre a polémica que envolve saída de jogador do plantel, garantido que a razão está do lado do Clube da Luz
Treinador do Benfica falou sobre a polémica que envolve saída de jogador do plantel, garantido que a razão está do lado do Clube da Luz

  |

Icon Comentário0

Apesar do Benfica ter disputado os oitavos de final da Taça de Portugal com o Sporting e ter saído derrotado, na ordem do dia está a polémica saída de Kristóf Palasics, que regressou ao Veszprém, por ordem do clube húngaro. Jota González, técnico do plantel principal da modalidade, abordou essa novela, já depois do comunicado oficial do Clube.


No final da partida, que decorreu no Pavilhão João Rocha, em declarações à imprensa nacional, na zona de entrevistas rápidas, o timoneiro espanhol garantiu que a razão está do lado do Benfica. Ainda assim, Jota González assegurou que não está muito preocupado, uma vez que confia nas capacidades de Gustavo Capdeville.


"Logicamente, é um jogador que foi muito importante para nós. É uma pena que ele tenha de deixar, mas o Gustavo [Capdeville] também está preparado. Há serviços jurídicos a trabalhar para tratar deste tema. Acreditamos que temos razão, mas não estou autorizado a explicar mais este tema", começou por referir. 


Jota González:  Acreditamos que temos razão, mas não estou autorizado a explicar mais este tema

"Vão perceber o por quê de acharmos que temos a razão do nosso lado. Certo é que ele já teve de sair, mas acredito que pode haver uma situação favorável para nós", assegurou, ainda, o treinador do Benfica. Jota González não 'levantou o véu' e não garantiu se está previsto nos planos do Clube, liderado por Rui Costa, uma ida ao mercado para colmatar a saída de Kristóf Palasics. 


"É complicado contratar um guarda-redes, porque há prazos federativos. Ainda não há solução definitiva sobre se vamos contratar, mas é difícil. Se o pudermos fazer, faremos. Mas acreditamos que temos razão. Se tudo correr normalmente, vamos ficar com os guarda-redes que temos neste momento. Se é possível que Palasics volte? Porque não? O caso está aberto e não sabemos o que vai acontecer", completou Jota González. 

Vale a pena referir que, já a pensar no plantel da próxima temporada de 2025/2026, Rui Costa prepara uma verdadeira revolução no balneário de andebol, com a vinda de novos rostos. É o caso de Mikita Vailupau, ponta-direito, que irá deixar o Veszprém no verão para rumar à Luz, e Reinier Taboada, lateral-esquerdo, reforços já fechados para o plantel do Benfica, orientados por Jota González.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Negócio fechado! Rui Costa garante lateral no Benfica para 25/26
Modalidades

Negócio fechado! Rui Costa garante lateral no Benfica para 25/26

 

Icon Comentário0
Nem Capdeville 'salva' Benfica e Sporting 'rouba' passaporte na Taça de Portugal
Modalidades

Nem Capdeville 'salva' Benfica e Sporting 'rouba' passaporte na Taça de Portugal

 

Icon Comentário0
Negócio fechado! Rui Costa garante ponta com 90 golos no Benfica
Modalidades

Negócio fechado! Rui Costa garante ponta com 90 golos no Benfica

 

Icon Comentário0