Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

APÓS DESAIRE DO BENFICA CONTRA O PORTO, MAURO XAVIER DEIXA RECADO A RUI COSTA SOBRE ROGER SCHMIDT: "SERÁ SEMPRE PIOR..."

Conhecido adepto do Clube da Luz garante que "nem tudo estava ganho há cinco dias e nem tudo está agora perdido"

Mauro Xavier
Mauro Xavier

  |

Icon Comentário0

O Benfica perdeu por cinco bolas a zero com o Porto, no estádio do Dragão, e nesse sentido, Mauro Xavier, conhecido adepto do Glorioso, no seu artigo de opinião publicado no jornal Record, analisou a partida. O Benfiquista acredita que "nem tudo estava ganho há cinco dias, nem tudo está agora perdido", porém existem cinco erros que os encarnados não podem repetir. 

"1) Há largos meses fui dos primeiros a sugerir ao presidente a necessidade de reavaliar a permanência do treinador. Menos de 48 horas depois, Rui Costa pediu união e confiança aos adeptos, conselho que segui e seguirei até ao final da época. Não obstante, parece existir um consenso em torno do equívoco que foi a renovação prematura de Roger Schmidt. Será sempre pior pagar a indemnização de um contrato desnecessário do que ver um treinador partir por vontade própria", escreveu o Sócio do Benfica, recordando quando 'pediu' a saída de Roger Schmidt e deixando ainda o recado a Rui Costa de que "será sempre pior pagar a indemnização de um contrato desnecessário do que ver um treinador partir por vontade própria". 

"2) Embora o mais importante seja ganhar, sucessivas exibições insatisfatórias exigem reflexão – e não alienar os sócios e iniciar conflitos com a comunicação social. Algumas vitórias de Pirro apenas demonstraram que a tática nunca se pode sobrepor à estratégia, nem o resultadismo à convicção", afirma o Benfiquista. 


"3) Em caso de derrota devem ser os capitães a dar a cara na flash interview. Não se compreende que presidente, treinador e estrutura transmitam mensagens divergentes: quem apela à união dos adeptos tem a obrigação de demonstrar essa coesão internamente", refere Mauro Xavier. 


"4) O projeto desportivo do Benfica não pode estar dependente do treinador A ou B, nem do jogador X ou Y. O Benfica tem de manter um modelo consistente, assente sobre um equilíbrio entre atletas da formação e reforços cirúrgicos", apontou o adepto do Benfica

"5) Rotação não significa invenção. O Benfica tem o melhor plantel de Portugal e deve rodar a equipa para evitar o desgaste físico. É, no entanto, necessário que os jogadores compreendam o modelo de jogo implementado e que a cada jogo não estejam a tentar uma estratégia diferente", concluiu os cinco pontos, deixando a dica a Roger Schmidt, garantindo que "rotação não é invenção".  


Por fim, Mauro Xavier aponta para o final do Campeonato Nacional, recordando a temporada em que o Benfica perdeu por 7-1 com o Sporting, mas terminou a festejar no Marquês de Pombal, em 1986. "Em 1986 o Benfica perdeu por 7-1 com o Sporting. Alguns meses mais tarde, veio-se a sagrar Campeão Nacional. Tal como em 1986/87, uma derrota embaraçosa não tem de ser o fim da época. Se o plantel estiver à altura da massa associativa que o acompanhou no Dragão, ainda tudo é possível. É nos momentos adversos que vemos a fibra dos verdadeiros campeões", disse. 



Futebol

Paulo Bernardo não conseguiu o 39.ª no Benfica, mas venceu o 54.º no Celtic

Médio-centro formado no Seixal sagrou-se Campeão da Escócia, na passada quarta-feira

Paulo Bernardo é campeão na Escócia
Paulo Bernardo é campeão na Escócia

  |

Icon Comentário0

Depois da saída do plantel encarnado no início da temporada, Paulo Bernardo viu-lhe ser negado o sonho de lutar pelo 39.º título do Benfica. Todavia, o médio-centro formado no Seixal sagrou-se Campeão da Escócia ao serviço do Celtic, na quarta-feira, dia 16 maio, ao derrotar o Kilmarnock por 5-0.

O internacional português sub-21 começou o encontro no banco, entrando à passagem do minuto 74, quando o Celtic já vencia por uma mão cheia. Os autores dos golos dos hoops foram: Adam Idah (5'), Daizen Maeda (12'), James Forrest (35') e Matt O’Riley (52', 71').


O Celtic chega assim ao 54.º título da sua história, estando a um título do Rangers, que segue com 55 na sua história. Contudo, nos últimos 13 anos a força dominante da Escócia tem sido o Celtic, que venceu 12 vezes o Campeonato, perdendo apenas para o Rangers em 2021.


Esta temporada, Paulo Bernardo avaliado em 3 milhões de euros – leva 30 encontros realizados pelo Celtic: 20 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões e quatro na Taça da Escócia. Ao todo, o médio formado no Benfica marcou quatro golos e fez três assistências.

Pelo Glorioso, onde o médio fez todo o processo de formação, realizou 26 partidas e registou um passe para golo, 24 destes na temporada 2021/2022. Antes do empréstimo ao Celtic, Paulo Bernardo passou seis meses no Paços de Ferreira, onde fez 13 jogos, dois golos e duas assistências.




Futebol

Alvo de Rui Costa para o plantel do Benfica da próxima temporada é considerado o 'novo Messi'

Atleta é comparado ao grande astro argentino, depois de uma grande temporada

Schjelderup comparado a Lionel Messi
Schjelderup comparado a Lionel Messi

  |

Icon Comentário0

A boa temporada de Andreas Schjelderup no Nordsjaelland, por empréstimo do Benfica, tem valido vários elogios ao jovem avançado norueguês, que deverá voltar às águias na próxima época. Para Flemming Povlsen, antigo internacional dinamarquês que brilhou no Dortmund, o atleta relembra-o bastante de Lionel Messi.

"Para mim, é o Messi da Superliga. Ele pode fazer muitas coisas sozinho. Conduz a bola rapidamente e é o melhor jogador de transição da liga, é a minha opinião. No aspeto de conduzir a bola por muitos metros, sempre com ela junto ao pé, é como Messi", afirmou o antigo ponta-de-lança, em declarações ao Discovery +.


"Os jogadores fazem bem as coisas quando podem e isso é o que importa em relação a um jogador que conseguiu libertar-se, depois de ter experimentado a desilusão e ter sido capaz de perceber que há outros jogadores de qualidade por aí", acrescentou o antigo avançado.


Esta época, ao serviço do Nordsjaelland, Andreas Schjelderupavaliado em 9 milhões de euros – está a realizar excelentes exibições, tendo 10 golos e 10 assistências nos 35 encontros em que participou, num total de 2.420 minutos. Na temporada passada, o extremo esteve ao serviço tanto da equipa principal como da secundária, somando sete embates.

Andreas Schjelderup foi contrato pelo Benfica em janeiro de 2023, com as águias a pagar 9 milhões de euros precisamente ao Nordsjaelland pelo jovem craque. O jovem soma somente três partidas pelas águias, duas na temporada passada e uma nesta campanha, apesar de ter conquistado a Liga Portugal e a Supertaça Cândido Oliveira.



Modalidades

Oficial: Central abandona o Benfica ao fim de três temporadas de águia ao peito

Informação foi adiantada por parte do Clube da Luz, esta terça-feira, dia 16 de maio

Lucas França deixa o Benfica
Lucas França deixa o Benfica

  |

Icon Comentário0

O Benfica informou, esta quinta-feira, dia 16 de maio, que o central Lucas França está de saída da equipa de voleibol. As informações foram adiantadas através do site oficial do Glorioso, sendo que o atleta deixou uma mensagem aos adeptos via declarações realizadas na BTV.

"Nestes últimos três anos da minha vida, pude viver emoções incríveis e não tenho palavras para dizer o quão feliz fui aqui. Agora, parto para um novo desafio na minha vida pessoal", começou por dizer o atleta brasileiro das águias, que sagrou-se tricampeão esta temporada. Posto isto, as águias devem contar com mais saídas do conjunto pentacampeão.


"Assim como tive o vosso apoio, que me acolheram como uma família, agora a minha família precisa do meu apoio. Desejo tudo do melhor para o nosso clube, para vocês e para a nossa família benfiquista", terminou Lucas França, sempre mostrando-se bastante grato ao Benfica e aos adeptos.


Nesta temporada, Lucas França realizou 42 partidas pelo Benfica: 31 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, duas na Taça Ibérica, duas na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. Nos encontros realizados o canarinho apontou uns impressionantes 301 pontos.

Durante a sua passagem no Benfica, que começou no ano de 2021, Lucas França realizou um total de 117 partidas de Manto Sagrado vestido, marcando 812 pontos. Pelo trajeto venceu três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Tudo desmentido! Benfica e Sporting colocam 'pontos nos is' sobre Ousmane Diao
Futebol

Tudo desmentido! Benfica e Sporting colocam 'pontos nos is' sobre Ousmane Diao

 

Icon Comentário0
Tiraram o véu ao atraso da afirmação de Florentino Luís como médio do Benfica
Futebol

Tiraram o véu ao atraso da afirmação de Florentino Luís como médio do Benfica

 

Icon Comentário0
Bruno Lage revela em que jogador do Benfica tinha mais esperanças: "Acreditava muito"
Futebol

Bruno Lage revela em que jogador do Benfica tinha mais esperanças: "Acreditava muito"

 

Icon Comentário0