
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
21 Out 2025 | 17:07 |
O Benfica regressa esta noite, 21 de outubro, aos palcos europeus, onde irá defrontar o FTC-Gren Collect, para a segunda jornada do Grupo E da EHF European League. Apesar da derrota no encontro inicial, Jota González, técnico das águias acredita que a equipa de andebol vai der uma boa resposta no Pavilhão M.º 2 da Luz.
Jota González: "Logicamente, neste regresso à competição europeia, precisamos de ganhar os jogos em casa para poder passar à fase seguinte"
Em declarações aos órgãos oficiais do Clube da Luz, o técnico espanhol assumiu que o FTC é um adversário a ter em conta: "É um rival que tem uma grande equipa. Está num bom momento e, logicamente, neste regresso à competição europeia, precisamos de ganhar os jogos em casa para poder passar à fase seguinte".
Apesar da equipa estar desfalcada, o Benfiquista reconheceu as dificuldades que terá esta noite: "O favorito é o Melsungen, mas depois eu acho que é esta equipa, o FTC-Green Collect, e para nós é fundamental ganhar este jogo, apesar de termos 3 baixas de jogadores canhotos. Isto está a provocar-nos dificuldades, mas é fundamental o apoio dos adeptos para fazermos um bom jogo".
Jota González: "Começámos a temporada a marcar muitos golos, mas na defesa não estávamos bem"
Em relação à sua equipa, o timoneiro espanhol garante que o Benfica tem apresentado alguns aspectos positivos a ter em conta: "Acho que melhorámos bastante na defesa. Começámos a temporada a marcar muitos golos, mas na defesa não estávamos bem. E eu acho que aqui temos de melhorar um pouco em não ter perdas no ataque e continuar com o nível defensivo".
"É uma equipa diferente. O Melsungen é uma das equipas mais importantes no panorama europeu, com jogadores de muitíssimo nível. Este adversário tem bons jogadores, mas é diferente. É outro estilo de jogo, com jogadores distintos, e temos de saber adaptar-nos a cada partida", partilhou algumas observações em relação ao FTC-Green Collect.
Equipa vermelha e branca voltou a ter motivos para sorrir depois de vencer adversário sem muitas dificuldades, assumindo linderança provisória da prova
18 Out 2025 | 14:07 |
Na ressaca da estreia europeu infeliz, o andebol do Benfica sacudiu a poeira ao vencer o Marítimo, por 38-30, na abertura da oitava jornada do campeonato nacional. A partida entre insulares e encarnados decorreu no Funchal, capital da Madeira, na passada sexta-feira, 17 de outubro.
A equipa encarnada, orientada por Jota González, deu assim uma boa resposta depois do encontro na Alemanha, para a EHF European League, onde saíram derrotados por uma diferença de dois golos. Ao mesmo tempo, as águias ganham confiança antes de mais um duelo europeu.
Apesar do triunfo folgado, com uma diferença de oito tentos, os insulares ainda mostraram a sua qualidade e o arranque da partida foi pautado pelo equilíbrio, com o marcador a registar uma igualdade a cinco golos. Contudo, o Benfica deu a volta e foi para o intervalo com uma diferença de quatro, registando uma vantagem de 18 para 14.
No segundo tempo, o Clube da Luz entrou mais forte e chegou a registar uma diferença favorável de 11 golos, com o marcador a assinalar 32-21 para os pupilos de Jota González. Porém, o Marítimo conseguiu reduzir já na reta final e o marcador ficou fixado nos 38-30. Mikita Vailupau foi grande destaque das águias, ao apontar oito golos.
Com este triunfo importante, o Benfica assumiu a liderança do campeonato nacional, mas à condição. Assim, os encarnados ficam a aguardar pelos resultados do Porto, que visita o Vitória de Guimarães, este sábado, 18 de outubro. O Sporting, por sua vez, só entra em campo amanhã, 19 de outubro, numa deslocação à Põvoa de Varzim.
Encarnados ainda igualaram o marcador no segundo tempo, mas dois golos de desvantagem na primeira parte ditaram desaire fora de portas
14 Out 2025 | 19:32 |
A equipa de andebol do Benfica foi a jogo, esta terça-feira, dia 14 de outubro, para medir forças com o Melsungen. Os encarnados perderam por 28-26 e entraram da pior forma na EHF European League, depois de vencerem o Águas Santas.
No oitavo encontro da nova temporada desportiva de 2025/26, a turma de Jota González quis entrar com tudo. O Benfica encontrou um adversário complicado e, fora de portas, não conseguiu impor-se aos alemães. Ao intervalo, as águias perdiam 14-12.
No regresso das cabines, o Benfica, apesar do poderio do Melsungen, conseguiu igualar o placard na última meia hora de jogo. Os germânicos acabaram por vencer, fruto da diferença que já tinham conquistado na primeira parte do encontro.
Com esta derrota - a segunda em oito jogos esta temporada - a equipa de andebol do Benfica soma zero pontos no grupo E da EHF European League. FTC e Melsungen (dois) e Karlskrona (zero) são as restantes equipas.
Agora, a equipa de andebol do Benfica volta a centrar atenções no Campeonato Placard. O duelo da oitava jornada da fase regular, que será disputado frente ao Marítimo, está agendado para a próxima sexta-feira, dia 17 de outubro, às 18h00, na Madeira.
Segundo informações obtuidas pelo nosso jornal, estrutura vermelha e branca está disposta a fazer o que for necessário para segurar atleta
14 Out 2025 | 13:38 |
Gustavo Capdeville é para manter no Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal garante que os responsáveis vermelhos e brancos, com Rui Costa à cabeça, pretendem segurar o internacional português, cujo contrato termina no final da presente temporada. O guardião é uma das peças mais importes do plantel de andebol, como se comprovou no último duelo.
“O Gustavo Capdeville é um internacional português e um dos bons guarda-redes da nossa modalidade. O processo de renovação está bem encaminhado, mas há interesse de alguns clubes internacionais e o Benfica tem de dar à perna”, revelou ao Glorioso 1904 uma fonte próxima do processo.
Ao dia de hoje, Gustavo Capdeville discute a titularidade da baliza do andebol do Benfica com Rangel da Rosa, internacional brasileiro de grande qualidade. Os dois guardiões garantem um nível bastante elevado e dão boas dores de cabeça a Jota González, complicando a missão do técnico.
Além do percurso sólido no Clube da Luz, Gustavo Capdeville é presença habitual na Seleção Nacional, tendo representado Portugal em vários campeonatos europeus e mundiais. As suas exibições na baliza das Quinas têm sido decisivas e valeram-lhe o reconhecimento internacional dos seus pares.
Com o Manto Sagrado, Gustavo Capdeville leva 275 encontros, sendo uma das grandes figuras do andebol do Benfica. Ao longo das várias temporadas ao serviço do Benfica, o internacional português conquistou quatro títulos: uma EHF European League (2021/22), uma Taça de Portugal (2015/16) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2016 e 2022).