Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Após Nacional - Benfica, registo de jogador acentua influência de José Mourinho

Imprensa revela novas estatísticas que mostram importância que treinador português tem tido na evolução e rendimento do craque encarnado

José Mourinho ainda não mudou por completo o Benfica, mas frente ao Nacional notou-se mudanças num dos jogadores. Fotografia: SL Benfica
José Mourinho ainda não mudou por completo o Benfica, mas frente ao Nacional notou-se mudanças num dos jogadores. Fotografia: SL Benfica

01 Dez 2025 | 10:31 |

Icon Comentário0

O impacto de José Mourinho tarda em aparecer, mas há um jogador que ‘explodiu’ sob o seu comando. Vangelis Pavlidis, homem-golo do Benfica, tem vivido uma excelente fase da temporada, que, curiosamente, coincide com a chegada do Special One ao comando técnico dos encarnados.


O camisola 14 voltou a ser decisivo ao apontar o golo da vitória do Clube da Luz diante do Nacional, no último sábado, 29 de novembro, e já leva 16 golos em 25 encontros disputados na presente temporada, em todas as competições oficiais.


No entanto, antes da chegada de José Mourinho, Pavlidis tinha apenas um modesto registo de quatro finalizações. Depois de o português assumir o comando técnico, a 18 de setembro, o internacional grego ‘explodiu’, chegando aos 12 disparos certeiros, superando assim a marca que tinha no mesmo período do ano passado.


Em comparação com a época passada, quando Pavlidis apenas se afirmou no início de 2025, a média de golos por jogo subiu de forma considerável debaixo do olhar atento de José Mourinho. Com o Special One, o avançado do Benfica tem um registo de 0,73 golos por encontro, muito acima dos 0,57 que tinha em 2024/25, sob a orientação de Bruno Lage.

Caso se mantenha nesta forma, segundo as contas do jornal Record, o grego facilmente ultrapassará a marca dos 30 golos de 2024/25. Na presente temporada, Pavlidis — avaliado em 35 milhões de euros — já leva 25 jogos oficiais nas pernas. Nos 2.021 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado registou 16 golos e duas assistências.



Futebol

A pensar no Benfica - Sporting, Prestianni tem novo objetivo em mente

Internacional argentino voltou a mostrar que é uma mais-valia para José Mourinho e encontro com leões pode ser importante para o atleta

A pensar no Benfica - Sporting, Gianluca Prestianni tem um novo objetivo depois do impacto frente ao Nacional. Fotografia: Gianluca Prestianni | Instagram
A pensar no Benfica - Sporting, Gianluca Prestianni tem um novo objetivo depois do impacto frente ao Nacional. Fotografia: Gianluca Prestianni | Instagram

01 Dez 2025 | 09:39 |

Icon Comentário0

Gianluca Prestianni quer afirmar-se de vez no Benfica. Depois do golo que apontou frente ao Nacional, que conduziu o Clube da Luz a uma vitória nos descontos, o jovem argentino sente que está preparado para somar mais minutos de jogo e o objetivo passa por ajudar a equipa encarnada já no dérbi frente ao Sporting.


A completar quase dois anos de águia ao peito — chegou no mercado de inverno de 2024, quando completou 18 anos — o camisola 25 viveu o momento mais alto da sua passagem pela Luz no último sábado, 29 de novembro, quando ajudou os encarnados na Choupana. O golo apontado ao Nacional pode ser um ponto de viragem para Prestianni.


Depois de ter realizado um Campeonato do Mundo de sub-20 de alto nível, o argentino foi logo lançado como titular no regresso ao Benfica — vitória frente ao Arouca por 5-0 —, onde o seu impacto foi sentido. Nas partidas seguintes, Prestianni caiu de forma, o que fez com que perdesse o seu espaço, mas o duelo na Choupana pode ter reacendido a crença de Mourinho no atleta.


Lançado pelo Special One no decorrer da partida, o argentino lutou até ao último segundo para virar o resultado, depois de as águias estarem a perder desde o minuto 60. No final da partida, Prestianni, tal como Andreas Schjelderup, foi destacado pelo trabalho que teve.

Gianluca Prestianni — atualmente avaliado em 8 milhões de euros — procura a sua afirmação no plantel do Benfica. Na presente temporada, o camisola 25 já realizou 15 partidas oficiais com o Manto Sagrado. Nos 431 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou dois golos e uma assistência.



Futebol

José Mourinho recorreu a dupla do Benfica para passar mensagem ao plantel

Com o dérbi no horizonte, treinador português fez questão de felicitar crença e dedicação que jogadores tiveram no relvado na última semana

No final de uma aemana de peso, José Mourinho passou uma mensagem de crença ao plantel e recorreu ao exemplo de dupla do Benfica
No final de uma aemana de peso, José Mourinho passou uma mensagem de crença ao plantel e recorreu ao exemplo de dupla do Benfica

01 Dez 2025 | 09:09 |

Icon Comentário0

José Mourinho acredita que a partida frente ao Nacional pode ter sido um ponto de viragem. O treinador português não escondeu a euforia no final do encontro e, já no balneário, felicitou a dedicação e o trabalho que os jogadores do Benfica tiveram em campo, dando Gianluca Prestianni e Andreas Schjelderup como exemplos de crença até ao último minuto.


Se a festa no relvado da Choupana foi bastante visível, com José Mourinho a proferir “isto é o Benfica”, o bom ambiente continuou fora das câmaras, com o Special One, ao lado de Rui Costa, a felicitarem o trabalho dos atletas encarnados. Além disso, pelo que o jornal Record adianta esta segunda-feira, 1 de dezembro, o setubalense vincou novamente que conta com todos os atletas, incluindo aqueles que não somaram minutos.


Acima de tudo, José Mourinho destacou ainda a crença de Gianluca Prestianni e de Andreas Schjelderup, por terem lutado por um resultado melhor até ao último segundo do encontro. O argentino e o norueguês foram lançados no decorrer da partida e fizeram a diferença: o camisola 25 fez o empate e o extremo assistiu para o golo da vitória de Pavlidis.


Porém, mais do que os três pontos conquistados num reduto tão complicado como o da Choupana, as águias regressam ao continente de alma renovada, acreditando que pode ser um ponto de viragem, numa altura em que o Benfica tem pela frente dois duelos muito importantes: o dérbi com o Sporting (5/12) e a receção ao Nápoles (10/12).

A vitória frente ao Nacional permitiu ao Benfica respirar de alívio e terminar mais uma semana complicada a nível desportivo. Depois de um dia de folga, é altura de regressar aos trabalhos, e a confiança está alta no arranque da preparação do embate com o conjunto leonino, esta sexta-feira, no Estádio da Luz.



Futebol

Espanhóis comparam craque do Benfica a Cristiano Ronaldo

Imprensa internacional vai mais longe e antecipa uma promoção a curto prazo, lembrando o perfil do atual técnico das águias, José Mourinho

Prestação do jovem talento do Benfica não passou despercebida à imprensa estrangeira que o compara a Cristiano Ronaldo
Prestação do jovem talento do Benfica não passou despercebida à imprensa estrangeira que o compara a Cristiano Ronaldo

30 Nov 2025 | 22:20 |

Icon Comentário0

Portugal sagrou-se recentemente campeão do Mundo de Sub-17 pela primeira vez na sua história. Os holofotes internacionais estão virados para o herói da final: Anísio Cabral. A prestação do jovem talento do Benfica não passou despercebida à imprensa estrangeira, com o jornal espanhol 'As' a destacar a qualidade do jogador, referindo-se ao atleta como 'outro Ronaldo'.


Na final disputada no Qatar, foi dos pés de Anísio Cabral que saiu o momento decisivo. O avançado de 17 anos marcou o único golo da partida aos 32 minutos, num lance de classe que selou a vitória por 1-0 contra a Áustria. Este golo não só garantiu o troféu para Portugal como coroou uma campanha de sonho para o jovem, que se afirmou como uma das maiores promessas do torneio.


Ainda nas páginas do As, as comparações sobem de tom, elevando o estatuto do jovem encarnado. “O ‘outro Ronaldo’ precisa de pouco para causar estragos. Tem em Cristiano Ronaldo e no ‘Fenómeno’ Ronaldo Nazário as suas referências. Do primeiro, além da nacionalidade, partilha a mentalidade e o gene competitivo; e, do segundo, a sua explosividade e facilidade em ver a baliza.”


O artigo termina com um jogo de palavras com o nome Cabral: “A ‘cabra’, expressão utilizada para descrever ‘o melhor’, no Qatar foi Cabral. Parecia que se tinha apagado do jogo. Até então, a sua ação mais clara fora um remate que seguiu para as nuvens. O resto, nada mais irreverente. Após um passe de morte de Mide, inaugurou o marcador para este não voltar a mexer-se mais”.

O jornal vai mais longe e antecipa uma promoção a curto prazo, lembrando o perfil do atual técnico das águias: “Não seria estranho que, em breve, começasse a ter alguma oportunidade daquele que um dia foi treinador do Real Madrid”, conclui o Mundo Deportivo, sugerindo que a estreia de Anísio sob o comando de José Mourinho pode estar para breve.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Goleador sai em lágrimas e deve falhar Juventus - Benfica: "Lesionei-me, lesionei-me..."
Futebol

Goleador sai em lágrimas e deve falhar Juventus - Benfica: "Lesionei-me, lesionei-me..."

30 Nov 2025 | 18:40

Icon Comentário0
Otamendi 'borrou' pintura no Nacional - Benfica e há quem vise o capitão: "Erros infantis"
Futebol

Otamendi 'borrou' pintura no Nacional - Benfica e há quem vise o capitão: "Erros infantis"

30 Nov 2025 | 17:46

Icon Comentário0
Benfica empata (2-2) e pode cair para zona de descida no final da jornada
Futebol

Benfica empata (2-2) e pode cair para zona de descida no final da jornada

30 Nov 2025 | 17:26

Icon Comentário0