Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2026 | 10:58 |
Gonçalo Guedes assumiu o papel de protagonista no vibrante Real Sociedad - Barcelona. O ex Benfica - que se tem destacado em Espanha - fez uma assistência e apontou o golo que selou a vitória dos bascos (2-1), na partida que contou para a 20.ª jornada do campeonato espanhol. A equipa de San Sebastián soma assim mais três pontos preciosos e bem merecidos, fazendo tropeçar o atual líder da tabela.
Aos 32 minutos, Gonçalo Guedes cruzou para o segundo poste, onde apareceu Oyarzabal a rematar de primeira para o tento que fez a diferença ao intervalo. No entanto, houve um momento de destaque antes do descanso, com um penálti a favor do Barcelona a ser revertido por fora de jogo.
Depois do empate feito por Marcus Rashford aos 70', que contou com uma assistência impressionante de Yamal, o Real Sociedad voltou à liderança no marcador, apenas 60 segundos depois. O extremo formado no Benfica passou de assistente a marcador, finalizando um cruzamento de Carlos Soler para o fundo das redes.
Com este desfecho no Real Sociedad – Atlético Madrid, a turma basca ocupa agora o 9.º posto da tabela classificativa, somando 24 pontos. O conjunto orientado por Imanol Alguacil volta a entrar em campo no próximo dia 25 de janeiro, tendo encontro marcado diante do Celta de Vigo, em casa.
Nesta temporada, com a camisola da Real Sociedad, Gonçalo Guedes – avaliado em 6 milhões de euros – realizou 23 jogos: 20 na La Liga e três na Copa del Rey. Nos 1.215 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou cinco golos e fez três assistências.
Contra todas previsões, antigo internacional português tem dado uma resposta muito positiva, o que agrada bastante ao staff liderado por Mourinho
19 Jan 2026 | 10:34 |
Bruma superou e continua a superar todas as expectativas, até as mais otimistas. Depois de ter sido a grande surpresa nos convocados para o embate com o Rio Ave, o extremo do Benfica constou na ficha de jogo, um claro sinal de que em breve será uma opção para José Mourinho.
Segundo adiantou o jornal Record, os encarnados estão muito perto de terem mais um reforço de inverno, com o futebolista de 31 anos a superar todos os cenários colocados em cima da mesa. Assim, quase seis meses depois de ter sofrido uma rotura do tendão de Aquiles, o português deve somar os primeiros minutos da temporada muito em breve.
O regresso do camisola 27 é uma excelente notícia para José Mourinho, que tem vindo a desesperar pelas constantes lesões que têm assolado o plantel encarnado e, ao mesmo tempo, pelo facto de o Clube da Luz estar com dificuldades em assegurar novas contratações.
Feitas as contas, depois de Sidny Cabral, que foi contratado ao Estrela da Amadora ainda antes da abertura oficial do mercado de inverno, Bruma é visto como o segundo 'reforço' de janeiro, pronto para dar o seu contributo nos próximos compromissos do Benfica, que tem a Liga dos Campeões e o Campeonato em jogo.
Bruma chegou ao Benfica em janeiro de 2025, oriundo do Braga, a troco de 6 milhões de euros. Na segunda metade da temporada passada, o extremo realizou 14 encontros com o Manto Sagrado antes de se lesionar com gravidade, tendo marcado um golo e feito duas assistências.
Imprensa aponta que encarnados querem cumprir um prazo a respeito do negócio pelo internacional português, desejado por José Mourinho
19 Jan 2026 | 10:15 |
O Benfica pretende fechar o dossiê de Rafa Silva muito em breve. Pelo que foi apurado, a Direção encarnada, liderada por Rui Costa, quer dar como terminada, até ao final da presente semana, a contratação do internacional português, que quer deixar o Besiktas.
Segundo escreveu o jornal Record, na edição desta segunda-feira, 19 de janeiro, o Clube da Luz quer contar com Rafa Silva o mais rapidamente possível, a fim de o avançado de 32 anos integrar as opções de José Mourinho para os próximos duelos das águias. Além disso, tanto o Glorioso como o atleta já acordaram os termos do contrato.
Assim, falta apenas ao Benfica fechar as negociações com o Besiktas, o que tem sido o principal problema para a SAD encarnada. A mesma fonte explica que o Clube da Luz está disponível para pagar cerca de 5 milhões de euros pelo atleta, contudo, os turcos pretendem um encaixe a rondar os 7 milhões de euros.
Porém, as exigências não ficam por aqui. Em cima do valor fixo a pagar pelos encarnados, as águias negras querem que o Benfica reembolse o emblema de Istambul nos três meses de salário que pagou por Rafa Silva, coincidindo com o período em que o atleta se recusou a jogar.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Em Vila do Conde, no encontro frente à equipa da casa, norueguês voltou às origens a jogar a médio centro e mostrou a sua influência com um novo registo
19 Jan 2026 | 09:47 |
De volta às origens ao jogar a médio-centro na vitória frente ao Rio Ave (2-0) - onde outro médio das águias teve destaque - , Aursnes comandou as operações do Benfica e esteve tão envolvido no jogo que bateu mesmo recordes relativos à sua passagem pelas águias. Com uma taxa de eficácia de 91,9%, o norueguês, de 30 anos, registou o máximo de passes (109) e passes certos (100), numa análise que engloba os jogos de Liga dos Campeões e campeonato.
O camisola 8 dos encarnados só por duas vezes tinha registado mais de 100 passes, ambas na primeira temporada de águia ao peito, em 2022/23, com Roger Schmidt no comando técnico: fez 104 entregas (e 96 certas) no triunfo por 2-0, diante do Famalicão, e 100 (94 certas) também frente ao Rio Ave, numa vitória por 4-2. Em ambos os desafios, à imagem do que aconteceu no sábado, Aursnes atuou como médio centro.
Para se ter noção da dimensão deste número, apenas Enzo Barrenechea, diante do Santa Clara, registou mais passes. Fez 151 distribuições (e 143 certas). Perante este contexto, Aursnes também registou no sábado o máximo de passes para o último terço na presente temporada (16), tendo feito 67 distribuições no meio-campo adversário. Mais em 2025/26 só diante do Nacional (76).
A nível defensivo, o nórdico também encheu o campo ao realizar 10 recuperações. É um novo máximo esta época e, pelo Benfica, só por duas vezes registou um número mais alto: 12 no triunfo por 3-1 frente ao Boavista, em 2022/23, e 15 na vitória no reduto do Salzburgo, por 3-1, em 2023/24.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes – avaliado em 17 milhões de euros – é um dos titulares indiscutíveis do Clube da Luz. Ao todo, o médio já realizou 35 partidas oficiais, entre provas nacionais e Liga dos Campeões. Nos 2.988 minutos que esteve em campo, registou quatro golos e seis assistências.
Rui Costa bate com o martelo e Benfica vai avançar por futebolista uruguaio
19 Jan 2026 | 09:14