Modalidades
Treinador do Benfica quer resposta positiva na Liga dos Campeões: "É muito complicado"
15 Out 2025 | 09:45
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
02 Jul 2025 | 12:05 |
Depois de conduzir o Benfica ao tetracampeonato nacional de basquetebol, ao derrotar o Porto na final da Liga Betclic, Norberto Alves foi condecorado com o Record de Ouro pela temporada de sucesso que teve. Em declarações ao jornal em causa, o técnico assumiu que esta foi uma época muito complicada.
Norberto Alves: “As equipas que treino querem que venha treinar para ganhar”
Numa extensa entrevista, concedida ao jornal Record, o timoneiro dos tetracampeões nacionais falou de vários temas, desde o seu início de carreira, à época atual. Norberto Alves começou por afirmar que nunca imaginou chegar onde está atualmente: “No início da minha carreira nem pensava treinar alta competição. Estudei educação física, comecei a ser treinador de basquetebol de jovens em Coimbra, na minha terra natal, aos 19 anos, no Olivais”.
Devido ao enorme sucesso e currículo, onde também consta um bicampeonato enquanto treinador da Oliveirense, o timoneiro do Benfica afirmou que, nos dias de hoje, a exigência é sempre máxima: “Sei onde estou e sei que hoje em dia as equipas que treino querem que venha treinar para ganhar. Ninguém precisa de dizer-me isso. Gosto muito de ensinar o jogo”.
De seguida, o timoneiro das águias apontou a importância de jogar sempre primeiro em casa na altura da fase a eliminar do Campeonato Nacional: “Tivemos o factor-casa nos playoffs. sentíamos que as outras equipas, nomeadamente o Porto, estava muito forte, e ter a possibilidade de jogar primeiro em casa numa final era muito importante”.
Numa temporada marcada por muitas lesões, Norberto Alves apontou que houve momentos difíceis, o que levou ao surgimento de dúvidas em relação ao título: “Esse aspecto foi a grande vitória que tivemos, antes da vitória final. Apesar dessas dificuldades, apesar de no início do treino termos metade do plantel e metade na enfermaria, conseguimos recuperar praticamente toda a equipa um mês de começar os playoffs”.
Norberto Alves: “Foi difícil ir para alguns momentos da época, como a Taça de Portugal”
Por fim, Norberto Alves voltou a frisar algumas das dificuldades que encontrou ao longo da época: “É difícil, como é evidente, foi muito difícil. E o problema é que não foi apenas um treino. Foram muitos treinos. E foi difícil ir para alguns momentos da época, como a Taça de Portugal”.
Èquipa encarnada entrou em ação, esta terça-feira à noite, 21 de outubro, para embate referente à terceira jornada da prova europeia de basquetebol
21 Out 2025 | 21:03 |
Na noite desta terça-feira, a equipa de basquetebol do Benfica voltou a entrar em ação, para mais uma ronda da Liga dos Campeões. A jogar fora de portas, as águias viajaram até França, onde defrontaram o Le Mans Basket. Ao fim de quatro períodos de tempo, o marcador registou um resultado de 89-69, favorável aos anfitriões.
Depois de dois desaires nos encontros inciais, sendo que o último em casa, a formação de Norberto Alves procura assim o seu primeiro triunfo nas provas europeias. Frente ao Le Mans e sem qualquer baixa de peso, o timoneiro das águias voltou a apostar no seu cinco inicial: Justice Sueing, Makram Ben Romdhane, Aleksander Dziewa, Koby McEwen e Geno Crandall.
A tentar quebrar a tendência que tem marcado os encontros anteriores, o Benfica entrou melhor no encontro, França, acabando por assumir o favoritismo no primeiro primeiro quarto de hora da partida. No final do primeiro período, as águias iam vencendo por 24-21.
No entanto, a equipa de Norrberto Alves não conseguiu dar continuidade ao bom arranque da partida e no segundo tempo acabou por der perder a vantagem que tinha. Ao intervalo, o Benfica perdia por 45-42, depois de perder o segundo parcial por 24-19.
No terceiro parcial, a equipa de Norberto Alves não conseguiu recuperar do choque que teve durante o segundo tempo e ficou aquém do esperado. No terceiro quarto de hora, o Le Mans venceu por 17-8, aumentando a vantagem no marcador para 62-49. No quarto e último parcial, o Clube da Luz não conseguiu acompanhar os franceses, que conseguiram aumentar ainda mais a vantagem. O resultado final ficou em 89-69 para o Le Mans Basket.
Na tarde deste sábado, 18 de outubro, formação vermelha ebranca regressou aos triunfos depois de um desaire no decorrer da semana
18 Out 2025 | 18:48 |
De regresso às competições nacionais, o basquetebol do Benfica recebeu nesta tarde de sábado, 18 de outubro, o Imortal, partida a contar para a terceira jornada da primeira fase da Liga Betclic. O resultado ficou em 98-57. a favor dos vermelhos e brancos.
Depois de somar mais um desaire nas competições europeias, o Clube da Luz esteve mais do que decidido em dar a volta por cima e dar uma resposta imediata no encontro seguinte, ou seja, na partida de hoje. Frente ao Imortal, Norberto Alves apostou no eguinte quinteto encarnado: Temidayo Yussuf, José Silva, Geno Crandall, Aleksander Dziewa e Koby McEwen.
Os comandados de Norberto Alves não deram hipóteses e o fator casa acabou por influenciar a entrada mais dominadoras das águias. No fim do primeiro quarto de tempo, o Benfica foi para o descanso a vencer por 25-18, contando com algum conforto pontual.
No segundo tempo, antes do intervalo, os vermelhos e brancos voltaram a controloar o encontro e não deram hipóteses de retaliação da parte do imortal. No parcial n.º 2, as águias venceram por 21-10, indo para o descanso a vencer por 56-28. No terceiro quarto de hora, o adversário reagiu e tentou reduzir a desvantagem no marcador. Os forasteiros venceram o período por 19-13.
No quarto e último parcial, as águias não deram hipóteses, vencendo por 29-10. Com este triunfo mais do que categórico, a equipa de Norberto Alves recupera a liderança da Liga Betclic, somando 6 pontos. O próximo duelo estágendado para a próxima terça-feira, 21 de outubro, com nova deslocação a contar para a Liga dos Campeões, onde o Benfica vai defrontar o Le Mans Basket.
Numa partida disputada na Luz, encarnados ainda tentaram igualar o encontro no segundo tempo, mas poderio adversário foi mais forte
15 Out 2025 | 22:34 |
A equipa de basquetebol do Benfica foi a jogo, esta quarta-feira, dia 15 de outubro, para medir forças com o Spartak Subotica, no Pavilhão Fidelidade. Os encarnados perderam por 74-90 e somaram mais uma derrota na Liga dos Campeões, depois de atropelarem o Sporting no campeonato.
Na primeira parte do encontro, turma de Norberto Alves tentou equilibrar a partida contra a formação sérvia, mas a diferença entre as equipas foi evidente. Ao intervalo, os encarnados perdiam por 13 pontos, depois dos parciais 18-23 e 17-25.
No regresso das cabines, o Benfica conseguiu equilibrar forças, com apoio dos adeptos encarnados. O terceiro período terminou 24-24, mas os sérvios voltaram a vencer nos últimos 10 minutos de jogo, fixando o resultado final em 74-90.
Com esta derrota - a segunda em quatro jogos oficiais na nova temporada - a equipa de basquetebol do Benfica soma dois pontos na Liga dos Campeões. Gran Canaria, Spartak Subotica (quatro) e Le Mans (dois) são as restantes equipas do grupo H.
Agora, a equipa de basquetebol do Benfica volta à quadra para disputar a terceira jornada da Liga Betclic. As águias têm encontro marcado com Imortal. A partida, que se vai disputar no Pavilhão Fidelidade, está marcada para o próximo sábado, dia 18 de outubro, pelas 17h00.
Treinador do Benfica quer resposta positiva na Liga dos Campeões: "É muito complicado"
15 Out 2025 | 09:45
Benfica foi a casa do Sporting e atropelou rival eterno com uma tareia descomunal
12 Out 2025 | 17:35
Resigando como desaire, técnico do Benfica pede melhorias: "Entrámos..."
08 Out 2025 | 12:57