Modalidades
Benfica começa 2026 com um susto dos grandes mas sorri no Campeonato
03 Jan 2026 | 17:05
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
21 Dez 2025 | 17:18 |
A equipa de basquetebol do Benfica conquistou este domingo, 21 de dezembro, a Supertaça Mário Saldanha, ao derrotar o Porto por 91-65. A partida entre águias e dragões decorreu no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia.
Aaron Broussard, Justice Sueing, Geno Crandall, Aleksander Dziewa e Makram Ben Romdhane foram as apostas iniciais apresentadas por Norberto Alves. O triunfo dilatado diante dos dragões permitiu ao Clube da Luz deixar para trás a eliminação da Taça de Portugal, frente ao Braga, bem como o adeus à Liga dos Campeões de basquetebol.
Apesar de se tratar de um rival direto na conquista dos títulos nacionais, a verdade é que o Benfica nunca perdeu o controlo do encontro desde o minuto inicial, assumindo a liderança sem dar margem de manobra aos dragões. No final do primeiro quarto, as águias já venciam por 31-18.
No segundo quarto, o Porto entrou mais eficaz, mas, com o passar dos minutos, o Benfica voltou a gerir as despesas do encontro e continuou a cimentar a sua vantagem, indo para o intervalo a liderar por 46-36. No terceiro quarto, os pupilos de Norberto Alves puxaram dos galões e terminaram o parcial com uma diferença de 20 pontos (68-48).
No último parcial, o Clube da Luz continuou sem facilitar e impôs mais uma derrota ao rival direto, ao vencer por 91-65. O Benfica festeja, assim, a conquista da Supertaça Mário Saldanha, levantando o primeiro troféu da temporada de basquetebol. O próximo compromisso do Glorioso está agendado para o dia 28 de dezembro, na visita ao reduto do Braga.
Encarnados realizaram exibição confortável e continuam no primeiro lugar, aumentando a distância para os rivais e mantendo o foco para o próximo jogo
15 Jan 2026 | 11:05 |
No Pavilhão Fidelidade, o basquetebol do Benfica, na passada quarta-feira, triunfou sobre o Galitos, por 107-85, em jogo relativo à oitava jornada da Liga Betclic, que estava em atraso. Os encarnados terminam, assim, a primeira volta de forma perfeita, registando apenas triunfos nos encontros disputados.
Este jogo marcava o reencontro entre Ivan Almeida, que representou as águias durante largos anos e, recentemente, assinou pelo Galitos, e o Benfica, tetracampeão nacional em título. As águias dominaram a partida do início ao fim e somaram mais dois importantes pontos na competição interna.
No capítulo individual, Aleksander Dziewa foi o melhor marcador pelo Benfica, com 19 pontos. José Silva (18 pontos), Makram Ben Romdhane (15), Aaron Broussard (10), Koby Mcewen (10) e Temidayo Yussuf (10) também estiveram em bom nível. Do lado do Galitos, Quentin Diboundje (20 pontos), Brayden Carter (14) e Ivan Almeida (12), também se destacaram.
Com esta vitória – a 15.ª em 21 jogos na presente temporada –, o basquetebol do Benfica segue na liderança da Liga Betclic. A turma de Norberto Alves - com quem Rui Costa quer renovar - soma 22 pontos em 11 encontros. O Sporting é segundo (20 pontos em 11 jogos), a Ovarense em terceiro (19 pontos em 11 partidas) e a Oliveirense em quarto (18 pontos em 11 encontros).
O Benfica tem agora encontro agendado com a Oliveirense no dia 24 de janeiro, às 19h00, em Oliveira de Azeméis. A partida diz respeito à 12.ª jornada do Campeonato Nacional e apenas a vitória interessa aos encarnados.
Turma vermelha e branca esteve inspirada durante todo o encontro e fechou mais uma exibição de grande nível nas competições nacionais
10 Jan 2026 | 20:15 |
No final da tarde deste sábado, 10 de janeiro, a equipa de basquetebol do Benfica protagonizou um autêntico 'passeio' na visita ao reduto do Vasco da Gama. Em partida a contar para a 11.ª jornada da fase regular da Liga Betclic, os encarnados venceram de forma expressiva por 118-70.
Aaron Broussard, Temidayo Yussuf, Geno Crandall, Makram Ben Romdhane e Diogo Gameiro formaram o cinco inicial escolhido por Norberto Alves, que contou ainda, a partir do banco, com Eduardo Francisco, José Silva, Aleksander Dziewa, Koby McEwen e Jhonathan Andrade.
No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o Benfica entrou algo titubeante, revelando algumas dificuldades em travar os primeiros ataques do Vasco da Gama. Ainda assim, após assentar o jogo, as águias fecharam o primeiro período na frente, com um parcial de 26-20.
No segundo quarto, o Clube da Luz assumiu por completo o controlo da partida e não concedeu qualquer hipótese de reação ao adversário, chegando ao intervalo com uma vantagem confortável de 62-30. No terceiro período, o domínio encarnado manteve-se evidente, com o Benfica a ampliar a diferença e a fechar o parcial com uma vantagem de 32 pontos.
No quarto e último período, a formação vermelha e branca continuou sem facilitar e confirmou a superioridade, fixando o resultado final em 118-70. Com este triunfo, a equipa de Norberto Alves — que havia vencido o Esgueira na jornada anterior — sobe à liderança da Liga Betclic, com 20 pontos, ainda com um jogo em atraso.
Na última madrugada, o antigo poste do Benfica foi titular na equipa dos Celtics, onde teve a oportunidade de comprovar a evolução que tem demonstrado
08 Jan 2026 | 12:58 |
Neemias Queta somou mais um capítulo histórico na NBA. Na última madrugada, o basquetebolista, que fez a sua formação no Benfica, assinou uma exibição irrepreensível, na qual alcançou um feito inédito na liga norte-americana de basquetebol. A noite acabou por ser agridoce, uma vez que os Celtics saíram derrotados por 114-110.
A cumprir a segunda temporada ao serviço do emblema de Boston, o internacional português tem sido uma aposta cada vez mais segura e, frente aos Nuggets, registou um total de 20 ressaltos (10 ofensivos e 10 defensivos), uma marca nunca antes alcançada na NBA desde o seu formato atual, implementado em 1989.
Para tornar o feito ainda mais impressionante, Neemias Queta atingiu este registo histórico em menos de 25 minutos de jogo. Além dos 20 ressaltos, o antigo poste do Benfica somou ainda seis pontos, sendo que um dos cestos surgiu numa jogada de insistência que levou o banco dos Celtics à loucura.
Numa partida marcada por 26 trocas de liderança entre Nuggets e Celtics, ambas as equipas apresentaram ausências de peso. Do lado da formação de Boston, a equipa orientada por Joe Mazzulla — que elogiou Queta — não contou com Jayson Tatum. Já nos Nuggets, Nikola Jokic também esteve ausente.
No capítulo das estatísticas, o MVP do encontro foi Peyton Watson que, com 30 pontos e seis ressaltos, conduziu os Nuggets a uma vitória importante. Do lado dos Celtics, o jogador mais inconformado foi Jaylen Brown, que terminou com 33 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.