Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Voleibol

BENFICA CILINDRA ADVERSÁRIO E AGORA TORCE PELO SPORTING

Águias triunfaram e agora esperam que o eterno rival faça a sua parte

Glorioso 1904
Glorioso 1904

08 Dez 2022 | 14:26 |

Icon Comentário0

A equipa de voleibol do Benfica triunfou, esta quinta-feira, 8 de dezembro, na receção ao Viana. Em jogo a contar para a 13.ª (e última) jornada da 1.ª fase da Liga UNA Seguros, as águias confirmaram o favoritismo, vencendo pelos parciais de 25-17, 25-18 e 25-21.


https://twitter.com/modalidadesslb/status/1600871151256977409?s=61&t=9EVWUKgN6NyeFmkZyFCB5g


A equipa de Marcel Matz, que já estava qualificada para a 2.ª fase do Campeonato, independentemente do resultado deste jogo, entrou bem na quadra, apesar de os primeiros pontos até terem sido conquistados pela equipa do Viana.


Ainda assim, a formação encarnada foi conseguindo sempre empatar ou superiorizar-se no decorrer do primeiro set, acabando por vencer. No segundo parcial, as águias e a equipa do Norte do país jogaram de forma mais equilibrada e o desafio foi-se mantendo empatado, até ao momento em que o Glorioso se destacou no marcador, conquistando, mais uma vez, o set.

Com 2-0 no marcador, o terceiro set foi mais disputado, com o Viana na frente em diversas ocasiões. No entanto, o Benfica acabou por vencer o parcial por 25-21.


As águias já se encontravam qualificadas para a fase seguinte da competição e estão, neste momento, à espera que a última jornada da 1.ª fase termine. O Benfica, à condição, é segundo, com 33 pontos, ficando à espera do resultado entre o Esmoriz (30 pontos) e o Sporting (23). A Fonte do Bastardo vai ser primeira, uma vez que soma 35 pontos.

A segunda fase do Campeonato Nacional reunirá os oito primeiros classificados, que disputarão entre si as quatro vagas que darão acesso ao play-off de apuramento do campeão nacional.

Na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro, a formação de Marcel Matz vai jogar frente ao Roeselare, pelas 19h30, numa partida que diz respeito à Liga dos Campeões, onde o Glorioso pertence ao Grupo C da competição, com dois pontos, os mesmos que os do rival da Bélgica.


Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa já decidiu e Campeão pelo Benfica vai sair

Atleta brasileiro não vai renovar vínculo e deixa as águias no final da temporada após decisão da estrutura do Clube da Luz

Exclusivo Glorioso 1904 - Japa, atleta do voleibol do Benfica, está de saída do Clube da Luz no final da temporada
Exclusivo Glorioso 1904 - Japa, atleta do voleibol do Benfica, está de saída do Clube da Luz no final da temporada

08 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Japa não vai renovar contrato com o Benfica e está de saída do voleibol encarnado, que somou importante triunfo europeu na presente semana. A informação foi apurada em Exclusivo pelo Glorioso 1904, confirmando o fim da ligação. A direção liderada por Rui Costa já tomou a decisão definitiva sobre o futuro do atleta, preparando a despedida do zona 4 no término desta época desportiva.


Rui Costa dita fim de percurso dourado nas águias


Aos 35 anos, a estrutura do Benfica entende que o tempo do jogador na Luz chegou ao fim. Como adianta o Glorioso 1904, os responsáveis consideram necessário encontrar um sucessor à altura. A idade avançada pesou na balança, ditando o desfecho deste ciclo vitorioso nas modalidades de pavilhão.


Marcel Matz impediu a saída em 2024, segurando o craque no plantel. O atleta acabou por prolongar o vínculo nessa altura, fruto da confiança do técnico. Contudo, para Rui Costa, o cenário atual é diferente e a continuidade já não se justifica, encerrando-se um capítulo importante na carreira do brasileiro.

Japa é lenda do voleibol do Benfica


Os maus resultados exigem uma reestruturação profunda, algo que preocupa Rui Costa. As contratações recentes não têm sido acertadas e o desempenho coletivo sofreu. O Glorioso 1904 sabe que a perda de hegemonia para o Sporting obriga a mudanças drásticas para inverter o rumo dos acontecimentos e voltar aos troféus.

Japa chegou ao Benfica em 2019, oriundo do Rio de Janeiro VC. Desde então, nas sete temporadas de águia ao peito, o zona 4 realizou 255 encontros, tendo uma média de nove pontos por partida. O brasileiro de 35 anos conquistou 11 títulos pelo Clube da Luz: quatro Campeonatos Nacionais, quatro Supertaças e três Taças de Portugal.


Modalidades

Benfica ganha nas competições europeias e passa aos oitavos de final

Emblema encarnado conseguiu chegar ao empate na eliminatória e viria mesmo dar a volta em casa diante da formação romena

Voleibol do Benfica venceu, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, os romenos do Arcada Galati por 1-0 no golden set, após triunfo por 3-1
Voleibol do Benfica venceu, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, os romenos do Arcada Galati por 1-0 no golden set, após triunfo por 3-1

06 Jan 2026 | 22:26 |

Icon Comentário0

A equipa de voleibol do Benfica venceu, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, os romenos do Arcada Galati por 1-0 no golden set, após triunfo por 3-1 que igualou a eliminatória e, desta forma, carimbou a passagem aos oitavos de final da CEV Challenge Cup.


A equipa orientada por Marcel Matz entrou determinada a impor-se no primeiro set, cuja vitória sabia ser importante para marcar uma posição de ascendente no jogo, conseguindo dominar o adversário e manter-se quase sempre com dois a três pontos de vantagem, concluindo-o a partida com 25-22.


O adversário reagiu no segundo set e inverteu os fatores: entrou pressionante, surpreendeu o Benfica e ganhou rapidamente um avanço (4-1) que soube gerir, apesar de dois momentos em que a equipa da Luz recuperou com parciais favoráveis. No entanto, os romenos voltaram a impor-se, distanciando-se de forma decisiva e fechando em 25-19.


Os encarnados não se deixaram atemorizar com o revés, reagindo com um desempenho de alto nível na terceira partida, em que entraram de rompante com parcial de 5-1. O Galati ripostou e manteve-se próximo no marcador, igualando a 14, mas não conteve nova vaga benfiquista, a preservar a liderança - até nova igualdade (21). Entrou-se em fase decisiva, rijamente disputada e a elevar a emoção no pavilhão, quando Japa apontou o 24-23, dando à equipa portuguesa o primeiro set points, de dois que necessitou para ganhar esta terceira partida (26-24) e preservar-se na luta pela qualificação (2-1).

O quarto set foi de sentido único - o do Benfica -, mas só a partir dos 15 pontos. Depois, as águias dispararam, imparáveis, para o triunfo, garantido com imprevisto à-vontade, após quatro set points (de 24-17 para 25-20). Os encarnados asseguram a vitória no jogo (3-1), mas ainda não a eliminatória, que se decidiu em golden set.


Nesta partida mais curta, o Benfica voltou a começar melhor, adiantou-se para 3-1 e consentiu dois empates (5-5 e 9-9), mas marcou uma posição quase decisiva quando chegou a dois pontos de vantagem aos 13-11, segurando-os até à vitória por 15-13, que garantiu o apuramento para a fase seguinte.


Modalidades

Benfica fecha o ano com mais uma vitória convincente e ultrapassa Sporting na liderança

Na última partida de 2025, formação vermelha e branca jogou fora de portas e assumiu desde cedo as despesas de um encontro de sentido único

Na despedida de 2025, o Benfica não arredou o pé e conquistou mais um triunfo importante, que permite ultrapassar o Sporting na liderança
Na despedida de 2025, o Benfica não arredou o pé e conquistou mais um triunfo importante, que permite ultrapassar o Sporting na liderança

29 Dez 2025 | 22:15 |

Icon Comentário0

No penúltimo dia do ano, a equipa de voleibol do Benfica deslocou-se ao reduto do Clube K para a realização de mais uma jornada da fase regular do Campeonato Nacional da modalidade. No final do encontro, a equipa de Marcel Matz venceu por 3-0.


Tiago Violas, Pablo Natan, Lucas França, Murad Khan, Japa, Valerii Todua e Ivo Casas (L) foram as opções iniciais do técnico canarinho que, no banco de suplentes, ainda contou com a presença de Peter Wohlfahrtstätter, Francisco Pombeiro, Nivaldo Gómez, Felipe Banderó, Kelvi Geovani e Bernardo Silva (L).


Perante um adversário que já tinha derrotado na primeira volta do campeonato, o Benfica voltou a mostrar que era o claro favorito a conquistar o triunfo e entrou melhor na partida, ao vencer o set inaugural pelo parcial de 25-14, sem dar qualquer hipótese ao adversário.


No segundo set, houve períodos em que o Clube K dominou a partida, assumindo a liderança no marcador. Porém, quando o resultado registava uma igualdade de 15-15, o Benfica puxou dos galões e ganhou um novo fôlego, com a equipa de Marcel Matz a conquistar o segundo parcial, com uma diferença de cinco pontos (25-20).

No terceiro set, o espírito da equipa da casa ficou quebrado pelas duas derrotas anteriores, com os encarnados a assumirem as despesas do parcial sem grandes dificuldades (25-15). Com este resultado, a equipa do Benfica dá continuidade ao triunfo frente à Ala Nun’Álvares e sobe à liderança do campeonato, com 36 pontos, mais dois do que o Sporting.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica volta a fazer o pleno e sobe à liderança do Campeonato Nacional
Modalidades

Benfica volta a fazer o pleno e sobe à liderança do Campeonato Nacional

21 Dez 2025 | 16:24

Icon Comentário0
Benfica passa com distinção no Campeonato e está a um ponto do Sporting
Modalidades

Benfica passa com distinção no Campeonato e está a um ponto do Sporting

20 Dez 2025 | 17:31

Icon Comentário0
Benfica passa sem dificuldades e volta a fazer pressão sobre o Sporting
Modalidades

Benfica passa sem dificuldades e volta a fazer pressão sobre o Sporting

13 Dez 2025 | 18:16

Icon Comentário0