
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou e venceu, por 103-67, esta terça-feira, dia 31 de janeiro, o Sangalhos, no Pavilhão Fidelidade, em jogo a contar para a 16.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional. https://twitter.com/modalidadesslb/status/1620524120046985216 Pelas águias destacaram-se as exibições de Terrell Carter (20 pontos), José Silva (12), João Gomes (12) e Makram Romdhane (10). As águias entraram bem, num jogo de sentido único, vencendo todos os períodos por larga margem e fechando o último quarto com chave de ouro, conseguindo alargar a diferença em 36 pontos. Com este resultado, o Glorioso é líder da Liga Betclic, com 36 pontos conquistados em 19 jogos – 17 vitórias e duas derrotas – mais um que o Porto (18), segundo da lista e mais dois que o Sporting, terceiro classificado na tabela. A formação de Norberto Alves volta a ir a jogo no próximo dia 4 de fevereiro, domingo, pelas 15h00, no Pavilhão Fernando Linhares de Castro, na Póvoa de Varzim, onde se irá jogar a 20.ª jornada da Liga Betclic. NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Fotografia de Benfica
Basquetebolista luso, que passou pelo Clube da Luz, pode ter mais oportunidades nos Estados Unidos após saída de mais um poste
|
Após os Oklahoma City Thunder vencerem o título de campeão no passado dia 23 de junho, as equipas seguiram com a preparação da próxima época. O período em que as franquias podem recrutar e assinar contratos com os jogadores livres abriu esta madrugada e os Boston Celtics, equipa de Neemias Queta, perdeu mais um poste do plantel. Luke Kornet assinou um contrato de 4 anos e 41 milhões de dólares com os San Antonio Spurs, o que pode ser uma boa notícia para o ex Benfica.
Os Boston Celtics estão a passar por uma verdadeira ‘revolução’ no plantel, após o dono da franquia ter confessado publicamente que quer poupar algum dinheiro nesta temporada, já que, após a lesão grave da superestrela Jayson Tatum, é muito improvável que a equipa consiga lutar pelo título. Nesse sentido, Brad Stevens, o Diretor Geral, viu-se ‘obrigado’ a trocar alguns jogadores importantes.
Jrue Holiday e Kristaps Porzingis, campeões ao serviço dos Boston Celtics em 2024, foram trocados. O base norte americano foi o primeiro a sair da equipa e rumou aos Portland Trail Blazers, em troca de Anfernee Simons. Já o poste, que competia diretamente com Neemias Queta por minutos em quadra, reforçou os Atlanta Hawks, num movimento que envolveu três franquias da NBA e viu Georges Niang a fazer o caminho inverso.
Com a saída de Kornet e Porzingis, os Boston Celtics perderam dois postes importantes, que faziam parte da rotação habitual do treinador Joe Mazzula. Outro jogador que costuma fazer a posição é Al Horford, que também terminou o contrato esta temporada e, nas próximas horas, pode assinar com outra equipa. Segundo a imprensa norte-americana, os Golden State Warriors são os favoritos para fechar a contratação do atleta experiente de 39 anos.
Sendo assim, Neemias Queta é o único poste que sobrou da equipa da temporada passada e, caso continue em Boston, tem a oportunidade de ganhar mais minutos e convencer Joe Mazzula. Os Celtics, entretanto, adquiriram Amari Williams, um poste novato através do Draft da NBA, e assinaram um contrato de um ano com Luka Garza, que vai competir com o português ex-Benfica por um lugar na rotação.
Após concluída a temporada 2024/25, o Presidente do Cube da Luz continua a arrumar a casa, tendo em vista a próxima época
|
Nesta sexta-feira, o Benfica oficializou a saída de três jogadoras do basquetebol feminino para a próxima época. As atletas terminaram o vínculo com o Clube da Luz e não irão permanecer nas águias na temporada 2025/26. Entre as despedidas, o Glorioso disse adeus a Leonor Peixinho, Mariana Silva e Clarissa dos Santos.
Através do site oficial, os encarnados escreveram um pequeno parágrafo a cada uma das atletas, para desejar uma boa sorte no novo ciclo. Para Clarissa dos Santos, o Benfica escreveu: "Clarissa dos Santos chegou em março deste ano, de forma a ajudar a equipa nos meses decisivos da época, tendo inscrito o seu nome na obtenção do título nacional".
"Leonor Peixinho abraçou um projeto de basquetebol universitário norte-americano, depois de duas temporadas no SL Benfica. Em 2024/25, contribuiu para a conquista do Campeonato Nacional, da Supertaça e da Taça Vítor Hugo, sendo que na época anterior se sagrou campeã nacional de Sub-18, tendo feito parte do cinco ideal da Fase Final", escreveu as águias para a jovem atleta, que já foi anunciada no outro emblema.
Mariana Silva também foi homenageada pelas águias e recebeu uma mensagem do Benfica: "Mariana Silva regressou no último verão depois de uma primeira passagem de sucesso pelo Clube, e voltou a ficar ligada às já referidas conquistas do Campeonato Nacional, Supertaça e Taça Vítor Hugo".
"O Clube agradece o trabalho e empenho das três atletas, desejando-lhes as maiores felicidades para o futuro", concluíram as águias no site oficial, onde deixaram, juntamente com as mensagens, uma imagem de cada uma das jogadoras. As três atletas saem do Benfica como atuais campeãs do basquetebol nacional.
Antigo basquetebolista do Benfica está em situação de risco nos Estados Unidos e assistiu à saída de diversos companheiros
|
A época 2024/25 da NBA já terminou com os Oklahoma City Thunder a sagrarem-se os novos campeões. Desta forma, as equipas norte-americanas já estão a preparar a próxima temporada, onde muitos jogadores mudaram de clubes, como é o caso de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis, que deixaram os Boston Celtics nos últimos dias e assistiram uma reformulação dentro dos verdes e brancos.
O conjunto de Neemias Queta enfrentava problemas financeiros no final da última temporada e sabia que estava 'obrigada' de trocar algumas estrelas que estavam no plantel, como foi o caso de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis. O ex-Benfica agora aguarda ansiosamente para os próximos movimentos do emblema no mercado de transferências e espera somar mais minutos na próxima época.
O base norte-americano foi o primeiro a receber a notícia da saída dos Boston Celtics. O campeão nas Olimpíadas de Paris - que foi trocado por Anfernee Simons - rumou para os Portland Trail Blazers. O camisola 4 não ficou nada feliz com a situação e já informou que não pretende jogar em Oregon e pretende representar outro emblema na NBA.
Já o poste, nascido na Letónia, reforçou os Hawks. O movimento envolveu três equipas da NBA, sendo que o conjunto de Atlanta recebeu duas picks de Draft além do camisola 8. Os Boston Celtics deram as boas-vindas a Georges Niang e mais uma escolha de segunda ronda. Além disso, os Nets receberam a escolha 22 deste draft e Terance Mann.
Assim sendo, a preparar a época 2025/26, os Boston Celtics selecionaram três jovens jogadores no Draft da NBA, sendo um deles o poste Amari Williams, que disputa minutos com Neemias Queta nesta próxima temporada. O camisola 88 espera ganhar mais oportunidades com Joe Mazzulla e ser o substituto perfeito para a saída de Porzingis.