Modalidades
Benfica começa 2026 com um susto dos grandes mas sorri no Campeonato
03 Jan 2026 | 17:05
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
24 Jan 2026 | 21:22 |
A equipa de basquetebol do Benfica venceu a Oliveirense por 95-92, este sábado, dia 24 de dezembro, em jogo da 12.ª jornada da fase regular da Liga Portuguesa. Num encontro disputado na Simoldes Arena, as águias triunfaram, depois da vitória frente ao Galitos na última ronda.
Os encarnados entraram melhor no encontro e superiorizou-se ao adversário durante o primeiro tempo. Nos 10 minutos iniciais, as águias conseguiram uma vantagem de 22-18. No segundo período, houve um ascendente dos da casa (25-20), números que davam vantagem à turma de João Figueiredo ao intervalo (43-42).
No segundo tempo, o Benfica voltou a vacilar e perdeu o terceiro parcial por 30-22, entrando nos últimos 10 minutos com desvantagem de nove pontos. O derradeiro parcial foi de grande nível para o Clube da Luz que carimbou mais um triunfo, com resultado final de 95-92.
O grande destaque do emblema encarnado no encontro foi Aaron Broussard. O norte-americano fez 18 pontos, sete ressaltos e duas assistências. Já Geno Crandall somou 18 pontos, cinco ressaltos e seis assistências, números suficientes para que o emblema da Luz pudesse ser feliz.
Com esta vitória - 16.ª em 22 jogos na presente temporada - os comandados de Norberto Alves mantêm o registo 100% vitoriosos no campeonato e continuam no primeiro lugar da tabela classificativa (24 pontos), seguido do Sporting (22). O próximo jogo está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente à Ovarense, a contar para a terceira jornada da Taça Hugo dos Santos, às 20h30, no Pavilhão Fidelidade.
Encarnados realizaram exibição confortável e continuam no primeiro lugar, aumentando a distância para os rivais e mantendo o foco para o próximo jogo
15 Jan 2026 | 11:05 |
No Pavilhão Fidelidade, o basquetebol do Benfica, na passada quarta-feira, triunfou sobre o Galitos, por 107-85, em jogo relativo à oitava jornada da Liga Betclic, que estava em atraso. Os encarnados terminam, assim, a primeira volta de forma perfeita, registando apenas triunfos nos encontros disputados.
Este jogo marcava o reencontro entre Ivan Almeida, que representou as águias durante largos anos e, recentemente, assinou pelo Galitos, e o Benfica, tetracampeão nacional em título. As águias dominaram a partida do início ao fim e somaram mais dois importantes pontos na competição interna.
No capítulo individual, Aleksander Dziewa foi o melhor marcador pelo Benfica, com 19 pontos. José Silva (18 pontos), Makram Ben Romdhane (15), Aaron Broussard (10), Koby Mcewen (10) e Temidayo Yussuf (10) também estiveram em bom nível. Do lado do Galitos, Quentin Diboundje (20 pontos), Brayden Carter (14) e Ivan Almeida (12), também se destacaram.
Com esta vitória – a 15.ª em 21 jogos na presente temporada –, o basquetebol do Benfica segue na liderança da Liga Betclic. A turma de Norberto Alves - com quem Rui Costa quer renovar - soma 22 pontos em 11 encontros. O Sporting é segundo (20 pontos em 11 jogos), a Ovarense em terceiro (19 pontos em 11 partidas) e a Oliveirense em quarto (18 pontos em 11 encontros).
O Benfica tem agora encontro agendado com a Oliveirense no dia 24 de janeiro, às 19h00, em Oliveira de Azeméis. A partida diz respeito à 12.ª jornada do Campeonato Nacional e apenas a vitória interessa aos encarnados.
Turma vermelha e branca esteve inspirada durante todo o encontro e fechou mais uma exibição de grande nível nas competições nacionais
10 Jan 2026 | 20:15 |
No final da tarde deste sábado, 10 de janeiro, a equipa de basquetebol do Benfica protagonizou um autêntico 'passeio' na visita ao reduto do Vasco da Gama. Em partida a contar para a 11.ª jornada da fase regular da Liga Betclic, os encarnados venceram de forma expressiva por 118-70.
Aaron Broussard, Temidayo Yussuf, Geno Crandall, Makram Ben Romdhane e Diogo Gameiro formaram o cinco inicial escolhido por Norberto Alves, que contou ainda, a partir do banco, com Eduardo Francisco, José Silva, Aleksander Dziewa, Koby McEwen e Jhonathan Andrade.
No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o Benfica entrou algo titubeante, revelando algumas dificuldades em travar os primeiros ataques do Vasco da Gama. Ainda assim, após assentar o jogo, as águias fecharam o primeiro período na frente, com um parcial de 26-20.
No segundo quarto, o Clube da Luz assumiu por completo o controlo da partida e não concedeu qualquer hipótese de reação ao adversário, chegando ao intervalo com uma vantagem confortável de 62-30. No terceiro período, o domínio encarnado manteve-se evidente, com o Benfica a ampliar a diferença e a fechar o parcial com uma vantagem de 32 pontos.
No quarto e último período, a formação vermelha e branca continuou sem facilitar e confirmou a superioridade, fixando o resultado final em 118-70. Com este triunfo, a equipa de Norberto Alves — que havia vencido o Esgueira na jornada anterior — sobe à liderança da Liga Betclic, com 20 pontos, ainda com um jogo em atraso.
Na última madrugada, o antigo poste do Benfica foi titular na equipa dos Celtics, onde teve a oportunidade de comprovar a evolução que tem demonstrado
08 Jan 2026 | 12:58 |
Neemias Queta somou mais um capítulo histórico na NBA. Na última madrugada, o basquetebolista, que fez a sua formação no Benfica, assinou uma exibição irrepreensível, na qual alcançou um feito inédito na liga norte-americana de basquetebol. A noite acabou por ser agridoce, uma vez que os Celtics saíram derrotados por 114-110.
A cumprir a segunda temporada ao serviço do emblema de Boston, o internacional português tem sido uma aposta cada vez mais segura e, frente aos Nuggets, registou um total de 20 ressaltos (10 ofensivos e 10 defensivos), uma marca nunca antes alcançada na NBA desde o seu formato atual, implementado em 1989.
Para tornar o feito ainda mais impressionante, Neemias Queta atingiu este registo histórico em menos de 25 minutos de jogo. Além dos 20 ressaltos, o antigo poste do Benfica somou ainda seis pontos, sendo que um dos cestos surgiu numa jogada de insistência que levou o banco dos Celtics à loucura.
Numa partida marcada por 26 trocas de liderança entre Nuggets e Celtics, ambas as equipas apresentaram ausências de peso. Do lado da formação de Boston, a equipa orientada por Joe Mazzulla — que elogiou Queta — não contou com Jayson Tatum. Já nos Nuggets, Nikola Jokic também esteve ausente.
No capítulo das estatísticas, o MVP do encontro foi Peyton Watson que, com 30 pontos e seis ressaltos, conduziu os Nuggets a uma vitória importante. Do lado dos Celtics, o jogador mais inconformado foi Jaylen Brown, que terminou com 33 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.