
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
A equipa de hóquei em patins do Benfica foi, este sábado, dia 13 de dezembro, vencer o CAR Taipense por 1-8, passando assim aos 16-avos-de-final da Taça de Portugal. Marcaram para o Benfica Gonçalo Pinto (5'), Pablo Álvarez (9', 19', 30'), Lucas Ordoñez (17'), Diogo Rafael (18') e Edu Lamas (46', 46'). O golo da equipa da casa foi marcado por Afonso Barbosa.
A vitória começou-se a construir desde cedo, com os jogadores encarnados a não tirarem o pé do acelerador frente a uma equipa do terceiro escalão nacional, de modo a gerirem o resultado e o cansaço acumulado da melhor maneira.
O próximo encontro do Benfica joga-se no próximo sábado, dia 17 de dezembro, frente ao Tomar, num jogo a contar para a 10.ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, no qual as águias voam alto no primeiro lugar da tabela.
Avançado da equipa de hóquei em patins do Clube da Luz tem já o destino traçado na próxima temporada, segundo apurou o nosso Jornal
|
Martim Costa está de saída da equipa de hóquei em patins do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que, com uma revolução em curso no balneário das águias, o avançado deve, ao que tudo indica, abandonar o Clube da Luz, rumando ao HC Turquel na temporada 2025/26.
O Glorioso 1904 apurou, em exclusivo e junto de fonte próxima, que os dirigente encarnados terão traçado uma estratégia para o jovem talento luso, pretendendo apenas ceder Martim Costa já na próxima temporada. Com este empréstimo, os responsáveis da Luz têm como principal objetivo fazer com que o atacante ganhe ritmo para poder ser aposta no plantel principal na próxima época.
De acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal, os responsáveis encarnados continuam a confiar no talento e nas capacidades do atleta português, apesar de ter feito apenas sete jogos na equipa principal do Benfica. Por esse mesmo motivo, sabe o nosso Jornal, que as águias descartam 'despachar' Martim Costa a título definitivo.
Recorde-se que, além de Martim Costa, também Edu Castro estará de saída do Benfica, segundo apurou o Glorioso 1904. O forte investimento na equipa- com a chegada de João Rodrigues e Pau Bargalló -, acabou por não se traduzir numa boa temporada, ditando assim a saída do treinador espanhol, que vai mudar de ares em 2025/26.
Em 2024/25 Martim Costa - que veste a camisola 5 do Benfica - foi aposta em 39 encontros: dois na WSE Champions League, cinco no Campeonato Nacional, 22 na Segunda Liga e ainda 10 no Nacional Sub-19. O avançado, que chegou ao emblema presidido por Rui Costa em 2020, altura em que integrou a equipa de sub-15, apontou 54 golos, não somando qualquer assistência.
No rescaldo da partida decisiva do passado sábado, campeão mostrou-se muito satisfeito com a conquista e afirmou que já está a pensar em 2025/26
|
No rescaldo da histórica conquista do Dodecampeonato nacional, Paulo Almeida, treinador da equipa feminina de hóquei em patins do Benfica, mostrou-se orgulhoso do feito alcançado. Em declarações à comunicação social, o técnico encarnado reconheceu que as dificuldades têm aumentado de ano para ano, contudo, o Glorioso segue sempre na linha da frente.
Paulo Almeida: “Isto é o Benfica e jogamos sempre para conquistar títulos”
O timoneiro das miúdas do Glorioso frisou que este é o ADN do Clube da Luz: “Cada ano está mais difícil ganhar o campeonato, mas o Benfica não se verga. Isto é o Benfica e jogamos sempre para conquistar títulos. Esta equipa não se cansa, nem nunca se vai cansar, de ganhar. Quer continuar a fazer história. Parabéns a toda a gente envolvida”.
De seguida, Paulo Almeida atirou que o triunfo foi mais do que merecido: “O Benfica foi um justo vencedor e o Turquel um justo vencido. Jogou com as suas armas. O Benfica teve todo o caudal ofensivo durante os dois jogos e o Turquel limitou-se a defender a jogar nas transições, com linhas muito recuadas. Tínhamos de ter muita paciência”.
Paulo Almeida: “O Benfica foi um justo vencedor e o Turquel um justo vencido”
Por fim, o timoneiro traçou o objetivo para 2025/26: “Já estou a pensar no 13.º título. Este já está para a história. A partir de amanhã é pensar na nova época, com novos troféus. Com novas jogadoras e sempre com o espírito de ganhar sempre”.
Para assegurarem a conquista do Sodecampeonato nacional, de forma consecutiva, o Benfica derrotou o HC Turquel ao fim de duas partidas, numa final à melhor de três. Depois do triunfo na Luz, por 2-1, Marlene Sousa e Raquel Santos fizeram o resultado (2-0), que permitiu às vermelhas e brancas fecharem a época com chave de ouro.
Atleta, que somou ainda 26 assistências de águia ao peito, recorreu às redes sociais para dizer adeus ao clube, com mensagem emocionante
|
Depois de ter deixado o Benfica na presente temporada, Pol Marubia volta a ter as malas aviadas. De saída do Óquei Barcelos, o defesa/médio espanhol, que somou 85 jogos, 18 golos e 26 assistências de águia ao peito, despediu-se do clube, através de uma emocionante mensagem nas redes sociais.
Manrubia: "Tive a grande sorte de fazer parte de uma equipa que foi mais do que isso. Tornámo-nos uma família"
"Olá, OC Barcelos. Quero dedicar-te algumas palavras, porque sinto de coração que mereces. Faz 4 anos que saí de casa atrás de um sonho, longe da família e dos amigos. Portugal tornou-se uma segunda casa para mim, não só pela riqueza cultural do país, mas também pelo seu povo", começou por mencionar o antigo defesa/médio do Benfica no Instagram.
Manrubia garantiu que a modalidade faz parte da sua vida: "O hóquei em patins é a minha vida, e quem me conhece sabe que este caminho que abracei sem medo há algum tempo foi tudo menos fácil. Em algum momento perdi a felicidade em fazer aquilo que mais gostava, esqueci-me de desfrutar da minha paixão".
"Lembro-me que no primeiro dia em que cheguei a Barcelos, o meu Milinho e o presidente Hugo disseram-me que aqui seria mais feliz do que podia imaginar. E não estavam enganados. Tive a grande sorte de fazer parte de uma equipa que foi mais do que isso. Tornámo-nos uma família", acrescentou o antigo atleta do Benfica.
Em seguida, o defesa espanhol agradeceu em específico a alguns colegas: "Luís, Poka, Miguel Rocha, Danilo, Conti, Belchior, Pedro, Santi, Vieirinha. Fizeram-me lembrar porque é que o meu pai sempre quis que eu praticasse um desporto de equipa. Senti que estava a partilhar balneário e paixão com amigos. Como se estivesse a jogar em casa, na vila, com os amigos de sempre. Mostramos a todo o mundo que um grupo de pessoas unidas, pode tornar o impossível em possível. Seremos eternos para sempre na história Muito obrigado".
Manrubia: "Parto triste"
"E a ti, Rui, só te posso agradecer por tirares o melhor de mim, tanto desportivamente como pessoalmente. Foste a peça-chave para que eu voltasse a acreditar em mim mesmo. Estou e estarei eternamente grato. Agradeço a toda a equipa técnica: Pedro Cruz, João, Michelle, Salgueiro, Toninho, Joka, Jojo. E à direção, especialmente ao presidente Hugo, ao Milo e ao Sr. Dia", concluiu, agradecendo à direção do Óquei Barcelos.
Na temporada 24/25, Pol Manrubia - que chegou ao Glorioso vindo do CE Noia - foi aposta em 57 partidas: 16 na WSE Champions League, 36 no Campeonato Nacional, quatro na Taça de Portugal e uma na Supertaça. Nos minutos disputados, o espanhol somou 28 golos e 28 assistências.
É importante recordar que, o atleta de 24 anos esteve ao serviço do Benfica desde 2021/22 a 2024/25. No ano de estreia, registou 41 duelos e nove golos. No total, com o Manto Sagrado, o espanhol alinhou em 85 jogos, somando 18 golos e 26 assistências.
Confira aqui a publicação: