
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Foram duas as vezes que Rafa Silva concretizou pelo Benfica, numa noite europeia e podiam ter sido mais, não fosse o avançado português tirar a tinta ao poste, num lance que lhe podia ter valido o hat-trick e decidido o jogo. No entanto, como esta joia encarnada raramente serviu para Fernando Santos, o camisola 27 decidiu não voltar a vestir pela Seleção Nacional. Quem pôde ver de perto estes tesouros foi Fernando Santos, que assistiu ao jogo na primeira fila da tribuna do Estádio das águias, ao lado da glória Benfiquista, José Augusto. O selecionador português, não pode contar com Rafa Silva para o Mundial do Qatar, pois o jogador renunciou à Equipa das Quinas e focou-se a 100% no Benfica. Rafa está numa fase positiva da carreira, com a cabeça e os pés no Benfica e isso foi notório, quer durante o jogo quer pela forma como os adeptos reagiram à sua substituição (aos 86’) com uma enorme ovação e aplausos vindos das bancadas. Num jogo em que o Glorioso garantiu o apuramento aos oitavos de final, Rafa foi considerado o homem do jogo pela UEFA e no final garantiu “Não tanto pelo hat-trick mas pela situação em que estava o jogo. Matava o jogo e deixava-nos mais tranquilos". As duas vezes que a bola beijou as redes são autênticas obras de arte de Rafa, que aos 35’ apontou o primeiro golo, depois de receber a bola de João Mário e finalizar com um toque sensacional para dentro da baliza. Aos 50’ volta a surpreender, depois de uma arrancada de Grimaldo, o atleta português picou a bola para o fundo da baliza, com uma mestria sem igual. Ambos os golos podem ser considerados “golos de uma vida”, por parte do avançado do Benfica. Em declarações que proferiu ao receber a distinção de Man of the Match (MOTM), Rafa destaca "É muito bom sentir o apoio dos adeptos, foi um momento muito bonito, é bom reconhecerem não só o meu trabalho, mas do coletivo". E explica ainda um pouco da sua personalidade mais reservada, admitindo estar numa boa fase da sua vida e da sua carreira "Não me costumam ver sorrir muito, pois gosto de guardar isto para dentro, fica entre quatro paredes para amigos e família, sou uma pessoa mais resguardada, não sorrio muito para o exterior". Rafa Silva – avaliado em 20 milhões de euros - tem contrato com o Benfica até 2024, contando já com 18 jogos, nove golos e quatro assistências esta época.
Fotografia de Federação Portuguesa de Futebol
Internacional luxemburguês jogou os derradeiros 20 minutos do encontro da última terça-feira, diante do Barcelona, para a Liga dos Campeões
|
Leandro Barreiro tem dois novos desafios agendados já para este mês de março. O médio do Benfica foi convocado pela seleção do Luxemburgo para os jogos que a equipa irá realizar muito em breve, ambos de cariz particular e que servem, somente, como preparação.
A notícia foi, entretanto, divulgada igualmente pelo Clube da Luz, através do site oficial, no qual também são deixados mais alguns detalhes sobre os duelos, sendo que irão acontecer durante a próxima pausa internacional, cujo início será para breve.
O primeiro jogo, agendado para o dia 22 de março, terá como adversário a Suécia, que irá contar com um outro Benfiquista, Samuel Dahl. O segundo, por outro lado, será diante da Suíça, de Zeki Amdouni, que também está sob a orientação de Bruno Lage.
Leandro Barreiro, vale notar, entrou em campo nos últimos 20 minutos do encontro com o Barcelona, tendo entrado para o lugar de Florentino Luís, que também reagiu ao resultado. O jogador luxemburguês, esta época, já soma 32 partidas de águia ao peito.
Vale lembrar que o próximo desafio do Benfica será contra o Rio Ave e acontecerá já no próximo domingo, em Vila do Conde. O mesmo contará para a ronda 26 da Liga Portugal Betclic e o pontapé de saída está agendado para as 18h00 (hora de Portugal continental).
Comentador da CMTV falou sobre a participação do Clube da Luz na prova milionária e ainda destacou a qualidade do Barcelona
|
Na passada quarta-feira, o Benfica foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Barcelona, numa partida válida para os oitavos de final da prova. Entretanto, o comentador da CMTV, José Manuel Freitas, destacou a forma como os encarnados deixaram a competição e diz ter sido digna a despedida do Glorioso da competição.
"O Benfica, do meu ponto de vista, teve uma excelente participação na Liga dos Campeões e saiu da competição de forma muito digna", começou por dizer, destacando depois o trabalho de formação que existe em La Masia.
"Adversário fabuloso, que tem um aproveitamento da sua formação inacreditável: Pedri, Lamine Yamal, Gavi, Férmin, Baldé, Cubarsí, é impressionante. Com as dificuldades financeiras que tem tido, jogadores, investiu no Dani Olmo(...)", prosseguiu o comentador da CMTV que, logo depois, comparou os blaugranas com os rivais espanhóis.
"Enquanto, por exemplo, o Real Madrid, tem uma política diferente que é: Contrata a preço de ouro, o Atlético de Madrid está a ir pelo mesmo caminho, contrata a peso de ouro. O Barcelona porque tem uma política que vai sendo diferente, porque está muitíssimo endividado, aposta numa ou duas figuras fora de casa e depois aproveita La Masia", concluiu o José Manuel Freitas.
Vale lembrar que o comentador da CMTV deixou fortes declarações sobre a postura de Rui Costa enquanto Presidente do Clube da Luz e considera que Bruno Lage já deveria estar fora do Benfica há bastante tempo.
Central argentino está em fim de contrato com o Clube da Luz e, pelas recentes exibições positivas, há quem acredite que o vínculo deve ser prolongado
|
Nicolás Otamendi já só tem contrato válido com o Benfica até junho deste ano e, tendo em conta a importância que o jogador tem no plantel e pela falta de soluções impactantes para o setor, é perfeitamente natural que já se comece a comentar o que irá acontecer em relação a este dossiê.
Foi precisamente isso que fez Paulo Madeira, antigo capitão do Benfica que, em entrevista ao jornal 'A Bola', deu conta da sua opinião sobre o tema: "Não me cabe a mim decidir se o Benfica deve, ou não, renovar com ele. Para quem gere é tudo motivo para ponderar bem. Mas, pelo que ele tem feito, está mais para renovar do que para não renovar".
O ex-defesa, agora com 54 anos, também sublinhou a importância do internacional argentino, dizendo que este é mesmo "crucial no Benfica" e que "estando fisicamente bem nota-se ainda mais essa importância". No entanto, e como recordou Paulo Madeira, a relação de Otamendi com os adeptos nem sempre foi fácil.
"Sempre defendi o Otamendi, mesmo quando os que o criticavam diziam que deviam jogar António Silva e Tomás Araújo", apontou, por fim, o antigo jogador que, vale lembrar, atuou de águia ao peito entre 1987 e 1995 e, depois, entre 1997 e 2002.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 39 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 3.425 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou quatro golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense e Barcelona) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).