

Foram duas as vezes que Rafa Silva concretizou pelo Benfica, numa noite europeia e podiam ter sido mais, não fosse o avançado português tirar a tinta ao poste, num lance que lhe podia ter valido o hat-trick e decidido o jogo. No entanto, como esta joia encarnada raramente serviu para Fernando Santos, o camisola 27 decidiu não voltar a vestir pela Seleção Nacional.
Quem pôde ver de perto estes tesouros foi Fernando Santos, que assistiu ao jogo na primeira fila da tribuna do Estádio das águias, ao lado da glória Benfiquista, José Augusto. O selecionador português, não pode contar com Rafa Silva para o Mundial do Qatar, pois o jogador renunciou à Equipa das Quinas e focou-se a 100% no Benfica. Rafa está numa fase positiva da carreira, com a cabeça e os pés no Benfica e isso foi notório, quer durante o jogo quer pela forma como os adeptos reagiram à sua substituição (aos 86’) com uma enorme ovação e aplausos vindos das bancadas.
Num jogo em que o Glorioso garantiu o apuramento aos oitavos de final, Rafa foi considerado o homem do jogo pela UEFA e no final garantiu “Não tanto pelo hat-trick mas pela situação em que estava o jogo. Matava o jogo e deixava-nos mais tranquilos”.
As duas vezes que a bola beijou as redes são autênticas obras de arte de Rafa, que aos 35’ apontou o primeiro golo, depois de receber a bola de João Mário e finalizar com um toque sensacional para dentro da baliza. Aos 50’ volta a surpreender, depois de uma arrancada de Grimaldo, o atleta português picou a bola para o fundo da baliza, com uma mestria sem igual. Ambos os golos podem ser considerados “golos de uma vida”, por parte do avançado do Benfica.
Em declarações que proferiu ao receber a distinção de Man of the Match (MOTM), Rafa destaca “É muito bom sentir o apoio dos adeptos, foi um momento muito bonito, é bom reconhecerem não só o meu trabalho, mas do coletivo”. E explica ainda um pouco da sua personalidade mais reservada, admitindo estar numa boa fase da sua vida e da sua carreira “Não me costumam ver sorrir muito, pois gosto de guardar isto para dentro, fica entre quatro paredes para amigos e família, sou uma pessoa mais resguardada, não sorrio muito para o exterior”.
Rafa Silva – avaliado em 20 milhões de euros – tem contrato com o Benfica até 2024, contando já com 18 jogos, nove golos e quatro assistências esta época.
Fotografia de Federação Portuguesa de Futebol






