Futebol
Após adeus ao Benfica, Florentino Luís faz revelação curiosa: "O meu email é..."
03 Dez 2025 | 16:22
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Set 2025 | 15:25 |
Sinan Engin, antigo jogador do Besiktas e atual comentador desportivo, fez graves acusações a José Mourinho, que já implementa várias mudanças no Benfica. O turco afirmou que o atual treinador do Benfica fez de propósito para que o Fenerbahçe fosse eliminado da Liga dos Campeões e para que, consequentemente, fosse despedido do emblema de Istambul de forma a rumar até ao comando técnico dos encarnados. Engin revelou ainda que o 'Special One' reuniu mesmo com representantes das águias na sua passagem por Lisboa ainda a serviço dos turcos.
Sinan Engin: "José Mourinho encontrou-se com advogados do Benfica"
"José Mourinho encontrou-se com advogados do Benfica, num hotel, antes do jogo entre Benfica e Fenerbahçe, em Portugal. Os advogados foram lá e tiveram uma reunião. Ele já tinha feito planos para ir para lá. Alugou outro quarto... Eles poderão explicar, se quiserem", começou por dizer no programa turco 'Derin Futbol'.
De seguida, Sinan Engin apelou à investigação do caso por parte das duas entidades que gerem o futebol profissional: "A UEFA e a FIFA têm de investigar esta situação. A conversa de 'Eu não conheço o vice-presidente [Hamdi Akin, que, na véspera, se referira às águias como 'uma equipa não muito importante'] e tudo o resto foi apenas uma manobra dele para fazer com que fosse despedido".
Sinan Engin: "Está a ser pago para não falar"
Colocando Mourinho como a principal causa da eliminação do Fenerbahçe do play-off de acesso à Liga dos Campeões, o comentador desportivo afirmou ainda que o luso está no Benfica como moeda de troca pela passagem das águias à fase regular da prova: "Ele fez planos para sair e para fazer com que o Fenerbahçe fosse eliminado. Ele até disse 'O que é que vocês estão a fazer na Liga dos Campeões?' Está a ser pago para não falar, o que é uma coisa desprezível. Estou a dizer à Turquia o chacal que ele é. Vocês chatearam-se quando o criticámos... Adeptos do Fenerbahçe, vocês não abriram a boca contra este homem".
Por fim, Sinan Engin recordou ainda a novela em redor da saída de Akturkoglu do Benfica para o Fenerbahçe, que só aconteceu após a eliminatória, sendo que foi o próprio jogador que viria a marcar o golo que eliminou os turcos: "Se ele [José Mourinho] quisesse, ele ter-se-ia reunido com Rui Costa e não permitido que Kerem Akturkoglu jogasse, devido à tamanha influência que tem".
Recorde este momento polémico de Mourinho no Fenerbahçe:
Em antevisão ao dérbi que vai decorrer na sexta-feira, 5 de dezembro, antigo defesa das águias considera que encarnados têm mais responsabilidade
03 Dez 2025 | 19:48 |
Álvaro Magalhães considera ser mais importante o Benfica ganhar. Numa entrevista, o antigo jogador das águias afirma que os encarnados carregam mais responsabilidades à entrada para o dérbi, sublinhando que os leões partem mais confortáveis, uma vez que estão à frente do Clube da Luz na tabela classificativa.
Álvaro Magalhães: “É mais importante para o Benfica ganhar, porque o Sporting está à frente”
“É mais importante para o Benfica ganhar, porque o Sporting está à frente. Se o Sporting perder, perde três pontos, mas fica ali com os mesmos pontos do Benfica”, começou por constatar Álvaro Magalhães, em entrevista ao jornal Record.
“E o campeonato não se vai decidir já na sexta-feira”, acrescentou a antiga glória do Benfica. “Esse resultado do Benfica contra o Nacional é sinal de que alguma coisa está a mudar. Houve uma reação positiva e é a essa reação que o Benfica tem de se agarrar”, assegurou.
Álvaro Magalhães: “O Mourinho vai ter de estudar bem o Sporting e tentar fazer aquilo que sabe bem”
“[Vai procurar] um equilíbrio defensivo a 99,9% e tentar explorar uma perda de bola do Sporting. O Mourinho vai ter de estudar bem o Sporting e tentar fazer aquilo que sabe bem”, salientou o ex-Benfiquista, passando a receita do Special One.
“E, portanto, a equipa que for mais esperta, mais experiente em algumas situações, pode decidir o jogo”, apontou, por fim, Álvaro Magalhães, fazendo a antevisão do encontro. Vale a pena recordar que o embate entre águias e leões está agendado para esta sexta-feira, 5 de dezembro, no Estádio da Luz, apitado por António Nobre,
Horas depois de ter sido revelado o nome do árbitro responsável pelo dérbi, não tardaram a haver reações adversas a esta escolha polémica
03 Dez 2025 | 19:24 |
A escolha de António Nobre não terá caído bem junto do Benfica. Segundo foi revelado, a notícia da nomeação deste árbitro suscitou alguma surpresa e apreensão no seio da estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, devido ao histórico que o juiz tem acumulado nas últimas partidas que dirigiu.
Escreve o jornal Record, na edição desta quarta-feira, que a situação do árbitro da AF Leiria ainda está bem viva na mente do Benfica, especialmente no histórico que remonta à última temporada. Nas partidas das águias, António Nobre assinalou três grandes penalidades contra os encarnados; todas elas receberam oposição ou foram anuladas pelo VAR.
O caso mais gritante aconteceu na receção ao Arouca, uma partida que terminou empatada a duas bolas e que prejudicou as contas do Benfica na corrida pelo título de campeão nacional. A grande penalidade assinalada por uma alegada rasteira com a cabeça de Otamendi foi invalidada pelo VAR, mas o juiz da AF Leiria não voltou atrás na sua decisão.
Por outro lado, o árbitro também surge debaixo de fogo depois dos dois jogos que dirigiu, na presente temporada, envolvendo o Sporting. Em duas partidas distintas, António Nobre “perdoou” duas expulsões aos jogadores dos leões: Gonçalo Inácio contra o Famalicão e Ousmane Diomande contra o Alverca.
A apreensão da parte do Benfica é considerada legítima, pelos sucessivos erros que o juiz da AF Leiria registou tanto nas partidas das águias como nas dos verdes e brancos. Acabou por ser uma escolha, por parte do Conselho de Arbitragem, que não corresponde à exigência do dérbi, agendado para 5 de dezembro, às 20H15.
Na antecâmara do embate entre águias e leões é revelado aquele que pode ser o plano que Special One pode estar a preparar para o dérbi
03 Dez 2025 | 16:52 |
José Mourinho quer aplicar a 'fórmula Ajax' frente ao Sporting. Segundo foi revelado, o treinador do Benfica acredita que a equipa que apresentou em Amesterdão é a solução ideal para alcançar o resultado desejado frente ao clube de Alvalade: a vitória.
Pelo que escreve o jornal Record, na edição desta quarta-feira, 3 de dezembro, o Special One deve apresentar o mesmo onze inicial que entrou em campo na capital neerlandesa, onde as águias saíram vitoriosas por 2–0. O regresso de Richard Ríos permite a José Mourinho aplicar esta estratégia.
Segundo revela o diário desportivo, o colombiano regressa ao onze das águias, onde irá formar dupla com Enzo Barrenechea. Esta alteração fará com que Fredrik Aursnes suba no terreno de jogo. Contudo, a peça fulcral não recai sobre o camisola 20 — que tem vasta experiência em dérbis (São Paulo, Corinthians e Santos) — nem sobre o norueguês, mas sim sobre Leandro Barreiro.
Assim, de acordo com o que o Record adianta, a formação apresentada por José Mourinho deve contar com Anatoliy Trubin entre os postes; uma linha defensiva constituída por Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl; e um meio-campo entregue a Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes e Georgiy Sudakov. Já Vangelis Pavlidis será o homem-golo das águias.
Recorde-se que o encontro entre águias e leões vai decorrer na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, no Estádio da Luz, com o pontapé de saída marcado para as 20H15. O jogo, referente à 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, vai contar com a arbitragem de António Nobre, uma escolha que tem suscitado alguma revolta na Luz.