Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bruno Lage no Benfica? Há quem não perceba: "Solução atual era o problema em 2020"

Professor de economia compara futebol a política e questiona contração do treinador português para o resto da época após despedimento

Bruno Lage questionado no Benfica
Bruno Lage questionado no Benfica

  |

Icon Comentário0

Pedro Brinca, num artigo de opinião publicado no jornal Record, comentou a contratação de Bruno Lage e questiona como é que, depois de um despedimento por maus resultados em 2020, o Benfica decide voltar a assinar com esse treinador.


"O futebol é mesmo um fenómeno único, talvez apenas comparável com a política. Só assim se percebe que a solução para a crise atual da equipa principal de futebol do Benfica seja aquela que foi identificada como o problema em junho de 2020", começa por dizer.


"Concorde-se ou não com a escolha, é ele que está lá agora e precisa do apoio dos adeptos"


O professor de economia continua dizendo que até perceberia se após a saída do Benfica, o treinador tivesse um trajeto espetacular: "Seria possível que Bruno Lage, após ter sido despedido, tivesse feito um percurso extraordinário que tivesse posto a nu o erro da decisão".

"Mas não. Após ter saído do Benfica Bruno Lage fez uma boa época no Wolverhampton mas não resistiu aos maus resultados do início da época seguinte e foi despedido. Rumou ao Botafogo, mas apenas 5 vitórias em 16 jogos numa equipa que – quando Lage substituiu Luís Castro no comando liderava o Brasileirão com 13 pontos de vantagem – foram insuficientes para manter o lugar e voltou a ser despedido em outubro do ano passado", prossegue Pedro Brinca.


O economista termina apelando aos adeptos para não mandarem a toalha ao chão: "Para já fica a expetativa que Bruno Lage consiga melhor o nível exibicional da equipa e volte a entusiasmar os adeptos. Concorde-se ou não com a escolha, é ele que está lá agora e precisa do apoio dos adeptos. Que tenhamos a paciência para não desanimar ao primeiro problema. Mesmo a cavalgada triunfante de Bruno Lage para o ‘38’ em 2018/19 começou com uma primeira parte frente ao Rio Ave em que perdíamos 2-0 em casa aos 25 minutos, e em que os adeptos não desistiram de apoiar a equipa".


Futebol

'Brilharete' de Akturkoglu deixa alvo do Benfica 'de queixo caído': "Arquiteto da vitória"

Jogador cobiçado pelas águias deixou largos elogios ao novo reforço de Bruno Lage, que vai receber o craque já esta semana

Akturkoglu recebe largos elogios por parte de alvo cobiçado pelo Benfica
Akturkoglu recebe largos elogios por parte de alvo cobiçado pelo Benfica

  |

Icon Comentário0

Kerem Akturkoglu protagonizou uma exibição de destaque ao serviço da Turquia. O hat trick do reforço do Benfica mereceu elogios de muitas figuras, incluindo dentro do balneário turco. Arda Guler 'babou' pelo companheiro de equipa.


"Ele foi o arquiteto da vitória"


"Estou muito feliz por ajudar o irmão Kerem [Akturkoglu]. Ele realmente jogou de forma incrível. Deixou-nos muito felizes. Ele foi o arquiteto da vitória", destacou o jovem talento, que chegou a estar apontado ao Benfica.


"Todos nós parabenizamos o irmão Kerem. Fomos muito bons ofensivamente hoje", completou Arda Guler, que enverga a camisola do Real Madrid, no final da partida entre a Turquia e a Islândia.

É de referir que Kerem Akturkoglu inaugurou o marcador aos dois minutos. Já com um empate, o extremo contratado ao Galatasaray apontou dois remates certeiros, protagonizando um hat-trick. O craque turco acabou por ser a principal figura do jogo, que terminou com o triunfo da Turquia por 3-1.


Na temporada 2024/25, Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - marcou presença em seis embates: dois na Liga dos Campeões, três na Liga Turca e um na TFF Super Kuba. Nos 398 minutos totalizados, o jovem futebolista apontou dois golos e três assistências.

No que toca à temporada passada, o avançado de 25 anos, compatriota de Orkun Kokçu, foi escolha do técnico em 54 partidas, tendo somado uns impressionantes 15 tiros certeiros e servindo os colegas de equipa em oito ocasiões. No total, pelo Galatasaray o craque leva 179 jogos, 46 tentos e ainda 33 assistências, tendo passado também pelo 24 Erzincanspor, Karacabey Belediyespor, Basaksehir e Bodrumspor.


Futebol

Zeki Amdouni sem sucesso no Benfica? Há quem garanta que mudança pode ser um passo gigante

Avançado suíço esteve ao serviço da seleção e prepara-se para se estrear pelos encarnados

Avançado prepara-se para realizar a estreia pelo Benfica
Avançado prepara-se para realizar a estreia pelo Benfica

  |

Icon Comentário0

Depois de ter estado em evidência na derrota da Suíça frente à Espanha, onde apontou o único golo da seleção helvética, Zeki Amdouni prepara-se para regressar ao Benfica, sendo que a estreia pode acontecer no próximo fim-de-semana frente ao Santa Clara


Nesse sentido, esta terça-feira dia 10 de setembro, o diário desportivo A Bola falou com Tim Guillemin, jornalista desportivo do jornal suíço Blick, sobre a mudança do atacante de 23 anos para o Benfica, depois de ter estado ao serviço do Burnley na temporada transata. 


“É um futebolista muito forte mentalmente. Basta olhar para o jogo contra a Espanha para o perceber. Toda a gente dizia que ele estava sem ritmo e que não conseguia fazer a diferença, porque foi para o Benfica muito tarde no mercado e não fez pré-época, mas foi o melhor em campo pela Suíça”, começou por dizer ao diário desportivo. 


Já sobre a chegada ao Benfica, Tim Guillemin acredita que esta mudança será “diferente”, uma vez por se tratar de um “clube gigante”: “Tenho receio de que seja um clube demasiado grande para ele, mas deixa-me dizer-te, sempre que eu e outras pessoas pensámos que ele estava a dar um passo demasiado grande, ele provou-nos errados», explicou. 

Na temporada 2024/2025, Zeki Amdouni atualmente avaliado em 12 milhões de euros – disputou duas partidas, jogando apenas 33 minutos, que bastaram para registar um remate certeiro, com a camisola do Burnley. Na época transata, o avançado alinhou em 37 encontros, somando seis golos e uma assistência. 


É de referir que, Zeki Amdouni mudou-se para o emblema inglês, que na altura competia na Premier League, num negócio a rondar os 18 milhões de euros, abandonando o Basileia. O avançado já representou clubes como o Lausanne Sport, o Stade Lausanne e o Etoile Carouge, da Suíça. 


Futebol

Orkun Kokçu diz adeus à Turquia e regressa ao Benfica com um desejo

Médio dos encarnados vai reintegrar a turma de Bruno Lage, conhecendo, pela primeira vez, o novo técnico do Clube da Luz

Kokçu regressa ao Benfica com um desejo para Bruno Lage
Kokçu regressa ao Benfica com um desejo para Bruno Lage

  |

Icon Comentário0

A preparação do Benfica para o encontro com o Santa Clara já começou, ainda que o plantel de Bruno Lage não esteja completo. Depois de ter estado ao serviço da seleção da Turquia, Orkun Kokçu regressa com um desejo. 


De acordo com informações adiantadas pelo jornal Record, esta terça-feira, dia 10 de setembro, o médio turco pretende regressar às funções que assumia quando representava o Feyenoord, fazendo dupla com Fredrik Aursnes. A mesma fonte garante que a mudança de treinador, com Bruno Lage a assumir o plantel principal do Benfica, traz esperanças ao meio-campista de poder cumprir este desejo. 


"A expectativa é voltar, de certo modo, à fórmula que resultou na Holanda, em 2021/2022. Isto porque foi no Feyenoord que o turco e o norueguês atuaram lado a lado. E esta é uma ideia apreciada pelo próprio Aursnes. Como o nosso jornal já revelou, o nórdico prefere jogar no meio-campo, ainda que com Roger Schmidt tenha atuado em várias zonas do terreno, desde lateral-direito a extremo-esquerdo", pode-se ler no diário desportivo mencionado acima.


É de referir que a dupla do Feyenoord acabou no ano a seguir, altura em que Aursnes, que chegou aos 100 jogos, recentemente, pelo Benfica, rumou ao Clube encarnado. Na temporada seguinte, foi a vez de Orkun Kokçu reforçar o Glorioso, integrando o plantel de Roger Schmidt, que, à data, era o treinador principal dos encarnados. 

Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçuatualmente avaliado em 27 milhões de euros – foi opção de Roger Schmidt em quatro embates, tendo feito, nos 246 minutos totalizados, o gosto ao pé e assistido os colegas numa ocasião. Em 2023/24 o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.


Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Orkun Kokçu diz adeus à Turquia e regressa ao Benfica com um desejo
Futebol

Orkun Kokçu diz adeus à Turquia e regressa ao Benfica com um desejo

 

Icon Comentário0
Ex Porto vai 'trocar' Rafa e João Mário! Antigos atletas do Benfica despedem-se de colega
Futebol

Ex Porto vai 'trocar' Rafa e João Mário! Antigos atletas do Benfica despedem-se de colega

 

Icon Comentário0
Alerta, bilhetes! Boavista está com ‘vontade’ de defrontar o Benfica e já há ingressos à venda
Futebol

Alerta, bilhetes! Boavista está com ‘vontade’ de defrontar o Benfica e já há ingressos à venda

 

Icon Comentário0