Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0Ficou para a história do desporto português a participação épica de Portugal no mais recente Campeonato do Mundo de Andebol, realizado na Noruega. Os Heróis do Mar, alcunha dada à seleção nacional da modalidade criou momentos inesquecíveis atrás de momentos inesquecíveis até alcançar um inédito quarto lugar na prova, perdendo apenas com a Dinamarca (meia-final) e contra a França (3ºs e 4ºs lugares). Gustavo Capdevile, guardião do Benfica, foi um dos grandes destaques da equipa das quinas.
Numa notícia publicada no site oficial dos encarnados, o Glorioso mostrou a festa que se fez no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, aquando da chegada dos Heróis do Mar, após uma participação memorável no Mundial da modalidade. Aos microfones da BTV, que marcou presença para assistir à chegada da Seleção, Capdeville não escondeu a felicidade perante esta participação, mas ao mesmo tempo garantiu que o sonho não fica por aqui.
Considerado um dos melhores atletas do Campeonato do Mundo, o camisola 41 começou por dizer que a equipa queria muito ficar no pódio, mas assegura que no futuro será possível, “Queríamos muito trazer a medalha, não conseguimos, mas num futuro próximo vamos conseguir. Trabalhamos para isso há seis, sete anos”, começou por dizer. Considerou que a participação foi ótima, mas que os Heróis querem mais do que o quarto lugar, “Foi histórico, mas queremos mais”, acrescentou.
No encontro referente à atribuição do terceiro e quarto classificado do Mundial, onde infelizmente a França derrotou a armada lusitana por 35-34, Gustavo Capdeville, habitual titular na equipa de andebol do Benfica, foi consagrada como o MVP do jogo. O português somou 11 defesa frente aos gauleses, apresentando uma eficácia de 31%. No final da partida, o camisola 41 das águias recebeu o galardão das mão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A cumprir a sexta temporada na equipa principal do Benfica, o guardião de 27 anos é produto da formação encarnada, tendo cumprido todos os patamares das escolas de andebol do Glorioso. Com seis anos de águia ao peito no plantel A, Gustavo Capdeville já alinhou em 207 partidas oficiais pelo Glorioso, onde já celebrou a conquista de uma Liga Europeia de Andebol, duas Supertaças e uma Taça de Portugal.
Mercado de transferências esteve ao rubro no Estádio da Luz, com a estrutura encarnada, liderada pelo Presidente, a garantir inúmeros atletas
|
0A estrutura do Benfica praticamente não dormiu n dia de fecho do mercado de transferências de inverno. Além das várias entradas e saídas registadas na equipa de futebol dos encarnados, as águias também estiveram muito ativas na aquisição de atletas para aumentar o leque de opções da seção de andebol do Glorioso. Segundo que o jornal Record apurou, o dirigente máximo do Clube da Luz teve um dia frenético no que diz respeito a movimentos do mercado e assegurou a contratação de dois atletas que irão reforçar a modalidade das águias.
Como o próprio diário desportivo informou, os atletas em questão só irão chegar ao pavilhão da Luz no início da próxima temporada. O primeiro de dois reforços é Rangel de Rosa, guarda-redes internacional brasileiro de 28 anos, que esteve em grande destaque no recente Mundial da modalidade, ao ajudar o Brasil a alcançar um histórico sétimo lugar na prova. O guardião canarinho irá chegar ao Clube da Luz, oriundo dos franceses dos Saint-Raphael.
O segundo atleta que está a caminho do Benfica, trata-se do jovem atleta espanhol Álex Barbeito. O central, de apenas 23 anos, está atualmente a representar um emblema da liga francesa, tal como o novo guardião encarnado, o Créteil, no entanto, o defesa espanhol só irá estar de águia ao peito durante uma temporada, uma vez que chega emprestado do Barcelona.
Com a chegada de Rangel de Rosa, o dono da baliza encarnada, Gustavo Capdeville irá contar com uma competição de peso. Tal como o brasileiro, o camisola 41 do Glorioso também esteve em grande destaque no Campeonato do Mundo de Andebol, onde os Heróis do Mar alcançaram um histórico quarto lugar na competição. No que diz respeito a saídas, está de partida a dupla húngara, constituída por Kristóf Palasics e Egon Hanusz. O guarda-redes irá assinar pelos alemães do Madgeburg, tal como o central e compatriota.
Recorde-se que, no que toca à agenda do andebol do Benfica, o Glorioso volta à quadra para medir forças com o Águas Santas. O duelo, que será disputado no Pavilhão Nº 2 da Luz, está agendado para o próximo sábado, 8 de fevereiro, pelas 17h00. O encontro vai valer para a jornada 19 do Campeonato Nacional.
Guardião do Benfica foi novamente titular pela equipa nacional, onde assinou mais uma bela exibição, apesar dos franceses terem triunfado
|
0Chegou ao fim a participação no Mundial de Andebol, realizado na Noruega. Depois de terem caído aos pés da Dinamarca na meia-final, por 40-27, os Heróis do Mar perderam por 35-34, diante a França, na partida de atribuição dos terceiros e quartos classificados da prova. Apesar do desaire tangencial, a equipa assinou uma exibição brilhante, incluindo Gustavo Capdeville, guardião do Benfica.
O guarda-redes do Clube da Luz tem sido o titular indiscutível entre os postes da Seleção Nacional, vindo a somar grandes exibições, incluindo no encontro desta tarde, domingo, 2 de fevereiro, frente ao conjunto francês. O camisola 41 das águias foi um dos destaques, tal como já tinha sido frente a Espanha, onde realizou defesas soberbas, permitindo que o Heróis do Mar fechassem uma qualificação inédita para os quartos de final do Campeonato do Mundo.
A partida entre as duas seleções foi bastante renhida, com ambas as equipas a dividirem o protagonismo em fases distintas da partida. Nos 30 minutos iniciais, a formação gaulesa teve maior eficácia e foi para o intervalo com uma vantagem de dois golos, com o marcador a registar 19-17 a favor dos franceses. Na segunda parte, Portugal puxou dos galões e conseguiu igualar a partida, no entanto, nos momentos cruciais, os Heróis do Mar hesitaram e, apesar de terem vencido o parcial por 17-16, foi insuficiente para levar o encontro para o tempo extra.
Recorde-se, que a equipa das quinas realizou uma participação épica nesta edição do Mundial da modalidade, amealhando elogios de toda a comunidade internacional de andebol. A participação lusa começou com os triunfos iniciais contra os Estados Unidos, Brasil e Noruega. Depois, seguiu-se o Main Round, onde os Heróis do Mar alcançaram os históricos quartos de final, após um empate com a Suécia e triunfos sobre Espanha e Chile.
Na ronda a eliminar, Portugal conseguiu fazer novamente História e superou a favorita seleção da Alemanha, após um golo especial a ser apontado a três segundos do fim do tempo extra. Infelizmente, o sonho ficou por aí, ao cair nas meia-final, diante a tricampeã, Dinamarca. Após uma participação histórica, os Heróis do Mar preparam a qualificação para o Campeonato da Europa, que irá começar no próximo mês de março.
Atleta das águias fez milagres na baliza e ajudou a seleção a conquistar mais uma vitória para avançar as semi-finais da competição
|
0Na tarde de quarta-feira, Portugal venceu a Alemanha por 31-30 no campeonato Mundial de Andebol, avançando assim, para as semi-finais do torneio. A seleção nacional bateu os alemães no prolongamento com um golo de Martim Costa, quase no último segundo de jogo, que desempatou a partida e carimbou o passaporte português para a próxima fase. Destaca-se a exibição de Capdeville, guardião do Benfica.
Entretanto, como diriam os especialistas, uma grande equipa começa sempre por um bom guarda-redes. Em Portugal não é diferente e o guardião do Benfica, Gustavo Capdeville, fez milagres na partida de ontem e evitou o que poderia ter sido a eliminação dos lusos na competição. O Benfiquista já havia sido destaque no confronto contra a Espanha.
O triunfo de Portugal no confronto foi histórico não só pela classificação, mas também pelo registo do duelo. Foi a primeira vez em seis anos que a equipa das Quinas venceu a Alemanha no andebol, sendo que turma portuguesa ainda não perdeu na competição, somando oito vitórias e um empate.
A turma de Paulo Pereira contou com exibições tremendas de vários jogadores, entre eles o jovem Kiko Costa, melhor marcador de Portugal no confronto com oito golos. Iturriza fez balançar as redes sete vezes, Martim Costa quatro, Pedro Portela quatro, Antonio Areia dois, Luís Frade dois e Salvador Salvador dois. Além disso, também apontaram um tento Leonel Fernandes e Rui Silva.
O próximo desafio para Portugal fazer história, irá acontecer amanhã, dia 31 de janeiro, contra a Dinamarca as 19h30. Vale recordar que caso a equipa vença os dinamarqueses está apurada para a próxima fase do Mundial de Andebol, que é a grande final, agendada para dia 2 de fevereiro, as 17h00
Veja aqui o milagre de Capdeville: