Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Com futuro tremido no Benfica, testes revelam causa das lesões de Renato Sanches

Imprensa dá conta da razão dos problemas físicos constantes do médio, que está a terminar empréstimo ao serviço do Clube da Luz

Glorioso 1904
Glorioso 1904

24 Jun 2025 | 06:51 |

Icon Comentário0

Renato Sanches continua com a incerteza se irá continuar a envergar o Manto Sagrado depois do Mundial de Clubes, mas nem tudo são más notícias. Isto porque testes realizados recentemente revelam o que poderá ser a principal razão para os constantes problemas físicos do médio do Benfica. Em causa estará a não produção de uma proteína necessária para evitar lesões musculares. 


O jornal Record dá conta desta informação, na edição desta terça-feira, 24 de junho, garantindo que a verdadeira razão é o facto do organismo de Renato Sanches não conseguir produzir em quantidade suficiente uma proteína necessária para evitar problemas musculares dos atletas de alta competição. Essa proteína chama-se colagénio e a incapacidade do corpo produzir esta proteína acaba por trazer um problema grave. 


Em declarações ao diário desportivo mencionado acima, Henrique Jones explicou melhor as consequências: "O que acontece é que se temos um atleta que faz varias lesões continuas, sobretudo musculares, e não se deteta uma causa direta para isso - se tem boa alimentação, treinos cuidados, uma recuperação cuidada e não se percebe porque é que este atleta pode ter este tipo de lesões repetitivas - uma das coisas que pode acontecer é ter uma quantidade inferior ao normal de colagénio tipo 1 nos músculos e articulações".


"O colagénio é como se fosse o cimento do músculo e uma casa, se tem menos cimento, fica mais frágil. Neste caso, há uma maior fragilidade muscular. Isto consegue ver-se através de biópsias, onde se percebe a quantidade de colagénio que tem e deveria ter", deu conta ainda o especialista, que não fica "surpreendido" pelo facto de só se ter descoberto agora que Renato Sanches sofre deste problema. 

"Não me surpreende é que isto costuma ser mesmo o último recurso. É muito raro optarmos por estes tipos de teste de diagnóstico. É o ultimo passo. Existem alguns exames analíticos, mas o diagnóstico em que se tem maior certeza é através de biópsias e é nesse contexto que se consegue ver os níveis quantitativos e qualitativos de colagénio no músculo", apontou o clínico, que explica, também, que a suplementação nem sempre tem o sucesso pretendido: "Estes casos são devem-se muitas vezes a alterações genéticas", apontou Henriques Jones.


"É possível administrar suplementos de colagénio, mas temos uma dificuldade. Se for por via oral, tem pouca absorção a nível do estômago. Muitas vezes o que se utiliza é colagénio injetável. É uma pratica comum neste tipo de casos, mas sem ter uma certeza absoluta se vai resultar. Mas é uma atitude terapêutica racional neste tipo de casos", completou o especialista. 

Esta nova revelação dá ainda mais boas notícias. Agora, com a devida suplementação, o médio do Benfica poderá resolver este calvário que o tem assombrado nos últimos anos. Refira-se que, atualmente, Renato Sanches cumpre empréstimo na Luz, mas ainda não se sabe se Rui Costa irá avançar com uma contratação ou uma nova cedência, depois do Mundial de Clubes. 

Renato Sanches, na temporada desportiva de 2024/2025, com o Manto Sagrado do Benfica atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença em apenas 20 encontros pelos encarnados: quatro na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Betclic, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Ao todo, o craque somou 557 minutos dentro das quatro linhas, contando com um golo, mas nenhuma assistência de águia ao peito em 2024/25.

Reveja aqui o golo de Renato Sanches no jogo contra o Auckland City FC:

  


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - A sete pontos da liderança, Rui Costa avisa Mourinho e plantel do Benfica

Nos bastidores do emblema encarnado, dirigente máximo das águias fez questão de passar uma mensagem inequívoca ao plantel

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa continua a acreditar que o Benfica pode conquistar o título nacional e deixa aviso a Mourinho e ao plantel
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa continua a acreditar que o Benfica pode conquistar o título nacional e deixa aviso a Mourinho e ao plantel

13 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Rui Costa continua a acreditar que o Benfica pode conquistar o título nacional, apesar da desvantagem atual de sete pontos para o primeiro lugar, sabe o nosso Jornal. O Presidente encarnado transmitiu internamente que a luta está longe de estar encerrada e que, enquanto houver pontos em disputa, o Clube não abdica do objetivo de ser campeão.


Nos bastidores da Luz, o dirigente máximo das águias fez questão de passar uma mensagem clara ao plantel: a crença no título é total, mas a margem de erro é inexistente, deixando o aviso de que há tolerância zero para facilitismos, exigindo máxima concentração, compromisso e regularidade competitiva.


O Presidente acredita que tanto o Porto como Sporting ainda irão perder pontos nas jornadas ainda em disputa. A convicção da estrutura passa pela ideia de que os rivais continuarão a ter oscilações e que a diferença atual pode ser encurtada se o Benfica fizer a sua parte dentro de campo.


Ainda assim, a mensagem é inequívoca: os encarnados não podem falhar. Rui Costa - que vai renovar com três futebolistas - entende que qualquer deslize poderá ser definitivo na corrida pelo título e, por isso, reforçou junto do grupo e de José Mourinho que cada jogo deve ser encarado como uma final.

Recorde-se que o emblema encarnado entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.



Futebol

Oficial! Sterling foi apontado ao Benfica, mas vai rumar a clube que Mourinho eliminou da Champions

Após ter recentemente rescindido com o Chelsea, por já não fazer parte dos planos do emblema londrino, extremo inglês assinou com nova equipa

Anteriormente apontado ao Benfica, Raheem Sterling prepara-se agora para assinar com o Feyenoord, após ter rescindido com o Chelsea
Anteriormente apontado ao Benfica, Raheem Sterling prepara-se agora para assinar com o Feyenoord, após ter rescindido com o Chelsea

12 Fev 2026 | 18:08 |

Icon Comentário0

Raheem Sterling - jogador que foi apontado ao Benfica - vai prosseguir a carreira no Feyenoord, sob o comando de Robin Van Persie, tendo assinado até ao fim da época. De recordar que o emblema de Roterdão foi afastado da Liga dos Campeões na terceira pré-eliminatória ao perder com o Fenerbahçe, de José Mourinho (6-4 no agregado).


Robin Van Persie: "O seu currículo no futebol fala por si só"


"Naturalmente, é uma conquista fantástica termos conseguido convencer um jogador do calibre do Raheem a assinar connosco. O seu currículo no futebol fala por si só: é um jogador cujas qualidades podem, sem dúvida, mudar o resultado de uma partida, e estou convencido de que será um reforço valioso para a equipa enquanto trabalhamos para alcançar os nossos objetivos na segunda metade da temporada", comentou Van Persie, aos meios de comunicação do Feyenoord.


Recorde-se que o Chelsea pagou pagou 56 milhões de euros pelo passe de Sterling em 2022. Nos dois anos seguintes, o avançado teve quatro treinadores – Thomas Tuchel, Graham Potter, Frank Lampard e Mauricio Pochettino –, fez 81 jogos e marcou 19 golos. Mas com a chegada da época 2024/25, Enzo Maresca deixou claro que o extremo inglês não fazia parte dos seus planos.

Na época passada, o futebolista foi cedido pelo Chelsea ao rival Arsenal e fez um golo e cinco assistências em 28 jogos. O último encontro oficial do inglês foi a 25 de maio de 2025, na vitória dos gunners frente ao Southampton, para a Premier League.


Aos 31 anos, Raheem Sterling que conta com passagens por Liverpool, Manchester City, Chelsea e Arsenal, segue agora para uma nova experiência, a primeira fora de Inglaterra. O Feyenoord ocupa o segundo posto da Eredivisie, com 42 pontos, a 17 do líder PSV.

Confira a publicação feita pelo Feyenoord:


Futebol

Ex vice presidente do Benfica quer 'vingar' empate da primeira volta: "Vai dar para ganhar"

Depois de terem perdido pontos para os açorianos em setembro, águias parecem estar cientes do objetivo principal; Clubes defrontam-se novamente esta sexta-feira

Benfica tem agora a oportunidade de agarrar os primeiros três pontos frente ao Santa Clara esta temporada, no campeonato
Benfica tem agora a oportunidade de agarrar os primeiros três pontos frente ao Santa Clara esta temporada, no campeonato

12 Fev 2026 | 18:03 |

Icon Comentário0

O Benfica prepara-se para defrontar o Santa Clara, equipa que roubou os primeiros pontos aos encarnados, na Liga Portugal Betclic. Na primeira volta, os açorianos conseguiram um empate (1-1) na Luz, graças a um golo de Vinícius Lopes aos 90+2', depois de três triunfos consecutivos no arranque do campeonato, com E. Amadora (1-0), Tondela (3-0) e Alverca (2-1).


Gaspar Ramos: "É suficiente para ganhar"


Gaspar Ramos, antigo vice-presidente para o futebol do Clube, vê um atitude diferente nos comandados por José Mourinho, confiando no possível triunfo de amanhã. "Mesmo jogando à Mourinho vai dar para ganhar", afirmou, confiante, em recentes declarações ao jornal Record.


Vale a pena lembrar que, em setembro, Pavlidis colocou o Benfica em vantagem, aos 59', depois de Gabriel Batista ter defendido um cabeceamento de Otamendi. No entanto, o pior estava para vir. Em período de compensação, um erro do capitão das águias, regressado da seleção, ao falhar o atraso de cabeça para Trubin, deixou Vinícius Lopes isolado, que não perdoou.

Na altura, o capitão encarnado recorreu às redes sociais para comentar o 'tropeço'. "Numa jogada de m..., surgiu o empate. Cometi um erro. Eu assumo!", afirmou o central argentino, que hoje completa 38 anos. No final desse desafio, Otamendi - que foi recentemente elogiado por antigo treinador - pediu desculpas ao adeptos e acabou por ser aplaudido.


Recorde-se que o Benfica entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Mesmo a milhares de quilómetros, ex Benfica não esquece aniversário de Otamendi
Futebol

Mesmo a milhares de quilómetros, ex Benfica não esquece aniversário de Otamendi

12 Fev 2026 | 16:32

Icon Comentário0
Otamendi faz 38 anos! Treinador argentino admira capitão do Benfica: "Um grande profissional"
Futebol

Otamendi faz 38 anos! Treinador argentino admira capitão do Benfica: "Um grande profissional"

12 Fev 2026 | 16:01

Icon Comentário0
Fredrik Aursnes falha Santa Clara - Benfica e não só; Médio é baixa de peso
Futebol

Fredrik Aursnes falha Santa Clara - Benfica e não só; Médio é baixa de peso

12 Fev 2026 | 16:48

Icon Comentário0