Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Com milhões à mistura, Benfica deixa Sporting e Porto a 'comer pó'

Clube da Luz consta em lista do Observatório de Futebol sobre os negócios de jogadores contratados pelos emblemas

Benfica é o quinto clube com maiores receitas em vendas de jogadores não formados
Benfica é o quinto clube com maiores receitas em vendas de jogadores não formados

11 Dez 2024 | 17:06 |

Icon Comentário0

O Observatório do Futebol, mais conhecido como CIES, divulgou durante o dia de hoje, 11 de dezembro, um estudo onde deu a conhecer o ranking dos clubes que mais faturam e lucram com as transferências de jogadores, mas apenas os que foram contratados, não entrando para as estatísticas a vendas de futebolistas da formação. O estudo teve em conta todos os negócios realizados a partir de 2015, até à data. Entre os emblemas mais lucrativos, surge o nome do Benfica que, ocupa o quinto lugar no ranking apresentado pelo CIES.


No topo da classificação surgem os franceses do AS Monaco, um dos adversários do Glorioso na Champions [vitória das águias por 3-2]. Os monegascos foram o emblema que mais receita gerou, desde 2015, com a venda de ativos do plantel de futebol. No total, o emblema do principado viu entrar nos cofres do clube 766 milhões de euros. No entanto, são os franceses do Lille que apresentam a maior margem de lucro entre compras e vendas de atletas. O emblema francês apresentou um lucro de 234 milhões de euros, depois de 617 milhões em vendas e 384 milhões em aquisições. O Monaco só teve um lucro de 105 milhões de euros. 


O Benfica surge na quinta posição do ranking do CIES, com uma receita de 605 milhões. As águias ficam atrás de emblemas como o Ajax (683 ME), o RB Leipzig (677 ME) e o Lille (618ME). O estudo apresentado pelo Observatório do Futebol ainda conta com a presença dos rivais da Luz, Porto (337 ME) e Sporting (326 ME). Os dragões e os leões surgem no 16º e 17º lugar respetivamente.


O Clube da luz conta com o sexto melhor saldo no coeficiente entre compras e vendas. As águias somaram, desde 2015, um total de vendas de 605 milhões de euros e no mesmo período, os encarnados investiram 371 milhões de euros em ativos par o plantel do Glorioso, feitas as contas, as águias têm um lucro de 234 milhões de euros. Com este resultado, o Benfica fica bem acima do lucro dos rivais, os verdes e brancos aparecem na 13ª posição com 154 ME, já os portistas caem para o 29º posto, com um lucro de 104 ME.

No extremo oposto da classificação e a apresentar saldos negativos, surge primeiro o Paris Saint-Germain, os campeões franceses apresentam um défice de 646 ME, fruto de 1 066 milhões de euros em transferências e de terem apenas somado 420 milhões de euros em vendas. Os franceses são seguidos pelo Manchester United, o emblema de Old Trafford regista um saldo vermelho de 584 ME, depois de registarem 246 ME de vendas, em contraste com os 830 ME em contratações. O pódio é fechado com o Chelsea, o emblema londrino conta com um saldo negativo de 580 milhões de euros.



Futebol

Benfica 'salva' época a Hugo Félix com decisão arrojada

Prodígio formado no Seixal falhou transferência devido à escassez de tempo no último dia de mercado e Rui Costa fez escolha complicada

Sem tempo para ser inscrito pelo Tondela, Hugo Félix viu Benfica rescindir contrato para que o jogador possa ficar livre no mercado
Sem tempo para ser inscrito pelo Tondela, Hugo Félix viu Benfica rescindir contrato para que o jogador possa ficar livre no mercado

02 Set 2025 | 08:58 |

Icon Comentário0

O Benfica rescindiu contrato com Hugo Félix. O médio ia ser reforço do Elche, mas a transferência caiu e o Tondela chegou-se à frente pelo jogador. Todavia, a escassez de tempo não permitiu a inscrição do atleta na Liga Portugal, o que iria hipotecar pelo menos metade da temporada do jovem.


Sem espaço na Luz, Rui Costa decidiu então terminar a ligação de Hugo Félix ao Benfica para que o irmão de João Félix se tornasse jogador livre no mercado. Desta forma, o Tondela conseguirá inscrever o futebolista de 21 anos para a nova temporada.


A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.


Apesar da alteração de última hora nas condições da saída de Hugo Félix, o Benfica salvaguarda metade dos direitos económicos do médio. Nos cofres da Luz fica 50% do passe do atleta, que ainda poderá ter um futuro risonho pela frente.

Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.



Futebol

Lukebakio tem contratempo e não pode jogar já pelo Benfica

Estrutura encarnada estava ciente das condições aquando das negociações com o Sevilha, mas decidiu investir no internacional pela Bélgica

Dodi Lukebakio tem lesão, vai parar três a quatro semanas e vê estreia com a camisola do Benfica ser adiada
Dodi Lukebakio tem lesão, vai parar três a quatro semanas e vê estreia com a camisola do Benfica ser adiada

02 Set 2025 | 08:49 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio é reforço do Benfica. Contratado ao Sevilha no último dia de mercado de transferências, o internacional belga custou 20 milhões de euros, mais 4 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. No entanto, uma lesão atrasa a estreia pelos encarnados.


A estrutura das águias tinha conhecimento do problema físico do jogador, mas, independentemente das mazelas, fechou negócio com os andaluzes. O jornal O Jogo aponta que a lesão é "vista como normal na Luz", mas que irá condicionar o avançado durante três a quatro semanas.


Desta forma, Lukebakio irá, com muitas certezas, falhar a receção do Benfica de Bruno Lage ao Santa Clara, agendada para 12 de setembro, ou o primeiro duelo da fase de Liga da Champions, frente ao Qarabag, no próximo dia 16 do mesmo mês.


Certo é que o jogador vai aproveitar esta pausa de seleções para recuperar, uma vez que ficou fora da convocatória de Rudi Garcia para os próximos compromissos da Bélgica, que enfrenta Liechtenstein e Cazaquistão  - a 4 e 7 de setembro, respetivamente -, na qualificação para o Mundial de 2026.

Dodi Lukebakio foi uma das peças mais influentes do Sevilha nas últimas épocas. Na presente temporada desportiva, o extremo-direito - avaliado em 20 milhões de euros - tem dois encontros oficiais realizados, ambos a contar para a La Liga. Nos 180 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 10 apontou um golo.



Futebol

Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio

Internacional sub-21 por Portugal é um dos muitos talentos referenciados pela estrutura encarnada e Braga elevou exigências para abrir mão do avançado

Roger Fernandes está a ser acompanhado pelo Benfica há vários meses, mas Braga quer 40 milhões de euros
Roger Fernandes está a ser acompanhado pelo Benfica há vários meses, mas Braga quer 40 milhões de euros

02 Set 2025 | 08:35 |

Icon Comentário0

Roger Fernandes está a ser acompanhado pelo Benfica há vários meses. Os encarnados chegaram mesmo a iniciar negociações com o Braga, mas os minhotos dificultaram a saída do jogador. No último dia de mercado, António Salvador rejeitou mesmo uma proposta de 30 milhões de euros, o que afasta as águias.


O Al Ittihad disponibilizou-se para oferecer uma quantia choruda pelo internacional jovem português, mas o presidente do Braga apontou para os 40 milhões de euros da cláusula de rescisão de Roger Fernandes, valor fora das possibilidades do Benfica.


Chelsea e Nottingham Forest também mostraram estar atentos ao extremo e, de acordo com o jornal Record, apresentaram um montante semelhante a António Salvador, ao qual acresciam ainda mais 10 milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos.


Ainda assim, o dirigente máximo do Braga recusou abrir mão de um dos maiores talentos da formação orientada por Carlos Vicens. A intransigência do emblema da pedreira leva a que o Benfica risque o nome de Roger da lista de contratações, apesar de o jovem continuar a ser muito observado.

Em 2024/2025, com a camisola do Braga, Roger Fernandes – avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 48 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, 14 na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. Ao todo, o novo alvo do Benfica registou 3.019 minutos, registando cinco golos e quatro assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Depois da apresentação, Sudakov faz pedido expresso na chegada ao Benfica
Futebol

Depois da apresentação, Sudakov faz pedido expresso na chegada ao Benfica

02 Set 2025 | 07:55

Icon Comentário0
Futuro de Manu Silva sofre reviravolta e Benfica observa com atenção
Futebol

Futuro de Manu Silva sofre reviravolta e Benfica observa com atenção

02 Set 2025 | 07:45

Icon Comentário0
Akturkoglu fala em "recusa" do Benfica e diz ter temido pelo futuro
Futebol

Akturkoglu fala em "recusa" do Benfica e diz ter temido pelo futuro

02 Set 2025 | 07:28

Icon Comentário0