Futebol Formação
Soma e segue! Benfica vence Sporting e é mais líder na Liga Revelação
05 Out 2025 | 12:17
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
14 Jun 2025 | 18:04 |
Depois de se terem consagrado campeões, os iniciados do Benfica foram a jogo, este sábado, 14 de junho, com o Tondela. As águias acabaram por vencer, por três bolas a uma, na 18.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Afonso Baldé (54'), Martim Gomes (56') e Martim Gomes (78' gp) foram os autores dos golos.
O técnico dos encarnados apostou em Gonçalo Terlim, Afonso Baldé, Benjamim Semedo, Gonçalo Silva, Cassiano Silva, Tomás Cordeiro, Raimo Djaló, João Silva, Rúben Marques, Tiago Alves e Martim Gomes no onze inicial. João Faria Rodrigues optou por deixar Edward Syvak, Lisandro Landim, Tomás Pedrosa, Guilherme Leal, Duarte Ferreira, Simão Lopes, Gonçalo Fernandes, Ricardo Sousa e Francisco Wang no banco.
Já o Tondela foi a jogo com Filipe Rodrigues, Bernardo Fonseca, Afonso Pereira, André Peixeira, Rafael Gouveia, Guilherme Lopes, Gonçalo Ribeiro, Simão Cardoso, Martim Gaspar, Guilherme Ornelas e Gonçalo Fernandes. Os suplentes eleitos foram Dinis Figueiredo, Samuel Ferreira, Gil Reis, Rodrigo Neri, Tomás Francisco, Leonardo Monteiro, Tomás Bragança, Martim Ribeiro e Rodrigo Silva.
No que respeita à partida em si, já com o Tricampeonato garantido, os encarnados entraram em campo para cumprir calendário. Depois de uma primeira parte morna e sem golos, o Benfica colocou o pé no acelerador, vendo Afonso Baldé inaugurar o marcador. Martim Gomes fechou a contagem para as águias, tendo bisado no encontro. Gonçalo Ribeiro (60') diminuiu a desvantagem do Tondela.
Recorde-se que, os pupilos de João Rodrigues juntaram no passado dia 8 de junho, o caneco de 2024/25, aos que tinham sido levantados nas duas épocas anteriores. Em 2022/23, os iniciados asseguraram o troféu depois de amealharem 47 pontos. Já em 2023/24, as águias repetiram a proeza, somando os mesmos pontos e deixando o Porto, segundo classificado, ainda mais longe na tabela final.
Este foi assim um ano histórico para a formação do Benfica. Em 2024/25, as águias conquistaram a Taça revelação (sub-23), os Campeonatos Nacionais de sub-19, sub-15 e de sub-14, situação que foi comentada por Rui Costa na AG de ontem, 7 de junho: “Obtivemos a melhor classificação de sempre na equipa B, conquistámos a Taça Revelação nos Sub-23, fomos campeões de Juniores e estamos na frente nos Juvenis e Iniciados. Este pode ser um ano histórico na Formação do Sport Lisboa e Benfica”.
Internacional pelas seleções jovens de Itália esteve em grande plano na última partida feita pelos vermelhos e brancos, a 18 de outubro
19 Out 2025 | 16:35 |
Federico Coletta estreou-se a marcar pelo Clube da Luz, ao apontar um dos golos do triunfo diante do Santa Clara. O internacional pelas seleções jovens de Itália esteve em grande plano partida diante dos açorianos, que se realizou no Seixal. Recorde-se que Coletta foi um dos reforços surpresa do Benfica no último mercado de verão.
O jovem de 18 anos, que chegou proveniente da Roma, foi titular no encontro diante dos insulares e foi responsável por abrir o marcador no Benfica Campus, ainda durante a primeira parte, quando o cronómetro registava 33 minutos de jogo. O segundo tento das águias foi apontado por Stevan Manuel, já para além do minuto 90.
A aposta feita por Vítor Vinha revelou ser bem feita, uma vez que o italiano mostrou ter muita qualidade de jogo e dono de uma técnica refinada. Na jogada que originou o seu golo de estreia, Coletta foi lançado por um dos seus companheiros de equipa e, do lado direito da grande área adversária, o futebolista rematou cruzado, sem dar hipóteses ao guarda-redes do Santa Clara.
Vale a pena recordar que o jovem internacional sub-19 pela Itália, chegou ao Glorioso no início de setembro, depois das águias pagarem 1 milhão de euros à Roma. Com a sua chegada, o atleta foi integrado na equipa de sub-23 dos vermelhos e brancos, onde fez a sua estreia diante do Torreense (triunfo por 1-0), a 20 de setembro,
Visto como um dos maiores talentos italianos, o médio procura afirmar-se com o Manto Sagrado do Benfica. Na presente temporada desportiva, Federico Coletta tem mostrado bons indícios que justifiquem a aposta feita pelo Benfica. Nos 143 minutos em que foi aposta de Vítor Vinha, o camisola 83 realizou dois encontros e apontou um golo.
Depois de um desaire na ronda anterior, jovem formação encarnada deu um passo certo rumo ao título e segue em bom plano na competição
18 Out 2025 | 15:03 |
Terminada mais uma pausa internacional, a equipa de sub-23 do Benfica regressou à competição, onde defrontou o Santa Clara, duelo a contar para a oitava jornada da fase regular da Liga Revelação. Ao fim de 90 minutos de jogo, a formação encarnada bateu os açoriamos por 2-0.
Depois de um desaire ao cair do pano, diante do Farense, as jovens águias estavam mais do que determinadas a darem a volta por fim, a fim de segurarem a liderança na competição. Perante a equipa de São Miguel, Vítor Vinha apostou no seguinte onze inicial: Gonçalo Sobral, Federico Coletta, Martim ferreira, Guilherme Gaspar, Vladimir Mendes, André Gomes, Miguel Figueiredo, João Afonso, Matteo Neves, Olívio Tomé e Gustavo Fereira.
A jogar em casa, no Benfica Campus, a equipa encarnada entrou com mis vontade vencer, perante um adversário que tem dado boas provas de qualidade na presente dição da competição. Numa partida equilibrada, os pupilos de Vítor Vinha foram para o intervalo a vencer por 1-0 fruto de um golo apontado pelo italiano Federico coletta, que marcou o seu primeiro tento pelas águias,
No segundo tempo, o que não faltou foram oportunidades para ambas as equipas chegarem ao golo, contudp, a falta de eficácia e as constantes intervenções dos guard-redes, de ambos os lados, fizeram com que o marcador não sofresse alterações. em cima do apito final, Stevan Manuel dobrou o marc dobrou o marcador para o Glorioso. Ao fim dos 90 minutos, o resultado ficou em 2-0, a favor do Benfica.
Com este triunfo, a equipa de Vítor Vinha regressa aos triunfos, diante do Farense, e segue num bom ritmo. À entrada para mais uma jornada da Liga Revelação, o Benfica reforçou aind amais a liderança na competição, seguindo no primeiro lugar com 24 pontos. O próximo duelo está agendado para 25 outubro, com uma visita ao Estoril Praia.
Encarnados não conseguiram triunfar, num encontro que fica marcado pelo castigo máximo contra as águias já bem perto do final da contenda
13 Out 2025 | 13:13 |
Os sub-23 do Benfica foram, nesta segunda-feira, derrotados na deslocação ao reduto do Farense, por 2-1, isto após o triunfo diante do Sporting. Num encontro em que a turma de Vítor Vinha se encontrava sem inúmeros dos seus habituais titulares, que estão ao serviço das seleções, o golo dos encarnados foi apontado por Francisco Neto, de grande penalidade, aos 72 minutos.
O encontro não começou da melhor maneira para os sub-23 do Benfica. Aos 11 minutos, após a cobrança de um livre direto, Gabriel Cardoso aproveitou um ressalto à entrada da área e disparou para o fundo das redes, apontando um golo de belo efeito, num lance em que Gonçalo Sobral nada podia fazer.
A reação do conjunto de Vítor Vinha surgiu apenas no segundo tempo e já depois do guardião do Benfica ter defendido uma grande penalidade. Aos 72 minutos, Francisco Neto não teve dificuldade em bater o guardião do Farense, com a bola a ir para um lado e o adversário para o outro.
Porém, já em período de descontos, aos 90+4’, e numa decisão muito polémica da equipa de arbitragem, o Farense conseguiu chegar ao golo do triunfo na cobrança de um castigo máximo. Gonçalo Sobral ainda adivinhou o lado, mas não foi capaz de parar o remate de Mohamed Silmi. Com este resultado, o Benfica segue com 15 pontos e pode perder a liderança.
Os sub-23 do Benfica voltam a entrar em campo no próximo sábado, às 13h00, na receção ao Santa Clara, onde o objetivo passa pela conquista dos três pontos. O jogo diz respeito à oitava jornada da Liga Revelação e será disputado no Benfica Campus, com transmissão no Canal 11 e na BTV.