Futebol Formação
De regresso ao Benfica, José Neto exulta conquista de Portugal: "Sonhávamos muito..."
29 Nov 2025 | 14:51
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
14 Jun 2025 | 18:04 |
Depois de se terem consagrado campeões, os iniciados do Benfica foram a jogo, este sábado, 14 de junho, com o Tondela. As águias acabaram por vencer, por três bolas a uma, na 18.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Afonso Baldé (54'), Martim Gomes (56') e Martim Gomes (78' gp) foram os autores dos golos.
O técnico dos encarnados apostou em Gonçalo Terlim, Afonso Baldé, Benjamim Semedo, Gonçalo Silva, Cassiano Silva, Tomás Cordeiro, Raimo Djaló, João Silva, Rúben Marques, Tiago Alves e Martim Gomes no onze inicial. João Faria Rodrigues optou por deixar Edward Syvak, Lisandro Landim, Tomás Pedrosa, Guilherme Leal, Duarte Ferreira, Simão Lopes, Gonçalo Fernandes, Ricardo Sousa e Francisco Wang no banco.
Já o Tondela foi a jogo com Filipe Rodrigues, Bernardo Fonseca, Afonso Pereira, André Peixeira, Rafael Gouveia, Guilherme Lopes, Gonçalo Ribeiro, Simão Cardoso, Martim Gaspar, Guilherme Ornelas e Gonçalo Fernandes. Os suplentes eleitos foram Dinis Figueiredo, Samuel Ferreira, Gil Reis, Rodrigo Neri, Tomás Francisco, Leonardo Monteiro, Tomás Bragança, Martim Ribeiro e Rodrigo Silva.
No que respeita à partida em si, já com o Tricampeonato garantido, os encarnados entraram em campo para cumprir calendário. Depois de uma primeira parte morna e sem golos, o Benfica colocou o pé no acelerador, vendo Afonso Baldé inaugurar o marcador. Martim Gomes fechou a contagem para as águias, tendo bisado no encontro. Gonçalo Ribeiro (60') diminuiu a desvantagem do Tondela.
Recorde-se que, os pupilos de João Rodrigues juntaram no passado dia 8 de junho, o caneco de 2024/25, aos que tinham sido levantados nas duas épocas anteriores. Em 2022/23, os iniciados asseguraram o troféu depois de amealharem 47 pontos. Já em 2023/24, as águias repetiram a proeza, somando os mesmos pontos e deixando o Porto, segundo classificado, ainda mais longe na tabela final.
Este foi assim um ano histórico para a formação do Benfica. Em 2024/25, as águias conquistaram a Taça revelação (sub-23), os Campeonatos Nacionais de sub-19, sub-15 e de sub-14, situação que foi comentada por Rui Costa na AG de ontem, 7 de junho: “Obtivemos a melhor classificação de sempre na equipa B, conquistámos a Taça Revelação nos Sub-23, fomos campeões de Juniores e estamos na frente nos Juvenis e Iniciados. Este pode ser um ano histórico na Formação do Sport Lisboa e Benfica”.
Na noite desta quarta-feira, a formação vermelha e branca esteve em ação em mais um duelo frente a um adversário de um outro país
03 Dez 2025 | 20:58 |
O Benfica somou mais um empate (1–1), desta vez frente ao Nottingham Forest. As formações secundárias do conjunto encarnado e inglês estiveram em ação esta quarta-feira, 3 de dezembro, para a realização da 2.ª jornada da Premier League International Cup, prova que decorre em Inglaterra.
Na pausa para as competições nacionais, a prova serve para as equipas participantes darem a conhecer os jovens futebolistas que atuam nos seus escalões de formação. Tal como Nélson Veríssimo já tinha apontado na sua antevisão ao encontro, é uma oportunidade para dar mais minutos de jogo aos atletas menos utilizados.
Na jornada anterior, o conjunto das águias somou um empate frente aos jovens do Brighton & Hove Albion, emblema que milita na Premier League. Frente ao Forest, o emblema que já conquistou duas Ligas dos Campeões entrou melhor na partida e inaugurou o marcador, por intermédio de Jimmy Sinclair, aos 15 minutos.
Ainda antes do intervalo, o Benfica conseguiu reagir à desvantagem e igualou a partida, graças a uma finalização de Duarte Soares, perto do minuto 40. No segundo tempo, as duas equipas bem tentaram assumir a liderança, contudo, o esférico não encontrou o caminho da baliza.
Com este resultado, o Clube da Luz passa a somar dois pontos na Premier League International Cup, ao cabo de duas jornadas disputadas, ocupando atualmente o terceiro lugar do Grupo C. O próximo compromisso da formação de Nélson Veríssimo será no próximo sábado, 6 de dezembro, na receção à Oliveirense.
Na tarde desta terça-feira, 2 de dezembro, a formação vermelha e branca esteve em ação, somando um resultado importante para as ambições do título
02 Dez 2025 | 17:02 |
Na tarde desta terça-feira, 2 de dezembro, o Benfica esteve em ação ao visitar o reduto do Estrela Amadora. As duas equipas entraram em campo para a realização da 14.ª jornada da 1.ª fase da Liga Revelação, competição referente aos plantéis sub-23. No final da partida, os encarnados saíram a sorrir com um triunfo por 2-0.
Depois de uma pausa na competição, as águias voltaram a estar em ação, decididas a dar uma resposta diferente depois de terem concedido dois empates consecutivos nas jornadas anteriores, frente ao Estoril e União Leiria. Frente aos tricolores, Vítor Vinha apostou no seguinte onze: Arnas Voitinovicius, Juvenal Correia, Diogo Rocha, Dinis Telehovschi, Nilson Semedo, Gil Neves, Isaac Ferreira, Tiago Rodrigues, João Afonso, João Pedro Gonçalves e Gustavo Ferreira.
Apesar de jogarem na condição de visitante, o Benfica não se deixou intimidar pelo adversário, assumindo desde o início o controlo da partida. De facto, foram as águias quem inauguraram o marcador, à passagem do minuto 25, após finalização de João Afonso.
No segundo tempo, o Estrela Amadora, em desvantagem no marcador, arriscou mais e também teve as suas oportunidades. Contudo, a eficácia não marcou presença, tal como no caso do Benfica. Já perto do minuto 85, Gustavo Ferreira fez o 2-0.
Com este resultado, o conjunto de Vítor Vinha coloca um ponto final na sequência de dois empates consecutivos e regressa aos triunfos na competição. Ao cabo de 13 jogos disputados, as águias seguem no 2.º lugar da classificação, com 29 pontos, tendo ainda uma partida em atraso em relação ao Torreense.
No Clube da Luz desde a temporada 2018/19, futebolista mereceu voto de confiança da parte da estrutura e prolongou ligação às águias
01 Dez 2025 | 15:31 |
Francisco Silva renovou o seu contrato com o Benfica. O jovem avançado do Clube da Luz, de apenas 18 anos, entra assim na sua 8.ª temporada de águia ao peito. Depois de rubricar o documento que prolongou a sua ligação ao Glorioso, o atacante fez questão de falar à televisão do clube.
Francisco Silva: "Significa um sentimento de orgulho e de confiança do Clube"
“Significa um sentimento de orgulho e de confiança do Clube. E agora acho que é trabalhar mais, com mais responsabilidade, e atingir objetivos mais altos”, começou por dizer Francisco Silva, jovem formado no SC Beira-Mar e que rumou aos encarnados em 2018.
“No CFT era diferente. Quando fui do Beira-Mar para o CFT senti logo diferença nos treinos. E quando vim para cá, com 11/12 anos, senti mais diferença ainda — ficar longe dos pais... Mas vamos crescendo, a maturidade e a responsabilidade também aumentam”, explicou, em declarações à Benfica TV.
Francisco Silva: "Neste momento é focar na Equipa B, focar na Youth League e trabalhar ao máximo"
De seguida, Francisco Silva fez questão de apontar o melhor momento da sua passagem pelos encarnados: “Acho que a maior recordação foi o primeiro título de campeão nacional nos Sub-17 e depois o segundo título nos Sub-19, logo de seguida.”
“Neste momento é focar na Equipa B, focar na Youth League e trabalhar ao máximo. Para o futuro, é esperar estrear [na equipa principal], primeiro que tudo, e depois ganhar o meu espaço”, concluiu o jovem de 18 anos, revelando qual é o seu novo objetivo de águia ao peito, que já treinou no plantel principal.
De regresso ao Benfica, José Neto exulta conquista de Portugal: "Sonhávamos muito..."
29 Nov 2025 | 14:51
Craques do Benfica estão de volta e Rafael Quintas comenta conquista do Mundial: "Momento incrível"
29 Nov 2025 | 14:26
Benfica aplica 'chapa 4' no campeonato e mantém perseguição ao Sporting
29 Nov 2025 | 13:54