
Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Pavlidis ganha pretendente e arrisca futuro no Benfica
31 Jul 2025 | 19:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
01 Abr 2025 | 16:17 |
Jonas Gonçalves está de parabéns. O antigo avançado do Benfica celebra hoje o seu aniversário e completa 41 anos de vida. ‘Jonas Pistolas’ como era a sua alcunha entre os Benfiquistas, foi uma das figuras mais importantes do plantel encarnado, contribuindo com muitos golos e alegrias.
Nascido na localidade de Taiúva, no estado brasileiro de São Paulo, a 1 de abril de 1984, o canarinho fez toda a sua formação no futebol brasileiro, onde também fez a sua estreia profissional, ao serviço do emblema Guarani, na temporada de 2005, onde ficou apenas um ano antes de rumar na época seguinte ao Santos.
Depois de várias temporadas de grandes exibições no Brasil, foi contratado, em 2010/2011, pelos espanhóis do Valencia. Jogou quatro temporadas no futebol espanhol, num total de 156 jogos e 51 golos. Em 2014, chegou ao Estádio da Luz a custo zero e rapidamente se tornou num talismã ofensivo das águias.
Nas cinco temporadas que envergou o Manto Sagrado, Jonas Gonçalves tornou-se o melhor marcador estrangeiro, superando o grande Óscar Tacuara Cardozo. Além disso, é o recordista com mais golos apontados numa época de estreia, com 31 golos. Ao todo, entre 2014 e 2019, o antigo camisola 17 realizou 183 jogos oficiais, contribuindo com 137 golos e 36 assistências. O brasileiro viria a terminar a sua carreira na época seguinte, devido a uma lesão crónica nas costas.
Deixou o Estádio da Luz com 35 anos de idade e com uma carreira brilhante para trás. Ao serviço do Benfica, o goleador brasileiro contou com um palmarés bastante recheado de títulos: quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira e duas Taças da Liga.
Central dos verdes e brancos desvalorizou derrota frente aos encarnados, garantindo que Clube de Alvalade poderia ter conquistado o primeiro troféu de 2025/26
01 Ago 2025 | 10:13 |
Gonçalo Inácio acredita que o Sporting não teve "eficácia" no duelo da Supertaça. A vitória sorriu ao Benfica (1-0), com golo de Vangelis Pavlidis. O central verde e branco realçou as mudanças feitas no sistema de Rui Borges, garantindo que os leões "lutaram até ao fim".
Gonçalo Inácio: "Estamos a gerir bem as mudanças"
"Estamos a gerir bem as mudanças. A questão não é tática, é de atitude. Estamos confortáveis com estas novas ideias e comprometidos com o trabalho que está a ser feito”, começou por dizer o internacional português, no rescaldo da derrota com o Benfica.
Gonçalo Inácio: "Faltou a eficácia, trabalhámos muito durante o jogo"
"Queríamos a vitória, lutámos até ao fim. Faltou a eficácia, trabalhámos muito durante o jogo, mas não criámos oportunidades de golo suficientes", disse Gonçalo Inácio, antes de abordar a grande mudança no ataque do Sporting.
"Viktor Gyokeres? O Luis Suárez chegou há poucos dias, há que treinar as dinâmicas. Não fiquei magoado pela forma como o Gyokeres saiu. Esclarecemos tudo e estamos bem "Aos adeptos deixo a mensagem para que continuem assim, seguimos todos juntos", concluiu.
Com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, a 10.ª do palmarés, o Benfica procura voltar a vencer mais troféus ao longo da temporada. O objetivo passa por destronar o Sporting, atual detentor do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal.
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol escreveu uma mensagem após o triunfo dos encarnados no primeiro jogo oficial da época
01 Ago 2025 | 10:01 |
O Benfica venceu a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Sporting, na passada quinta-feira, por 1-0. Os encarnados conquistaram o primeiro troféu da temporada 25/26 e Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, felicitou as águias pelo triunfo naquele que foi o primeiro jogo oficial da época.
“Em meu nome, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, felicito o SL Benfica pela conquista da Supertaça Cândido de Oliveira Betano. Parabéns a todos os jogadores, equipa técnica, staff, Direção e adeptos pela vitória na prova”, disse o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, citado pelo site do organismo.
Pedro Proença esteve, naturalmente, a assistir o jogo na tribuna do Estádio do Algarve com Frederico Varandas, presidente do Sporting, sentado à sua direita, e Rui Costa, dirigente máximo do Benfica, à esquerda: "A Federação Portuguesa de Futebol será sempre o denominador comum de integridade e de integração das próprias equipas. Há um reconhecimento hoje de que a Federação Portuguesa de Futebol tem essa capacidade de gerar essa consensualidade e não nos desviamos dela, assumimo-la sem receio".
"Temos aqui dois dos grandes clubes portugueses, um grande festa feita para o adepto. Que seja o pontapé de saída para uma grande época do futebol português, porque temos um talento imenso, nos jogadores, nos treinadores, nos dirigentes, nos árbitros e nesta capacidade organizativa que os seus profissionais – e permitam-me fazer esta vénia ao grande trabalho que vocês fazem. Parabéns a todos, uma grande época para toda a gente", disse Pedro Proença antes do encontro.
O Benfica volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, frente ao Nice, num encontro a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O jogo vai ser disputado em França, e os benfiquistas estão impossibilitados de comprar bilhetes para o setor visitante, devido a sanção da UEFA.
No rescaldo do encontro, que culminou com triunfos dos encarnados, médio argentino destacou ainda apoio dos adeptos e elogiou compatriota da equipa
01 Ago 2025 | 09:50 |
A completar apenas o seu segundo jogo com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea já teve a oportunidade de celebrar o seu primeiro título em Portugal. Na sequência do triunfo frente ao Sporting (1-0), o argentino comentou o momento e mostrou-se muito feliz com a festa e deixou elogios ao grupo e adeptos.
Enzo Barrenechea: “Estou muito feliz, era importante arrancarmos com uma vitória e um troféu”
Após o apito final de Fábio Veríssimo, o novo camisola 5 das águias comentou o primeiro triunfo oficial da temporada, onde salientou que este resultado é importante para todos os elementos dos encarnados: “Estou muito feliz, era importante arrancarmos com uma vitória e um troféu”.
Além disso, Barrenechea fez questão de destacar o empenho do colectivo, deixando algumas palavras de apreço também aos Benfiquistas que se fizeram ouvir nas bancadas: “Creio que o grupo e os adeptos mereciam. As primeiras sensações são muito lindas. Um grupo incrível, um clube muito grande, com adeptos que nos apoiaram durante 90 minutos”.
Enzo Barrenechea: “Todos sabemos da importância que tem fora e dentro de campo. É um exemplo”
Ainda sobre o desfecho do encontro, o centrocampista, que chegou por empréstimo do Aston Villa, destacou a importância de ganhar a Supertaça: “Vinha sem ritmo, vinha de férias, mas vamos recuperando aos poucos. Esta conquista é muito importante para o resto da época. A nível pessoal foi pouca preparação, o grupo vinha do Mundial de Clubes e com ritmo”.
Por fim, o camisola 5 dos encarnados deixou ainda alguns elogios a Nicolás Otamendi, capitão do Benfica: “Todos sabemos da importância que tem fora e dentro de campo. É um exemplo. Os anos não importam, mostra em campo como se fosse um jovem. Temos de seguir esse exemplo”.
Exclusivo Glorioso 1904 - Pavlidis ganha pretendente e arrisca futuro no Benfica
31 Jul 2025 | 19:50
Bruno Lage responde a Rui Borges, após o Sporting - Benfica: "Hoje perdeu"
01 Ago 2025 | 00:13
Richard Ríos e Barrenechea no Benfica? Suplente de Bruno Lage atira: "É fixe"
31 Jul 2025 | 23:56