Futebol
José Mourinho deixa reparo depois do Benfica - Sporting: "Começámos mal..."
05 Dez 2025 | 23:02
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Mai 2024 | 15:57 |
O Benfica está muito atento à situação de Jota Silva, avançado do Vitória de Guimarães que tem encantado os relvados portugueses. Apesar de uma ascensão diferente dos seus colegas de profissão, nunca tendo passado por nenhuma formação de clubes da Liga Portugal, a sua qualidade é inegável. O coordenador de formação do Sousense, João Cunha, conhece de perto o atleta e revelou a forma de ser do atleta, bem como se está pronto para um desafio como o Glorioso.
"Acredito que ele tivesse esta vontade, mas há muitos que sonham, mas são poucos os que chegam lá. Este crescimento repentino é sempre uma surpresa. É um atleta que vem dos distritais e isso não é fácil. É quase como uma utopia. Mas a verdade é que a forma como ele trabalha, como acredita nele e na sua potencialidade, a sua capacidade de resiliência levaram-no a chegar onde chegou. E isso vem da sua estrutura familiar, vem de um contexto de muito trabalho e humildade. E ele é isso. A maioria dos jogadores passam um ou dois anos pela formação de um clube e depois saem. Ele não, esteve quase 10 anos na formação connosco. É um dos nossos", começou por dizer em declarações ao jornal Record.
João Cunha continua abordando o regresso do atleta ao Sousense, na época 2018/2019: "O Jota sai do Paços, pois desceu à segunda divisão e decide acabar com a equipa B. Ele ficou à espera e informaram-no que a equipa B ia a acabar. Ele integrar a equipa principal do Paços nunca foi hipótese que fosse colocada em cima da mesa. Ainda chegou treinar na Sanjoanense, mas depois decidiu que o melhor passo seria mesmo regressar a um sítio onde tivesse possibilidade de jogar. Falámos com ele num dia e passado um ou dois dias aceitou logo. Sabia que aquele seria um ano importante. Sabia que apostaríamos nele, desde que demonstrasse rendimento e viu nisso uma oportunidade".
"Passa muito por aqui. Sempre que pode está cá, tem muita ligação com os amigos de cá. Tem orgulho naquilo que foi e repete muitas vezes que o Sousense o ajudou muito. Foram 10 os anos em que esteve cá, é o primeiro atleta a chegar a patamares tão elevados e ele próprio sente isso com orgulho. Por onde ele passa, todos os clubes o adoram. A humildade e forma de ele estar é algo que cativa qualquer treinador, colega. Mesmo quando não joga, é alguém muito intenso e empenhado", continua sobre o internacional português.
O coordenador de formação do Sousense termina afirmando que Jota Silva está pronto para um desafio como o Benfica ou outro clube de maior dimensão que os vimaranenses: "É um jogador que dá 200 por cento em todo o lado. Podem contar com ele para tudo".
Esta temporada, Jota Silva - avaliado em 5 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - alinhou em 39 partidas, pelo Vitória de Guimarães, onde apontou 15 golos e protagonizou sete assistências. Na época transata, em ano de estreia nos minhotos, foi aposta em 40 duelos, somando quatro tentos e tendo cruzado em quatro ocasiões.
Lateral espanhol não conta para José Mourinho e pode estar de saída. Há vários interessados no concurso do defesa e Rui Costa já definiu o plano de marcha
06 Dez 2025 | 03:00 |
O Sport Lisboa e Benfica está a trabalhar na resolução do futuro de Rafael Obrador tendo em vista a próxima janela de transferências. Segundo apurou o Glorioso 1904 em exclusivo, a estrutura encarnada procura colocar o lateral-esquerdo, que tem sentido notórias dificuldades de afirmação e adaptação desde que chegou à Luz, conforme já tinha sido avançado pelo nosso Jornal.
A solução para o calvário do jogador de 21 anos parece passar pelo regresso ao seu país natal. Existem clubes da La Liga e da segunda divisão espanhola que já manifestaram interesse em contar com os serviços do defesa, vendo nele um potencial por explorar que não tem tido espaço para brilhar em Portugal.
A situação de Rafael Obrador no plantel é delicada. O atleta ainda não somou qualquer minuto sob o comando técnico de José Mourinho, sendo uma carta fora do baralho para o treinador português. As dificuldades de adaptação ao futebol nacional e à exigência tática de um candidato ao título têm sido um entrave à sua progressão na equipa A.
A SAD liderada por Rui Costa não fecha a porta a nenhuma modalidade de negócio, desde que salvaguarde o investimento. O Benfica está disponível para um empréstimo com opção de compra – por um valor superior ao custo de aquisição do jogador – ou até para uma venda definitiva, caso surja uma proposta que agrade financeiramente aos cofres da Luz.
Na equipa principal do Benfica, Rafael Obrador - avaliado em 2 milhões de euros - realizou apenas uma partida, ainda nos tempos de Bruno Lage, diante do Tondela, num triunfo por 3-0, onde até deixou boas indicações. Adicionalmente, o atleta disputou dois encontros pelo conjunto secundário das águias, tendo feito uma assistência.
Perguntas Frequentes sobre Rafael Obrador
Treinador das águias viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
05 Dez 2025 | 23:22 |
José Mourinho explicou estar satisfeito com a atitude apresentada pela equipa do Benfica. O treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o Sporting, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, e no final da partida, falou aos microfones da BTV, na habitual flash interview.
O treinador encarnado começou por ser questionado acerca da entrega da equipa, e foi perentório na sua resposta: "Estou satisfeito. Em jogos destes, é knockout... entras e sofres um golo, é difícil recuperar. A equipa conseguiu isso mesmo".
O Benfica, relembre-se, recebeu o Sporting no Estádio da Luz, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro. Até foram os leões a começar por cima, e a chegar à vantagem por Pedro Gonçalves, mas as águias reagiram, chegaram à igualdade, e estiveram por cima no resto da partida.
Já muito perto do final do encontro, Gianluca Prestianni fez uma falta sobre Geny Catamo, de modo a parar um contra-ataque do Sporting. O VAR interveio na jogada - António Nobre alterou o cartão amarelo que tinha mostrado numa primeira instância para vermelho. José Mourinho não escondeu que esse momento também teve impacto no jogo.
"Apanhamos situações em que o Dedic estava em dificuldade mas não havia outro. O Enzo também, mas o Manu não tinha condições e só o meti quando fui obrigado a meter. A expulsão do miúdo acaba por matar essa coisa que tínhamos preparado para tentar atacar o espaço nos últimos minutos", rematou o treinador do Benfica.
Treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
05 Dez 2025 | 23:11 |
José Mourinho explicou que foi difícil para o Benfica aproveitar os pontos fracos do Sporting. O treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o Sporting, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, e no final da partida, falou aos microfones da BTV, na habitual flash interview.
"Honestamente, falar de fragilidades do Sporting é difícil, mas tentámos explorar algumas das situações que interpretámos como possíveis e eles tiveram muito respeito por nós", começou por apontar José Mourinho, explicando também que os leões se protegeram em relação aos pontos fortes do Benfica.
O treinador do Benfica destacou, depois, o corredor direito do Sporting, composto por Ivan Fresneda e Geny Catamo, que bateram de frente com Sudakov, um dos jogadores mais das águias, que acabou por apontar o golo que deu a igualdade aos encarnados.
"O Fresneda acompanhou sempre os movimentos do Sudakov e o Geny em certos momentos jogou como quinto defesa. Em determinados momentos parecia o Sporting de há anos a jogar com linha de 5", atirou, de seguida, José Mourinho, relembrando a tática utilizada por Ruben Amorim quando orientava os leões.
Relembrar que o Benfica recebeu, e empatou com o Sporting, a uma bola, no dérbi de Lisboa, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões começaram por cima, com golo de Pedro Gonçalves, mas as águias responderam, através de Sudakov, e dominaram praticamente todo o segundo tempo do encontro.