
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Gomes, antigo jogador do Benfica, concedeu uma entrevista ao canal exclusivo do clube, BTV, na sequência da iniciativa 'O Regresso dos Heróis', que consiste em testemunhos dos atletas presentes no Mural dos Campeões. O ex-avançado das águias recordou o golo apontado por Luisão, frente ao Sporting, que foi crucial para a conquista do campeonato, em 2004/05.
"Um jogo com o Sporting, com um golo do Luisão… Não nos deu o título, mas pôs-nos muito perto. Precisávamos dessa vitória. O ambiente no estádio foi fantástico", começou por dizer, relembrando o mítico dia 14 de maio de 2005, dia em que, aos 85 minutos, o antigo central brasileiro cabeceia a bola para o fundo da baliza dos leões.
"Na semana seguinte, fomos ganhar ao Bessa e selámos o campeonato aí. Tivemos de fazer a viagem para Lisboa, chegámos muito tarde, mas esse momento é também um episódio marcante", acrescentou. É de recordar que o tento marcado pelo ex-capitão das águias tornou-se polémico, uma vez que os jogadores do Sporting apontaram uma alegada falta no ato da marcação.
"Não só porque foi o meu primeiro campeonato pelo Benfica, que perseguia há muitos anos, mas também porque chegámos às 3 ou 4 da manhã, e o estádio estava ainda cheio de gente. Entrámos no relvado, mas demorámos muito pouco tempo, pois as pessoas invadiram o estádio com a ansiedade de ver os jogadores e de festejar com a equipa", explicou, ainda, revelando alguns detalhes da conquista do título nacional, na altura.
O ex-internacional português recordou, também, um outro momento marcante que viveu com o Manto Sagrado: o primeiro golo no novo Estádio da Luz. "Não posso fugir desse primeiro dia porque vou ficar ligado a esse momento, de ter sido o primeiro a marcar um golo no novo estádio", afirmou.
Além disso, fez uma viagem ao passado mais recente para falar do golo 200 da carreira, apontado no dia 14 de novembro de 2010. "Foi um momento especial porque estava a atravessar um período difícil, tinha perdido o meu pai há pouco tempo, e também a nível pessoal as coisas não me estavam a correr bem. Estava a ser pouco utilizado… Quando voltei a jogar, depois de o meu pai ter falecido, procurava um golo para lhe dedicar. Sem ele nem a minha mãe, não teria sido o jogador que fui", finalizou.
Nuno Gomes estreou-se no Glorioso em 1997, proveniente do Boavista. Em 2000 foi contratado pela Fiorentina, mas acabou por regressar ao Clube da Luz, jogando até ao final da época 2010/11. No total, alinhou em 399 jogos, onde marcou 166 golos e realizou 50 assistências.
Confira aqui o golo de Luisão:
Camisola 10 dos vermelhos e brancos já reagiu ao momento polémico protagonizado com o timoneiro setubalense no duelo com o Auckland
|
É notícia de última hora! Orkun Kokçu já quebrou o silêncio sobre o momento polémico com Bruno Lage na partida da passada sexta-feira. Em declarações à imprensa nacional, após o triunfo dos encarnados diante o Auckland, o camisola 10 dos vermelhos e brancos reagiu à situação, acabando por comentar a decisão do técnico setubalense.
Orkun Kokçu: "Naquele momento achava que podia ajudar mais a equipa"
"Como jogador, sou uma pessoa que gosta de ganhadora. Tenho uma mentalidade vencedora, quero fazer o melhor pela equipa. E naquele momento achava que podia ajudar mais a equipa", começou por contar o camisola 10 do Benfica em entrevista à DAZN.
Orkun Kokçu: "Quando estou no campo, às vezes perco o controlo e coisas como esta acontecem"
"No final, foi o treinador que tomou a decisão e como jogador tenho de respeitar essa escolha. Já disse várias vezes à Imprensa turca, nas na Imprensa neerlandesa ou na portuguesa, mas quando estou no campo, às vezes perco o controlo e coisas como esta acontecem", acrescentou de imediato Orkun Kokçu sobre a polémica com Bruno Lage no Benfica - Auckland.
"Penso que não sou o único que já passou por isto. É normal isto acontecer no futebol, mas não é bonito e não é o que queremos mostrar, enquanto jogadores do Benfica", concluiu Orkun Kokçu sobre o episódio com o timoneiro setubalense, momento esse que já tinha sido comentado por Bruno Lage na conferência de imprensa após o triunfo.
Na temporada de 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Técnico do Atlético de Madrid está de olho em futebolista que está na lista de compras dos vermelhos e brancos para a nova temporada
|
Diego Simeone promete voltar a fazer a vida negra ao Benfica neste mercado de transferências. De acordo com as informações mais recentes, o timoneiro dos colchoneros está de olho em Ferrán Jutglà, avançado que foi colocado na órbita dos vermelhos e brancos.
Segundo adiantou Ekrem Konur na rede social X (antigo Twitter), o avançado, que pertence aos quadros do Club Brugge, está na lista de compras do Atlético de Madrid. De acordo com o especialista em questões relacionadas com o mercado, o emblema espanhol - que quer levar Nicolás Otamendi para longe do Benfica - pretende assegurar do ponta-de-lança espanhol de 26 anos.
Estes novos desenvolvimentos voltam a fazer soar os alarmes no Benfica. É que depois de ter visto o Arsenal entrar em cena por Ferrán Jutglà, as águias de Rui Costa passam a ter mais competição no negócio do avançado do Club Brugge, dificultando, desta forma, uma possível mudança do futebolista para a Luz em 25/26.
Vale recordar que o setor atacante do Benfica é um dos que deve ter um reforço no verão. Face às saídas de Arthur Cabral e Zeki Amdouni, o Clube da Luz está no mercado para encontra uma nova solução para Bruno Lage, de modo a ter uma alternativa a Vangelis Pavlidis no plantel da próxima temporada.
Na temporada desportiva de 2024/2025, ao serviço do Club Brugge, Ferrán Jutglà - avaliado em 8 milhões de euros - cumpriu 54 partidas: 36 no Campeonato belga, 12 na Liga dos Campeões, cinco na Taça da Bélgica e uma na Supertaça belga. No total, o avançado espanhol de 26 anos, que está na mira do Benfica, registou 2.996 minutos, tendo marcado 14 golos e protagonizado cinco assistências.
Futebolista belga foi apontado aos vermelhos e brancos, contudo os encarnados contam com a concorrência de mais um conjunto
|
Depois de ter sido colocado na órbita do Benfica para reforçar o eixo central da defesa, eis que as novas novidades dão conta que os encarnados não estão sozinhos na corrida por Koni de Winter. Isto porque também o Porto de André Villas-Boas está atento à situação do defesa belga.
Segundo adiantou o Tuttomercatoweb, o conjunto liderado por André Villas-Boas está de olho no futebolista que foi colocado na órbita dos encarnados. Dessa forma, e de acordo com a mesma fonte, o Porto tem Koni de Winter referenciado, podendo mesmo acabar por desviar o central, que pertence aos quadros do Génova, do Benfica, rumando assim o defesa para o Norte do país.
Ora estas informações acabam por deixar Rui Costa em alerta. Segundo a fonte acima mencionada, o nome de Koni de Winter surgiu na mesa dos responsáveis encarnados para suprimir uma possível saída de António Silva do Benfica neste mercado de verão.
O camisola 4 dos vermelhos e brancos é um dos jogadores que Rui Costa pondera abrir mão nesta janela de mercado. De forma a manter Tomás Araújo, o Presidente do Benfica está disposto a 'sacrificar' António Silva - que tem despertado o interesse da Juventus - acabando, Koni de Winter o eleito para colmatar a ausência do internacional português.
Na temporada desportiva 2024/2025, ao serviço do Génova, Koni de Winter - atualmente avaliado em 22 milhões de euros - foi aposta em 26 encontros: 25 na Serie A e um na Taça de Itália. Nos 2.223 minutos em que esteve em campo, o alvo para o eixo defensivo do Benfica, apontou três golos e não realizou nenhuma assistência.
Reveja um dos golos de Koni de Winter, o novo alvo do Benfica: