
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Mateus, no jornal Record, afirmou já se ter enganado sobre muitos jogadores, mas João Neves não deixa margem para dúvidas. Em artigo de opinião, o jornalista confessou que, aos 19 anos não há ponto de comparação para um craque que demonstre o que o atleta do Benfica já demonstrou sempre que entra em campo.
"O futebol é o mais espantosos dos jogos. Por não haver verdades absolutas e por ser sempre capaz de nos surpreender" começa o jornalista. Os primeiros toques na bola que vi de João Neves não me arrebataram. Percebia-se o que queria fazer, porém ainda era figura demasiado frágil, tenra, mal se aguentava em pé. Era preciso pisar o relvado como se estivesse inclinado e aprender primeiro a escalá-lo em vez de correr ou caminhar. Saber como resistir. Hoje, é impossível não ficar boquiaberto perante o que leva para cada partida", escreveu no diário desportivo
A evolução de Neves não tem precedente segundo o cronista: "O crescimento é absurdo. Já não é, aos 19 anos, daqueles que se constrangem com um rótulo ou uma comparação. Já deixou o instinto de sobrevivência para trás. Quer saltar mais do que os outros, aguentar na luta contra os que vierem, recuperar a bola e passá-la rapidamente, chegar perto da baliza e rematar. Do primeiro ao último minuto"
"O que mais encanta é a velocidade com que pensa e decide, bem à frente do que sempre aconteceu neste país. Porque o mau passe leva logo atrás a recuperação, a bola perdida traz colada a reação, o drible curto encaixa à primeira no espaço exíguo e a visão tem aberto, parecendo-o elevar bem acima do próprio corpo, dando-lhe a leitura periférica para passes de rotura", referiu, ainda.
"Com a categoria que apresenta, uma saída do Benfica é, infelizmente, provável: A influência que ganhou não é natural e, não querendo ser novamente injusto com quem nada tem que ver com o assunto, não há termo de comparação. Apreciem, sim, enquanto o temos por perto. A contagem decrescente começou e é imparável" concluiu Luís Mateus.
João Neves - avaliado em 45 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já foi aposta em 47 encontros, onde marcou três golos e assistiu numa única ocasião, sendo peça-chave no meio-campo dos encarnados e um dos atletas mais utilizados por Roger Schmidt, esta temporada.
Na época passada, subiu à formação principal, na segunda metade do ano desportivo, alinhando em 20 encontros, somando um tento e servindo os colegas numa ocasião. Pelas camadas jovens do clube, o médio foi vencedor da UEFA Youth League e da Taça Intercontinental sub-20.
Especialista em questões de mercado confirma saída de futebolista encarnado e dá conta dos valores envolvidos no negócio já fechado
|
Saída de Orkun Kokçu do Benfica está confirmada! Fabrizio Romano revelou todos os detalhes sobre o negócio fechado por Rui Costa e Besiktas. A troco de 30 milhões de euros, o camisola 10 deixa a Luz, depois de não entrar nas contas de Bruno Lage, face à discussão entre ambos durante o Mundial de Clubes.
De acordo com informações apontadas pelo jornalista italiano, o Benfica 'abre mão' de Kokçu por intermédio de um empréstimo, com opção de compra obrigatória, a troco de 25 milhões de euros. Os encarnados ainda recebem mais 5 milhões de bónus, acabando por somar um total de 30 milhões de euros para o Clube da Luz.
As águias negras garantem, assim, a contratação do jogador, que envergou a camisola 10 do Benfica. Ao fim de duas temporadas, Kokçu despede-se da Luz, depois de ter protagonizado um momento polémico com Bruno Lage durante o Mundial de Clubes, tendo discutido com o treinador aquando da ordem de substituição no jogo frente ao Auckland City.
Vale a pena referir que, o Benfica de Rui Costa acaba a reaver o investimento feito na contratação de Orkun Kokçu junto do Feyenoord, em 2023. Com a saída do turco, abre-se mais espaço para que os encarnados continuem as negociações por Thiago Almada, que quer muito rumar à Luz, neste verão.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Confira
Internacional argentino está cada vez mais próximo de envergar o Manto Sagrado, com o processo de negociações a decorrer entre águias e Botafogo
|
Tudo aponta para que Thiago Almada está quase a ficar fechado no Benfica. O médio argentino é uma das prioridades da Direção de Rui Costa para 2025/2026 e já se sabe qual é o valor que está a ser negociado com o Botafogo. A imprensa garante que as águias vão fechar a contratação a troco de 28 milhões de euros.
A CNN Portugal garante que Thiago Almada está mais próximo de ser reforço de verão e integrar o plantel principal do Benfica, durante esta janela de transferências. A proposta que Rui Costa enviou para o Botafogo, que é detido por John Textor, é na ordem dos 28 milhões de euros por 60% do passe do médio argentino.
Os valores acabaram por surpreender por serem altos, contudo, vale a pena recordar que, os cofres da Luz estão próximos de receber verbas elevadas com as saídas de Álvaro Carreras e Orkun Kokçu. O lateral-esquerdo vai rumar para o Real Madrid, a troco de 50 milhões, enquanto o médio turco vai representar o Besiktas, que rende 30 milhões de euros.
Assim sendo, fica a faltar apenas o acordo entre clubes, visto que Thiago Almada está inclinado para reforçar o Benfica. O facto de ter Otamendi, companheiro de seleção, no plantel acaba por ser uma ajuda, depois de Di María ter abandonado a Luz, neste verão, para voltar ao Rosario Central, conjunto onde deu os primeiros passos no futebol.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.
Segundo o que foi avançado pela imprensa nacional, conhecido futebolista tem futuro traçado e tudo acordado com emblema saudita
|
Volte-face no futuro de Bruno Varela, guardião formado no Benfica. Depois de várias semanas com o seu futuro a ser apontado ao Samsunspor, da Turquia, eis que o vitoriano vai deixar Guimarães e viajar para a Arábia Saudita onde, segundo informações avançadas, vai assinar com o Al-Hazm, tornando-se rival de Cristiano Ronaldo.
De acordo com informações adiantadas, recentemente, pelo jornal Record, o internacional por Cabo Verde está quase fechado no conjunto saudita, depois de ter visto goradas as negociações entre os minhotos e o conjunto da Turquia. Assim sendo, o ex-Benfica faz as malas para abandonar o Vitória de Guimarães.
Pelo que a mesma fonte adianta. o guarda-redes, que chegou a ser titular da baliza encarnada, já recebeu luz verde da parte da direção vimaranense para viajar para a Arábia Saudita, de forma a poder ultimar os pormenores do seu novo contrato, que irá assinar com o Al-Hazm, que subiu este ano à 1.ª divisão do campeonato local.
A certeza surgiu depois do ex-jogador do Benfica ter ficado fora do grupo de trabalho, às ordens de Luís Pinto, que já realizou o seu primeiro jogo de pré-época, frente ao Farense. Segundo as informações apuradas, Bruno varela encontra-se a resolver questões burocráticas para depois conseguir viajar para a Arábia Saudita.
Esta vai ser a terceira experiência do guardião de 30 anos no estrangeiro, depois de passagens pelo Valladolid e Ajax. Antes de rumar em definitivo aos vitorianos, Bruno Varela - avaliado em 2,5 milhões de euros - cumpriu toda a formação ao serviço do Benfica, onde chegou ao plantel sénior. Na equipa principal dos encarnados, o guardião realizou 35 partidas oficiais. Com o Manto Sagrado, o guardião conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.