
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Está praticamente fechada a contratação de José Mourinho no Fenerbahçe. O emblema turco já confirmou à comissão de mercado de valores mobiliários que está formalmente em negociações com o treinador português. O antigo técnico do Benfica tem à sua espera um contrato até 2026 (mais 1 de opção) e vai receber cerca de 13 milhões por temporada.
Na capital turca, José Mourinho terá pela frente a missão de acordar o emblema histórico de Istambul, que não consegue conquistar o título de campeão desde a temporada 2013-14. De recordar, o último troféu ganho pelo Fenerbahçe, que terminou esta temporada no segundo lugar do campeonato, foi a Taça da Turquia, em 2022-23, com Jorge Jesus ao leme da equipa.
O técnico português concretizou, assim, o desejo do presidente do clube turco Ali Koç, que já havia dado conta que o futuro de José Mourinho passava exatamente pelo comando técnico do Fenerbahçe. É de referir que Mário Branco, diretor desportivo dos turcos, foi bastante importante no acordo.
Desta forma, depois de ter sido apontado ao lugar de Roger Schmidt no Benfica, José Mourinho volta a sair de Portugal para mais uma aventura internacional. Recorde-se que recentemente José Mourinho recebeu uma proposta de milhões da Arábia Saudita.
Vale relembrar que, José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e a Roma, esta a mais recente, acabando mal, uma vez que o 'Special One' foi despedido, após resultados menos positivos da turma romana.
Futebolista não entra nas contas para a próxima temporada e saída neste mercado de transferências pode ser o caminho escolhido
|
Andrea Falcón pode estar perto de sair do Benfica. A lateral esquerda tem contrato válido com os encarnados até 2026 mas, segundo a imprensa nacional, o clube e a atleta estão a negociar uma desvinculação que é vista como a melhor opção para ambas as partes, devendo o acordo ser alcançado em breve.
A lateral-esquerda chegou ao Benfica em 2023 proveniente do futebol mexicano. Antes de rumar aos encarnados, fez carreira em Espanha e chegou a vencer cinco campeonatos espanhóis e uma Liga dos Campeões, ao serviço do Barcelona e do Atlético de Madrid. Pela seleção campeã do mundo conta com 10 internacionalizações.
Na primeira época de águia ao peito, Andrea Falcón foi um dos destaques da equipa, condizente com o estatuto que chegou. A lateral entrou em campo 34 vezes: 16 na Liga Portuguesa, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e duas na Supertaça. Em 1.751 minutos anotou nove golos e oito assistências e ajudou o Benfica a chegar aos quartos-de-final das competições europeias.
Na temporada 24/25, Andrea Falcón não somou qualquer encontro pois teve de submeter-se a uma artroscopia de revisão de ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo que a afastou durante toda a época passada dos relvados. Devido à falta de ritmo competitivo e por ocupar uma vaga de jogador estrangeiro, o Benfica e a jogadora vêm com bons olhos um desvínculo contratual.
Andrea Falcón pretende recuperar gradualmente o ritmo de jogo, porém o novo treinador da equipa principal de futebol feminino, Ivan Baptista, não perspetiva dar grandes oportunidades à atleta. Se o rescisão de contrato se confirmar, será a primeira saída do Benfica esta temporada. Em termos de entradas, as águias já garantiram a contratação das ex-Sporting, Ana Borges e Diana Silva.
Após abandonar o conjunto da Luz neste verão, avançado terá de lidar com um momento negativo que foi partilhado nas redes sociais
|
Após deixar o Benfica, Zeki Amdouni, avançado que esteve emprestado durante a última época aos encarnados, lesionou-se agora ao serviço do Burnley, de Inglaterra. O craque suíço sofreu uma rotura dos ligamentos cruzados e terá de enfrentar um longo período de recuperação.
O avançado internacional suíço - que mostrou ter saudades do Benfica - já falou sobre a lesão que sofreu através de uma publicação nas redes sociais, na qual agradeceu aos adeptos pelo apoio: "Como podem ver vou estar ausente por uns tempos, só queria agradecer a todos pelas vossas mensagens! Estamos juntos. Volto mais forte".
Antigos companheiros de equipa no Benfica, como é o caso de Orkun Kokçu, que se transferiu para o Besiktas, já fizeram questão de mostrar apoio ao enviar mensagens a Zeki Amdouni. O craque suíço deixou os encarnados pouco antes do Campeonato do Mundo de Clubes, isto depois de ter sido associado a uma permanência na Luz.
Antes de sofrer esta grave lesão, o avançado suíço era falado na Turquia como um dos alvos do Besiktas no mercado de transferências, mas agora, tudo parece ter colapsado. Neste momento, o craque de 24 anos do Burnley encontra-se avaliado em 12 milhões de euros.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Benfica, Zeki Amdouni foi aposta de Bruno Lage em 43 partidas: 11 na Liga dos Campeões, 24 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal e ainda dois na Taça da Liga. Nos 1.372 minutos que disputou, o avançado internacional suíço marcou nove golos e realizou ainda duas assistências de águia ao peito.
Confira aqui a publicação de Zeki Amdouni:
Camisola 47 dos vermelhos e brancos, que tem sido maioritariamente suplente com Bruno Lage, pode abandonar os encarnados neste mercado
|
As sirenes de mercado voltam a soar no Benfica. De acordo as novas informações, Tiago Gouveia pode estar na porta de saída do Clube da Luz nesta janela de transferências, isto porque a Lazio está interessada em garantir os serviços do futebolista que tem sido suplente com Bruno Lage.
Segundo adiantou Luís Coelho na rede social X (antigo Twitter), o camisola 47 dos vermelhos e brancos está a ser pretendido em Itália. De acordo com as informações partilhadas pelo especialista em questões, a Lazio está disposta a ir ao mercado e o nome de Tiago Gouveia é o desejado para reforçar o plantel transalpino para a próxima temporada, aproximando-se assim o craque da saída do Benfica.
Recorde-se que Tiago Gouveia tem sido colocado na porta de saída do Benfica neste mercado de transferências. Depois de ter sido apontado à lateral-direita da equipa de Bruno Lage para a nova temporada, o camisola 47 dos vermelhos e brancos acabou por perder espaço com a chegada de Amar Dedic, que foi oficializado na passada segunda-feira, 14 de julho.
Dessa forma, e numa altura em que vê o seu espaço reduzido no Clube da Luz, Tiago Gouveia pode vir a bater com a porta, acabando por ver com bons olhos a saída do Benfica nesta janela de verão. Como tal, Rui Costa também pode vir a equacionar transacionar o internacional sub-21 por Portugal, de modo a receber um encaixe financeiro pelo futebolista.
Em 2024/25, fruto da lesão que o atirou para fora dos relvados por vários meses, Tiago Gouveia – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas oito encontros pelo Benfica: quatro na Liga Portugal Betclic, três no Mundial de Clubes dois na Segunda Liga e dois na Taça de Portugal. Nos 363 minutos em que esteve dentro das quatro linhas nesta época desportiva, o extremo marcou um golo e fez quatro assistências.
Confira aqui a publicação que dá conta do interesse da Lazio em Tiago Gouveia: