
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
A equipa de basquetebol do Benfica recebeu e venceu, por 97-46, o conjunto do CD Póvoa, no jogo 1 dos quartos-de-final dos playoffs da Liga Betclic. Os parciais da partida foram 24-16, 20-12, 28-8 e 22-10
De destacar as exibições dos encarnados Terrell Carter (15 pontos), Betinho (14 pontos) e Toney Douglas (13 pontos).
O encontro correu sempre de feição às águias, que nunca tiraram o pé do acelerador, destruindo completamente as chances de recuperação da formação do distrito do Porto.
O Glorioso volta a entrar em ação no próximo sábado, dia 13 de maio, com a possibilidade de avançar para as meias-finais da competição, em caso de nova vitória frente aos poveiros.
https://twitter.com/modalidadesslb/status/1656354404788850692?s=20
Encarnados publicaram uma nota de despedida no site oficial do Clube esta terça-feira, 15 de julho, onde deram conta da situação
|
Após a conquista do tetracampeonato, a equipa principal de basquetebol masculino do Benfica já contabilizou quatro saídas. Desta vez foi Ahmaad Rorie, base norte-americano que chegou à Luz no verão passado. O clube informou no site oficial que terminou a ligação com o basquetebolista, de 29 anos.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou ao final o vínculo entre o Clube e o basquetebolista Ahmaad Rorie. O jogador norte-americano ingressou no Clube há cerca de um ano e inscreveu o seu nome na equipa que se sagrou tetracampeã nacional", começou por escrever o clube no site oficial.
Os encarnados despediram-se do jogador com uma nota de agradecimento e perspetiva de uma boa carreira daqui para a frente: "O SL Benfica agradece todo o compromisso, profissionalismo e espírito de equipa de Ahmaad Rorie, desejando ao atleta as maiores felicidades para o futuro".
Ahmaad Rorie chegou ao Benfica em 2024 e, em apenas uma época, tornou-se um dos destaques da equipa que conquistou o tetracampeonato. Em 33 jogos divididos entre competições nacionais e europeias, o base norte-americano apontou uma média de 9,8 pontos e 3,8 assistências. Foi titular nos quatro encontros da final do play-off da Liga Betclic de basquetebol, que viu os encarnados sagrarem-se tetracampeões.
Antes de rumar ao Benfica, o basquetebolista jogou cinco temporadas pela Europa fora, em países como o Chipre, França, Bulgária, Sérvia e Alemanha. Cumpriu os habituais quatro anos de faculdade a representar os Montana Grizzlies. O próximo destino de Ahmaad Rorie é, ainda, desconhecido.
Basquetebolista que passou pelo Benfica e está agora na NBA, revelou o seu futuro na seleção portuguesa com vista ao campeonato da Europa deste ano
|
Neemias Queta, basquetebolista com passagem no Benfica e campeão da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) em 2023/24 pelos Boston Celtics, confirmou que participará ao serviço de Portugal no EuroBasket 2025, que se realiza de 27 de agosto a 14 de setembro. Em declarações à agencia Lusa, o poste português prespetivou aquilo que será a competição.
Neemias Queta: "Representar o meu país vai me ajudar imenso, não só para a seleção como para eu me poder preparar para a próxima época”
“Desde que nos qualificámos, logo no fim do jogo (em fevereiro) falei logo com o Brad Stevens (diretor geral dos Boston Celtics) no dia seguinte e disse que queria vir jogar por Portugal e ele disse que o ideal era mesmo eu vir jogar. Ele quer que nós venhamos jogar para o nosso país, representar o nosso país e acho que me vai ajudar imenso, não só para a seleção como para eu me poder preparar para a próxima época”, começou por dizer.
Portugal qualificou-se para o EuroBasket 2025 e está inserido no "grupo da morte". A formação das quinas vai defrontar a Sérvia, do melhor jogador do mundo Nikola Jokic, a Turquia, da jovem estrela Alperen Sengun, a Letónia, do antigo companheiro de Neemias nos Boston Celtics, Kristaps Porzingis, a Estónia e a República Checa, na estreia do Grupo A, em Riga, a 27 de agosto.
Neemias Queta: "O que não vai faltar é a fome de vencer”
Neemias Queta somou apenas dois jogos na seleção principal portuguesa, mas promete dar tudo no EuroBasket:“Acho que, acima de tudo, temos de ir de jogo a jogo, ser competitivos e tentar ganhar cada jogo. Vamos a isso, não somos favoritos, nem de perto, mas acho que temos, acima de tudo, uma equipe bastante coesa. Estamos há muitos anos a jogar juntos, quer seja na seleção, seja nos clubes e já temos muito entrosamento, o que não vai faltar é a fome de vencer”.
Quando terminar a campanha no EuroBasket, Neemias Queta regressará aos Estados Unidos para representar os Boston Celtics, que na próxima temporada, ao que tudo indica, darão ao poste português a oportunidade de lutar por um espaço no quinteto inicial: "Acho que sempre foi depositada em mim bastante confiança pelo Brad e o Joe (Mazzulla, treinador dos Celtics) e acho que me têm ajudado imenso para evoluir e crescer. Tenho muito trabalho pela frente e o que quer que seja que venha pela frente para o ano, acho que estou bastante preparado, tanto mentalmente como fisicamente, para poder ser um ano de superação para mim”.
Neemias Queta está a caminho da quinta temporada na NBA, as duas últimas nos Boston Celtics, depois de duas nos Sacramento Kings, equipa que o escolheu na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021. Em 2024, sagrou-se campeão. Agora, em 2025, ajudará a seleção portuguesa no EuroBasket. É a terceira participação na fase final em toda a história.
Conforme foi anunciado pelos vermelhos e brancos, Clube revelou que não renovou contrato com atleta que foi peça fundamental no percurso atual das águias
|
É oficial: o Benfica acabou de confirmar que terminou a sua ligação contratual com Raphaella Monteiro, atleta da equipa de basquetebol feminino das águias, Na nota de despedida, o Clube da Luz agradeceu o contributo dado pela brasileira e salientou as suas conquistas de águia ao peito.
“O Sport Lisboa e Benfica informa que terminou a sua ligação com a basquetebolista Raphaella Monteiro”, pode se ler no comunicado emitido pelos encarnados. A basquetebolista terminou assim a sua segunda passagem pelos vermelhos e brancos, depois de ter ajudado as águias a conquistar o bicampeonato nacional.
Esta tinha sido a sua segunda presença nos quadros da Luz, onde entrou no decorrer da época de 2023/24, onde conquistou dois Campeonatos Nacionais, onde foi eleita MVP na final de 2024/25, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça Vítor Hugo, onde também foi eleita a melhor da série.
Antes, Raphaella Monteiro, que considera o Benfica como a sua segunda casa, reforçou a seção de basquetebol dos vermelhos e brancos em 2021, onde também conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal, duas Supertaças, duas Taças da Federação e uma Taça Vítor Hugo (MVP em 2022/23).
No final do boletim informativo, o Clube da Luz deixou uma mensagem de despedida à basquetebolista, onde agradeceu toda a sua dedicação ao Manto Sagrado: “A Raphaella Monteiro, o SL Benfica agradece todo o seu empenho e qualidade enquanto representou as cores do Clube, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro”.