
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Raphaella Monteiro conquistou o bicampeonato de basquetebol e foi eleita a MVP das finais. A atleta do Benfica foi um dos destaques do Clube nesta temporada e, após abordar a continuidade nas águias, em entrevista ao jornal A Bola, falou sobre sua carreira internacional, posto que atingiu no Glorioso.
Raphaella Monteiro - É mesmo viver um sonho, é uma coisa que todos os atletas querem viver, representar o seu país
"Acabou por acontecer e tive anos incríveis na seleção. É mesmo viver um sonho, é uma coisa que todos os atletas querem viver, representar o seu país... Tirando os Jogos Olímpicos, onde ainda não consegui estar presente, são os pontos mais altos da carreira", começou por referir Raphaella Monteiro.
A atleta recordou, ainda, as conquistas com a canarinha, destacando a vitória contra as norte-americanas: "Sim, estive no Panamericano, estive na Copa América, fomos campeãs na Copa América, frente aos Estados Unidos, também um momento indescritível... Não tem como descrever esse sentimento, não?".
A extremo revelou que o seu maior sonho é mesmo marcar presença nas próximas Olimpíadas. "Seria perfeito, claro. Todos os atletas querem estar nos Jogos. Não trabalho focada só nisso, trabalho para melhorar todos os dias. Essas coisas são consequências e momentos. Depende de muitas coisas. Mas, o meu trabalho, a minha parte, eu tenho feito", disse Raphaella Monteiro.
Raphaella Monteiro - O Benfica sempre foi a minha segunda casa em Portugal
"Trouxe a estrutura, mais próximo do que estava habituada na seleção, quando se trabalha a alto nível. O Benfica entrega tudo isso, todos estes anos. Foi incrível, porque dentro daquilo que era possível e que eu pedi, eles trouxeram. O Benfica sempre foi a minha segunda casa em Portugal, desde que aqui cheguei", disse a atleta, que pode estar de saída do Clube da Luz.
Atleta do Clube da Luz deu uma entrevista esta terça-feira, onde abordou a possibilidade de abandonar as águias no próximo mercado
|
Raphaella Monteiro foi um dos destaques da temporada do basquetebol feminino do Benfica. Em entrevista ao jornal A Bola, esta terça-feira, a extremo acabou por abordar o futuro no Clube da Luz, acabando por deixar um 'aviso' a Rui Costa.
Raphaella Monteiro - Ainda não sei o que vai acontecer
"Ainda não sei o que vai acontecer, nada conversado, mas tenho a certeza que esse lugar vai ter sempre o meu coração, vai ser sempre a minha segunda casa, independente do futuro", começou por revelar a jogadora brasileira em entrevista ao jornal desportivo.
"Como atleta temos de procurar o melhor. Aqui é um grande lugar, vou ter sempre um carinho enorme e estes dias foram muito tristes, quando me despedi para ir para o Brasil", prosseguiu a atleta das encarnadas que venceu o prémio de MVP.
"O Benfica tem meu coração, é indescritível ter passado por aqui, estar num clube como este, ter o meu trabalho ser reconhecido, porque querendo ou não trabalhamos para que as pessoas reconheçam o nosso trabalho. Sabemos o quanto isso é importante e faz a diferença. Aqui encontrei isso, um lugar acolhedor e vou ser grata eternamente", acrescentou ainda Raphaella Monteiro que viu o Benfica a conquistar o bicampeonato.
Esta temporada, ao serviço da equipa de basquetebol do Benfica, Raphaella Monteiro foi aposta em 43 encontros: cinco na Euro Taça Feminina, 28 na Liga Betclic, quatro na Taça de Portugal, um na Supertaça, um na Taça Federação e quatro na Taça Vítor Hugo.
Antigo basquetebolista do Clube da Luz foi a jogo contra os New York Knicks, mas foi derrotado e está oficialmente fora da NBA
|
Sem Jayson Tatum a disposição, os Boston Celtics viajaram até Nova Iorque à espera de um milagre frente aos New York Knikcs. O duelo, que ocorreu na madrugada deste sábado, foi o último jogo das meias-finais da Conferência Este da NBA, onde a equipa da casa venceu, no Maddinson Square Garde, por 119-81. Desta maneira, o sonho do bicampeonato para Neemias Queta chegou ao fim.
Antigo basquetebolista do Benfica foi a jogo por 04:22 minutos, tenso sido responsável por dois pontos da sua equipa, somando ainda um ressalto e contribuindo com um roubo de bola. O internacional português foi uma das últimas opções do treinador Joe Mazzulla, sendo que foi o jogador dos verdes e brancos com menos minutos em quadra.
Após perceber que o resultado não era possível de reverter, o técnico dos Boston Celtics permitiu que todos os seus atletas jogassem para se despedir da época 2024/2025. Os 14 jogadores presentes no banco cumpriram no mínimo 4' dentro da quadra, sendo que o melhor marcador foi Jaylen Brown, com 20 pontos.
À semelhança do jogo quatro, o conjunto de Nova Iorque funcionou e não deu hipóteses aos Boston Celtics. O.G Anunoby e Jalen Brunson foram os dois melhores marcadores da equipa da casa, tendo assinalado 23 pontos a favor. Além deles, Karl Anthony-Towns e Mikal Bridges também marcaram mais de 20 pontos, contribuindo nos 119 finais.
Agora, os Boston Celtics veem a temporada chegar ao fim e terão um longo mercado de transferências pela frente. Resta saber então, o que irá acontecer com Neemias Queta na NBA, uma vez que as mudanças no plantel dos verdes e brancos é certa e a permanência do português levanta dúvidas. Enquanto isso, os New York Knicks disputam a final do Este contra os Indiana Pacers.
Antigo basquetebolista do Clube da Luz está em altas na NBA, estando a dar cartas no play-off disputado frente aos New York Knicks
|
Os Boston Celtics estão nas semifinais da Conferência Este na NBA e vão enfrentar os New York Knicks nesta sexta-feira, 16 de maio. Contudo, a liga norte-americana não é a única preocupação para Neemias Queta. Isto porque Mário Gomes já anunciou os 26 pré-convocados para o Eurobasket'2025, que vai ocorrer em Riga, na Letónia, com o poste luso a estar entre os selecionados.
O antigo atleta do Benfica, que vai ter a possibilidade de jogar com outra camisola além da dos Boston Celtics, acaba por ser novidade na lista, já que falhou toda a fase de qualificação por estar a disputar a NBA. Esta situação acaba por ser recorrente, uma vez que nenhum jogador que atua nos Estados Unidos costuma estar disponível para representar seu país durante a temporada regular.
A lista de 26 jogadores, vale destacar, vai ser reduzida a 15 atletas em poucos meses, após uma primeira fase de análise de desempenho. Para avançarem, ou seja, chegarem até os oitavos, a Equipa das Quinas precisa ficar entre os quatro melhores países, tendo de enfrentar difíceis oponentes.
O duas vezes MVP da NBA, Nikola Jokic vai ser um dos adversários diretos de Neemias Queta no EuroBasket. Além dos sérvios, Portugal ainda terá pela frente a Letónia, do seu companheiro de equipa Kristaps Porzingis, a República Checa, a Turquia e a Estónia. Os jogos terão início no dia 27 de agosto, contra os checos.
Assim sendo, o jogador dos Boston Celtics precisa de ser um dos 26 selecionados para enfrentar as seleções europeias. Além de Neemias Queta, os postes que estão presentes na primeira lista são: Cândido Sá (CB Cáceres, Esp), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado Porto), Miguel Queiroz (Porto), Ricardo Monteiro (Vitória de Guimarães) e Sasa Borovnjak (Antibes, Fra). Por norma, além do ex-Benfica, serão convocados mais dois atletas desta lista.