
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
|
A equipa de andebol do Benfica defrontou, esta terça-feira, 8 de outubro, o Kadetten Schaffhausen, acabando por vencer, por 26-25, em jogo relativo à primeira jornada do grupo C da EHF European League 2024/25. Veja AQUI como decorreu a partida.
Jota González, que havia lançado a partida na passada segunda-feira, apostou em Kristóf Palasics, Christopher Hedberg, Bélone Moreira, Egon Hanusz, Ander Izquierdo, Alexis Borges e Miguel Sánchez na formação inicial. Gustavo Capdeville, Gabriel Cavalcanti, Stiven Valencia, Gabriel Sequeira, Edijeso Quaresma, Filip Taleski, Demis Grigoras e João Bandeira foram os suplentes eleitos.
Já a turma suíça foi a jogo com Kristian Pilipovic, Julien Meister, Mehdi Ben Romdhane, Juan Alvarez, Ariel Pietrasik, Zoran Markovic e Patrik Martinovic. Já Julien Meyer, Yari Prince, Torben Matzken, Odin Rikhardsson, David Hrachovec, Donát Bartók, Kassem Awad, Marvin Lier e Luka Maros começaram o duelo no banco.
Os encarnados entraram com o pé direito no BBC Arena, na Suíça, inaugurando o marcador e chegando a ter o dobro dos golos dos suíços. Todavia, antes do intervalo, a equipa da casa conseguiu reduzir a desvantagem, recolhendo aos balneários com o o 12-15 no placard.
Na segunda metade do encontro, as águias acabaram por tirar o pé do acelerador e os suíços entraram mais fortes, com o Glorioso a fazer 2 golos em 10 minutos. No entanto, com destaque claro para Palasics e Alexis Borges, o Benfica não deixou escapar a vitória, tendo motivos para sorrir na Europa, num duelo que foi realmente impróprio para cardíacos.
Depois deste encontro, o Benfica volta à quadra com o foco no Campeonato Nacional, defrontando o Águas Santas, na jornada 8 da Liga Placard. O embate está agendado para sábado, dia 12 de outubro, pelas 15h00.
No que à EHF European League 2024/25 diz respeito, os pupilos de Jota González vão medir forças com o Limoges HB, no Pavilhão N.º 2 da Luz, na terça-feira, dia 15 de outubro, pelas 19h45. O encontro continua a valer para a fase de grupos da prova, com as águias a disputarem a jornada 2.
Após sorteio do Comitê Olímpico de Portugal, Clube da Luz irá visitar os leões em casa primeiro e procura repetir feito conquistado ainda esta época
|
Na passada quarta-feira, 12 de março, o Comitê Olímpico de Portugal realizou o sorteio que ditou os confrontos para a definição do campeão português de andebol esta época. Assim sendo, o Benfica está inserido no grupo A e terá como primeiro desafio uma visita ao pavilhão João Rocha, para repetir o feito que apenas o Glorioso conseguiu em terras lusas esta época: vencer o Sporting.
Os únicos capazes de superarem o conjunto orientado por Ricardo Costa foram os encarnados, num duelo inesquecível que terminou em 38-34 para as águias, na 15.ª jornada da fase regular. Assim, o Clube da Luz tentará vencer novamente os leões no próximo dia 29 de março, na primeira jornada.
O grupo A ainda conta com Marítimo da Madeira, que irá receber o Porto, no outro duelo com equipas que ainda disputam por títulos. Já o grupo B, o Belenenses visita o Vitória de Guimarães em busca de uma vaga europeia, enquanto o ABC Braga e o Águas Santas Milanezas também procuram alcançar o mesmo objetivo.
Já no grupo C, a luta contra a despromoção terá como primeiros duelos Póvoa a receber o Nazaré Dom Fuas, enquanto o Avanca abre as portas de casa para defrontar o Horta. As equipas avançaram a fase final com 50% dos pontos conquistados na fase regular e voltaram aos pavilhões no próximo dia 29 de março.
Vale recordar que o Benfica esteve a investir em grande no mercado de transferências para a modalidade, recentemente, e trouxe um lateral com 57 golos em 2024/25 que promete fazer estragos no Pavilhão Fidelidade.
Confira os melhores momentos do encontro entre o Benfica e o AA Avanca:
Responsáveis do Clube da Luz chegaram a acordo para garantir a vinda de jogador que está ao serviço do emblema da Catalunha
|
É bomba de mercado: Rui Costa arregaçou as mangas e garantiu a contratação de atleta do Barcelona para o plantel de andebol do Benfica. Ao que tudo indica, o negócio está fechado e Javi Rodriguez está de malas feitas para rumar à Luz.
De acordo com o portal RT Handball, que avança com a informação esta quinta-feira, 12 de março, o jogador de 22 anos, que atua no emblema da Catalunha, irá ser um dos reforços de verão de Rui Costa para Jota González, treinador do Benfica. As negociações já estão concluídas e a contratação fechada, faltando apenas a oficialização de Javi Rodrigues, com o Manto Sagrado.
O jogador espanhol tem estado em destaque no Barcelona, clube que reforçou em 2023. O jovem de 22 anos, futuro reforço do Benfica, já apontou 93 golos, só nesta época, o que despertou as atenções dos dirigentes encarnados, com Rui Costa à cabeça. Vale recordar que, o Glorioso prepara uma verdadeira revolução no plantel de andebol, com muito sangue fresco à mistura.
Reinier Taboada, lateral do Fredericia HK, é um outro reforço já fechado por Rui Costa e com malas feitas para rumar à Luz, no verão. Além disso, o Benfica tem outro jogador na mira para o plantel de Jota González. Pau Oliveras, que passou pela formação do Barcelona, poderá estar muito próximo de ser reforço das águias para 2025/2026.
Na presente temporada, Javi Rodriguez alinhou em 39 partidas, com a camisola do Barcelona. Pela equipa dos catalães, marcou 93 golos. No que toca ao primeiro ano enquanto atleta dos culés, o pivot espanhol chegou aos 130 remates certeiros, sendo uma das peças-chave da equipa, nos 56 duelos em que participou.
Confira este golo de Javi Rodriguez, na sua estreia pela seleção espanhola:
Presidente do Clube da Luz poderá fechar negócio por novo reforço para o plantel principal das águias já para a próxima temporada
|
Pau Oliveras, que passou pela formação do Barcelona, poderá ser o próximo reforço do Benfica para 2025/2026. De acordo com a imprensa nacional, o lateral/ponta está na mira de Rui Costa para assumir um lugar no plantel principal de andebol, orientado por Jota González.
Quem avança com esta informação é o portal ZeroZero, que assegura, esta quarta-feira, 5 de março, que o lateral esquerdo de 26 anos, está 'debaixo de olho' da direção do Benfica. O atleta, que pode atuar também na posição de ponta, representa, atualmente, o Saran HB, de França, mas partilha um passado no Barcelona. Depois de Reinier Taboada, os encarnados apontam, agora, a mira a Pau Oliveras.
De acordo com a mesma ponta, é esperada uma revolução no plantel de andebol do Benfica. Isto porque já existem alguns nomes no radar de Rui Costa para satisfazer a ideia de Jota González, que já começa a ter as atenções apontadas para a próxima temporada. No caso de Pau Oliveras, o espanhol tem um currículo vasto, até ao momento, com apenas 26 anos.
O lateral/ponta deu os primeiros passos em 2014/15 na formação do Barcelona. Acabou a abandonar o clube da Catalunha, em 2019/20, depois de não se ter afirmado na equipa principal. Depois dos culés, seguiu-se uma mudança para França. Apesar de um começo atípico no Villeubanne HA, Pau Oliveras brilhou na segunda época ao serviço dos franceses, despertado as atenções de outros emblemas. Antes de reforçar o Saran HB, em 2023, ainda conta com uma passagem pelo Frontignan HB, também, na França.
Na temporada de 2024/2025, com a camisola dos franceses da Saran HB, Pau Oliveras alinhou em 13 partidas, onde chegou a marcar 51 golos. Ao todo, nos dois anos em que representa o emblema gaulês, marcou presença em 43 duelos, alcançando a marca dos 153 remates certeiros marcados.