
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
14 Out 2025 | 11:04 |
´R já hoje que a equipa de andebol do Benfica faz a sua estreia nas competições europeias. Durante a tade de hoje, 14 de outubro, a equipa encarnada viaja até à Alemnha, onde irá inciar a sua participação na EHF European League. No caminho do Glorioso, está a equipa local do MT Meisugen. O encontro está agendado para 17H45.
A partida diante dos alemães vai tamb+em marcar o reencontro do Benfica com o atleta Alexandre Cavalcante. O internacional português defendeu as cores do Clube da Luz durante várias temporadas. Os encarnados estão inseridos no Grupo F, onde também irão jogar contra o FTC-Green Collect, da Hungria, e HF Karlskrona, da Suécia.
Em antevisão à participação na EHF European League, Jota González, técnico dos encarnados reconheceu que se trata de um grupo que irá causar dificuldades: "Vai ser uma partida complicadíssima (…) É o rival mais complicado dentro do nosso grupo".
Focando-se no adversário que irá defrontar na tarde hoje, o técnico espanhol deixou elogios à qualidade dos alemães: "Destacam-se pela defesa, com gente muito grande e muito forte, e no ataque têm jogadores com muito poderio, tanto no um contra um como no remate exterior. O MT Melsungen é uma das melhores equipas da Alemanha e do mundo".
Na última época, o Benfica foi afastado no play-off de acesso aos quartos de final, pelos dinamarqueses do GOG, por apenas um golo. Já a formação alemã chegou à final four da competição, mas terminou em 4.º lugar. As águias venceram a competição na temporada de 2021/22, com a fina four a decorrer em solo nacional.
Presidente do Clube da Luz pretende garantir atleta que já deu espetáculo com a camisola da Seleção das Quinas e é um dos grandes valores portugueses
14 Out 2025 | 03:00 |
Rui Costa está a dar tudo por tudo para renovar contrato com Gustavo Capdeville. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal apurou que a intenção dos responsáveis do Benfica passa por assegurar a continuidade do guardião internacional português, considerado uma das peças mais importantes da equipa de andebol encarnada, que somou importante triunfo no passado fim-de-semana. O vínculo do jogador termina no final da presente temporada e as negociações decorrem a bom ritmo.
“O Gustavo Capdeville é um internacional português e um dos bons guarda-redes da nossa modalidade. O processo de renovação está bem encaminhado, mas há interesse de alguns clubes internacionais e o Benfica tem de dar à perna”, revelou ao Glorioso 1904 uma fonte próxima do processo.
Ao dia de hoje, Gustavo Capdeville discute a titularidade da baliza do andebol do Benfica com Rangel da Rosa, internacional brasileiro de grande qualidade. Os dois guardiões garantem um nível bastante elevado e dão boas dores de cabeça a Jota González, complicando a missão do técnico.
Além do percurso sólido no Clube da Luz, Gustavo Capdeville é presença habitual na Seleção Nacional, tendo representado Portugal em vários campeonatos europeus e mundiais. As suas exibições na baliza das Quinas têm sido decisivas e valeram-lhe o reconhecimento internacional dos seus pares.
Com o Manto Sagrado, Gustavo Capdeville leva 275 encontros, sendo uma das grandes figuras do andebol do Benfica. Ao longo das várias temporadas ao serviço do Benfica, o internacional português conquistou quatro títulos: uma EHF European League (2021/22), uma Taça de Portugal (2015/16) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2016 e 2022).
Clube da Luz encontrou um adversário complicado, mas conseguiu somar triunfo importante na sétima jornada do Campeonato Nacional
11 Out 2025 | 16:52 |
A equipa de andebol do Benfica foi a jogo, este sábado, dia 11 de outubro, para medir forças com o Águas Santas no Pavilhão Nº2 da Luz. Os encarnados venceram por 26-22 e deram seguimento aos bons resultados, depois de já terem vencido o Vitória de Guimarães no último encontro.
No sétimo encontro da nova temporada desportiva de 2025/26, a turma de Jota González quis entrar com tudo. O Benfica encontrou um adversário complicado e, apesar de uma boa exibição na primeira parte, as águias só conseguiram terminar a fase inicial do encontro com vantagem de dois golos - o marcador apontava 15-13 ao intervalo.
No regresso das cabines, o Benfica não abrandou, perante as dificuldades que a equipa da Maia foi criando. O Águas Santas correu atrás do prejuízo e somou algumas dificuldades diante de Gustavo Capdeville. O Benfica aproveitou esses pormenores para implementar outro tipo de ritmo, sobretudo na defesa, e construir a vitória perante os seus adeptos por 26-22, ou seja, uma diferença de quatro remates certeiros.
Com esta vitória - a sexta em sete jogos esta temporada - a equipa de andebol do Benfica soma 19 pontos e sobe à segunda posição do campeonato nacional (à condição). Atrás das águias está o Sporting, com 18 pontos conquistados em seis jogos. O Porto é primeiro com 19 pontos em sete encontros.
Agora, a equipa de andebol do Benfica volta vai centrar atenções na EHF European League. O duelo, que será disputado frente ao Melsungen, está agendado para a próxima terça-feira, dia 14 de outubro, às 17h40. O encontro é relativo à primeira jornada do Grupo E e será jogado na Alemanha.
Equipa vermelha e branca regressou aos triunfos nas provas domésticas depois terem visto sonhos europeus caírem por terra na última semana
09 Out 2025 | 12:13 |
A equipa feminina de andebol do Benfica regressou aos triunfos de forma categórica, ao bater o ABC de Braga por uns esclarecedores 31-12. Numa partida de sentido único, as águias somaram mais três pontos, no decorrer da quarta jornada da primeira fase do campeonato nacional.
Depois de uma dupla derrota nas competições europeias, que ditou o adeus à Europa, a equipa orientada por Luís Monteiro estava decidida em dar uma resposta à altura diante das bracarenses. Assim, o técnico Benfiquista apostou nas seguintes jogadoras: Matilde Rosa, Mihaela Minciuna, Nádia Rodrigues, Alexandra Shunu, Maria Unjanque, Mariana Costa e Ana Silva.
Perante um adversário teoricamente mais fraco, a solidez defensiva e a entrada a todo o gás fez com que a equipa do Benfica consumasse o triunfo de forma confortável desde muito cedo. Quando as duas equipas foram para o descanso, as encarnadas venciam por uma diferença de 15 golos, com as bracarenses a marcarem apenas quatro golos (19-4).
No segundo tempo, a equipa de Luís Monteiro baixou a sua ntensidade de jogo, contudo, não se descuidou do objetivo e consolidou o triunfo em Braga. Após o apito final, o marcardor registava um resultado a favor do Benfica de 31-12, com o Glorioso a vencer de igual forma o parcial por 12-8.
Com mais um triunfo no bolso, o Benfica mantém o pleno de vitórias nesta primeira fase do campeonato, seguindo na liderança da prova, com um total de 12 pontos. No próximo domingo, 26 de outubro, as águias regressam a casa, onde vão receber no Pavilhão n.º 2 da Luz o Gil Eanes, às 14H30.