Futebol
Última hora: José Mourinho ganha tremenda dor de cabeça para o Benfica - Estoril
03 Jan 2026 | 08:56
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2024 | 10:21 |
Tomás Araújo continua a evoluir com a camisola do Benfica e sob comando técnico de Bruno Lage, conquistando as atenções além fronteiras de Portugal. O central encarnado volta a estar na mira do Chelsea, segundo avança a imprensa internacional.
O portal Football Transfers adianta, esta quinta-feira, 14 de novembro, que o técnico do emblema londrino, Enzo Maresca, vê com bons olhos a contratação do camisola 44 da formação da Luz. A mesma fonte refere que o interesse do Chelsea não é recente, visto que os blues tem estado atentos a Tomás Araújo desde o verão passado.
No entanto, o emblema da Premier League não avançou com as negociações, na altura, face ao valor da cláusula de rescisão do defesa-central formado no Benfica Campus, que está definida nos 100 milhões de euros. É de referir que Tomás Araújo está vinculado aos encarnados até junho de 2028, depois de ter renovado contrato no verão de 2023, com Rui Costa a blindar a jovem pérola do Seixal.
É importante destacar, ainda, que, o Newcastle e o Crystal Palace são dois dos outros clubes ingleses atentos ao defesa do Benfica, evidenciado a cobiça inglesa como a maior 'dor de cabeça' para o Glorioso. Tomás Araújo já foi também associado ao Bayern Munique, da Bundesliga.
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em 12 partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Pevidém, Feyenoord, Rio Ave, Farense, Bayern Munique e Porto), somando 1072 minutos e dando excelente conta de si.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
Treinador da equipa canarinha está ciente das dificuldades que vai encontrar no Estádio da Luz, porém, afirmou que plantel está muito confiante
03 Jan 2026 | 10:52 |
Ian Cathro está confiante de que o Estoril pode fazer estragos na visita ao Estádio da Luz. Na conferência de antevisão, tal como José Mourinho, o treinador escocês analisou o atual momento das duas equipas e assumiu que os canarinhos não vão jogar para o empate, frente ao Benfica.
Ian Cathro: "Não tenho motivação para sair da cama e tentar empatar ou dizer essas coisas"
"Não tem a ver se é na Luz ou noutro estádio. Não tenho motivação para sair da cama e tentar empatar ou dizer essas coisas", começou por dizer o treinador do Estoril, presente na conferência de imprensa, onde respondeu às questões colocadas pelos jornalistas.
"Não podemos viver assim e, se há algo diferente neste Estoril, é que vamos tentar ganhar todos os jogos sem medo. Não vamos conseguir sempre porque não somos perfeitos, mas trabalhamos muito e este grupo está a ganhar cada vez mais respeito pela forma como trabalha", adiantou o técnico escocês.
Ian Cathro: "Temos a consciência de que obviamente vamos ter um jogo difícil"
"Tenho de destacar o trabalho dos jogadores. Em nenhum momento perdemos confiança. Mesmo nos momentos menos bons, mostrámos muita coragem e muita confiança, como em Vila do Conde, diante do Rio Ave [4-0], em que estávamos com a 'corda na garganta'", apontou.
"Temos a consciência de que obviamente vamos ter um jogo difícil. Jogamos contra uma equipa que tem excelentes jogadores. Está muito claro que vamos ter um jogo de dificuldade elevada, que vai obrigar-nos a melhorar e é mais uma oportunidade para superar os nossos níveis", concluiu Ian Cathro.
Antigo internacional pela Noruega tem sido um dos pilares do plantel do Clube da Luz e um atleta de maior confiança dos treinadores que orientaram as águias
03 Jan 2026 | 09:57 |
Fredrik Aursnes é, de longe, o jogador mais influente no Benfica. Pelo que foi apurado, o médio norueguês é, até à data, o futebolista mais utilizado no plantel encarnado, tanto com Bruno Lage como agora com José Mourinho. Os números mostram a importância que o camisola 8 tem tido nas últimas épocas.
Segundo escreveu o jornal A Bola, Aursnes esteve em todas as partidas que o Benfica realizou — 31 jogos —, sendo titular em 30 desses duelos. Frente ao Estoril, é praticamente certo que o polivalente atleta integre, uma vez mais, as escolhas de José Mourinho.
Não são só os minutos que vale a pena destacar, mas também as contribuições que o médio tem tido na presente temporada. Em 2025/26, Aursnes tem tido faro para o golo, sendo que alguns dos seus remates certeiros foram essenciais para o Benfica. O exemplo mais recente aconteceu em Braga, onde o norueguês, à lei da bomba, bateu Hornicek e resgatou um ponto para o Glorioso.
Por outro lado, o experiente jogador de 30 anos é uma opção de confiança e já demonstrou que está sempre disponível para jogar onde for preciso. Se, nas épocas anteriores, face à necessidade, Aursnes já teve de jogar como lateral, seja direito ou esquerdo. Este ano, o papel do camisola 8 passa pelos corredores ofensivos das águias, nomeadamente do lado direito.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes — avaliado em 17 milhões de euros — é um dos titulares indiscutíveis do Clube da Luz. Ao todo, o médio já realizou 31 partidas oficiais, entre provas nacionais e Liga dos Campeões. Nos 2.715 minutos que esteve em campo, registou quatro golos e seis assistências.
Confira aquela que pode ser a equipa titular apresentada pelo treinador português na partida de 3 de janeiro, no Estádio da Luz, às 18h00
03 Jan 2026 | 09:34 |
Anatoliy Trubin, Amar Dedić, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Richard Ríos, Manu Silva, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis. Este deve ser o 11 inicial que José Mourinho irá apresentar no primeiro jogo de 2026 do Benfica.
Em comparação à equipa titular que alinhou na Pedreira, frente ao Braga, a única ausência será a de Enzo Barrenechea, uma vez que o médio argentino está em dúvida para o jogo frente à equipa de Ian Cathro, depois de sofrer uma lesão no ombro esquerdo.
De resto, o treinador português deverá recorrer novamente à mesma dupla defensiva que tem sido titular: Tomás Araújo e Nicolás Otamendi; nas alas, o Special One deve recorrer a Amar Dedić e Samuel Dahl, confirmando que o reforço Sidny Cabral vai iniciar o duelo no banco de suplentes.
No meio-campo, a aposta vai continuar em Fredrik Aursnes, que tem sido um dos indiscutíveis para o treinador português. Na ausência do camisola 5, o retornado Manu Silva deve alinhar ao lado de Richard Ríos, que procura dar uma resposta diferente da que deu em Braga. Leandro Barreiro e Sudakov completam as restantes vagas.
No que diz respeito ao ataque, Vangelis Pavlidis é a grande referência ofensiva dos encarnados e a grande aposta para alcançar os golos desejados frente ao Estoril. No banco de suplentes, o grego conta com a concorrência de Franjo Ivanović, cujo trabalho tem sido destacado pelo Special One.
Última hora: José Mourinho ganha tremenda dor de cabeça para o Benfica - Estoril
03 Jan 2026 | 08:56
Exclusivo Glorioso 1904 - Renovação de Otamendi é dor de cabeça para o Benfica
02 Jan 2026 | 16:11
Rui Costa prepara-se para perder talento do Benfica para adversário da Liga
02 Jan 2026 | 17:19