
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Depois de falhar 11 jogos da nova equipa, Neemias Queta já está na fase final da sua recuperação, inclusive a fazer alguns exercícios já com bola. O poste português tem estado de fora das opções dos Boston Celtics devido a uma fratura de stress no pé direito, mas pode vir a estrear-se brevemente nesta nova temporada da NBA.
De acordo com informações avançadas pelo jornalista Bobby Manning, especialista no acompanhamento da equipa do Massachusetts, o atleta luso já está a treinar em campo com os restantes colegas. O antigo jogador do Glorioso acabou por assistir ainda ao triunfo dos Celtics frente aos New York Knicks por 114-98, atingindo oito vitórias em 10 jogos, mantendo-se assim no 2.º lugar da Conferência Este.
Utilizado em três dos cinco encontros de preparação dos Celtics, Queta terminou a pré-temporada com médias de 9.7 pontos e 4.7 ressaltos, em 11.5 minutos por jogo, com uma eficácia de lançamentos de campo perto dos 87%.
Não obstante, a afirmação de Neemias Queta nos Boston Celtics pode ser verdadeiramente complicada, tendo em conta toda a competição que o português tem para a sua posição. Kristaps Porzingis, Al Horford e Luke Kornet são todos opções para Joe Mazzulla.
Recorde-se que, com o seu atual contrato, o antigo craque do Benfica só poderá disputar até 50 jogos na NBA e estará impossibilitado de participar nos play-off’s, caso a histórica equipa de Massachussets se classifique. Um cenário muito provável já que os Celtics são presença assídua nessa fase da prova há nove anos consecutivos.
Na última temporada, Neemias Queta alinhou em apenas cinco partidas, pela equipa principal dos Sacramento Kings, registando 2,4 pontos em média, 0,2 assistências e 2,2 ressaltos. Esta época, o atleta lusitano ainda não realizou nenhuma partida oficial pelo seu novo emblema.
A febre da ronda a eliminar da NBA já começou e a formação de Massachusetts soube, na última madrugada, qual será o seu próximo oponente
|
Numa partida jogada apenas a uma mão, o encontro decorreu no reduto dos Magic, no KIA Center, dando uma ligeira vantagem à formação anfitriã. Numa partida que foi considerada equilibrada, os Orlando Magic ganharam o primeiro parcial, por 32 - 17. No entanto, a formação de Atlanta soube reagir à desvantagem de 13 pontos e venceu no segundo quarto de hora, por 29 - 30. No intervalo, o marcador registava 61 - 47 para a equipa da casa.
No terceiro quarto de hora, os Hawks voltaram a ser superiores e arrecadaram um parcial de 18 - 26. à entrada para o quarto e último tempo, os Magic apenas tinham uma vantagem de 6 pontos, mas puxaram dos galões, dissipando qualquer tipo de dúvidas. Após o apito final, a equipa da casa venceu o último parcial por 41 - 22, selando o resultado final em 120 - 95.
No play-in da NBA, além dos Magic, que foram os primeiros a avançar na Conferência Este, no entanto, os Hawks ainda terão uma segunda oportunidade de qualificarem, caso vençam os Chicago Bulls. Já na Conferência Oeste, os Golden State Warriors levaram a melhor sobre os Memphis Grizzlies (121 - 116) e terão pelo caminho os Houston Rockets.
Depois de deixarem a equipa de Trae Young pelo caminho, os Magic vão medir forças com a equipa de Neemias Queta. Com a estrutura do playoff quase definida, já se conhecem as datas dos quatro primeiros jogos entre as duas equipas. As duas primeiras partidas vão ser realizadas no TD Garden, em Boston, a 20 e 24 de abril. Depois, os dois encontros seguintes serão no KIA Center, a 26 e 28 de abril.
Antigo Basquetebolista do Clube da Luz esteve em ação, tendo mesmo auxiliado no triunfo do último encontro da temporada regular na NBA
|
No passado domingo, os Boston Celtics receberam os Charlotte Hornets no TD Garden, em duelo válido para a última jornada da temporada regular da NBA. A equipa da casa venceu novamente os visitantes, por 93-86. Neemias Queta esteve em ação, novamente, e ajudou a equipa a conseguir somar a segunda vitória consecutiva contra o conjunto da Carolina do Norte.
O antigo basquetebolista do Benfica esteve na quadra por 26:09 minutos, onde assinalou apenas dois pontos para os donos da casa. Contudo, o internacional português obteve mais sucesso nas outras estatísticas, onde apanhou seis ressaltos, contribuindo com quatro assistências e dois roubos de bola.
Outro aspeto relevante, que é importante destacar, da partida de Neemias Queta foi a qualidade que acrescentou ao coletivo, visto que, a equipa com ele na quadra teve um desempenho positivo. O +/- do ex-Benfica foi +11, o que significa que enquanto esteve em ação, os Celtics venceram por 11 pontos de diferença.
O destaque da partida foi novamente Payton Pritchard, que contribuiu com 34 pontos para os Boston Celtics e foi o melhor marcador do duelo. O candidato ao prémio de melhor sexto homem do ano foi titular neste domingo, tendo estado em ação na maior parte do tempo. Antes do encontro, o camisola 11 ainda agradeceu aos fãs pelo apoio nas bancadas ao longo da época.
Deste modo, os Boston Celtics estão garantidos na segunda posição da Conferência Este e vão enfrentar Orlando Magic ou Atlanta Hawks na próxima fase da competição. O conjunto orientado por Joe Mazzulla terá de esperar até terça-feira para descobrir quem será o próximo adversário a ser superado na NBA para conquistar o bicampeonato.
Encarnados foram a jogo, este sábado, 12 de abril, para disputar mais uma jornada do Campeonato, reforçando o primeiro lugar na classificação
|
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 12 de abril, o CD Póvoa. Os encarnados acabaram por vencer, por 94-77, numa partida referente à jornada 20 da Liga Betclic. Os parciais do duelo foram: 21-13 | 43-31 | 65-52 | 94-77
Vindos de uma vitória sobre o mesmo adversário, mas a contar para a Taça Hugo dos Santos, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida, no entanto, enfrentou uma forte oposição de um adversário que conhecia bem. O primeiro parcial, ainda assim, caiu para o lado do Benfica, por 21-13. A turma de Norberto Alves teve de manter a pressão de forma a permanecer na frente da partida. Após uma vitória no segundo quarto, as águias venciam por 43-31, ao intervalo.
No regresso das cabines, o basquetebol do Benfica voltou com uma atitude forte e tentou 'afastar' o Póvoa do cesto, encontrando menos dificuldades que no set anterior. As águias pressionaram e mantiveram o domínio na partida, terminando o terceiro quarto com o 65-52 no marcador, voltando a garantir uma vitória no parcial. Com todo o 'speed', a turma de Norberto Alves tentou resolver a partida muito rapidamente, na entrada do último quarto do encontro, que era disputado no Pavilhão Fidelidade, na Luz.
No derradeiro parcial, o Benfica meteu o pé no acelerador, tentando manter-se por cima do jogo. Apesar do CD Póvoa se mostrar ainda vivo na partida, as águias não vacilaram. O Clube da Luz, orientado por Norberto Alves, confirmou uma nova vitória, por 94-77, continuando na liderança do Campeonato.
Ao bater o CD Póvoa, a equipa de basquetebol do Benfica, orientada por Norberto Alves, assume o primeiro lugar, com 39 pontos. No segundo posto, encontra-se o Porto, com 35 pontos. Já o Sporting fecha o pódio, com menos um ponto que os azuis e brancos. As águias continuam longe dos eternos rivais.
Depois deste encontro, o basquetebol do Benfica centra atenções no duelo com o Sporting. A partida está agendada para o próximo dia 26 de abril, no Pavilhão João Rocha, numa partida referente à jornada 21 da Liga Betclic, com início marcado para as 15h00.