Modalidades
Benfica sofre derrota caseira com o Sporting e despede-se da luta pelo título
19 Dez 2025 | 21:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
17 Set 2025 | 13:41 |
O Benfica está a ponderar despedir Jota González, técnico da equipa de andebol. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal explica como o dérbi diante do Sporting pode ter influenciado Rui Costa a decidir dar outro rumo ao futuro da modalidade encarnada.
“Ninguém estava à espera que o Benfica fosse ao João Rocha ganhar. O Sporting é, por larga margem, a melhor equipa em Portugal, mas a forma como perdeu foi vergonhoso. Eles nem precisaram de jogar a fundo. Deu para gerir e tiraram o pé”, revelou uma fonte próxima do processo ao Glorioso 1904.
“Há várias contratações novas e é natural que os jogadores ainda não estejam entrosados, mas o que se passou no último sábado é inaceitável, bem como os últimos anos da modalidade. Nos últimos 20 jogos com o Sporting, o Benfica perdeu 15 e alguns deles por margens bem largas”, finalizou a mesma fonte ao Glorioso 1904.
Nos próximos encontros (Gaia, Póvoa, Avanca, Vitória de Guimarães e Águas Santas), o Benfica deverá ter vida facilitada, o que joga a favor de Jota González. O próximo grande teste acontecerá na deslocação ao terreno do Melsungen, histórico alemão, na estreia das águias na Liga Europa. O desempenho da equipa nessa partida pode vir a decidir o futuro do técnico, conforme avança o Glorioso 1904.
Jota González chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, depois de cinco épocas em que foi treinador-adjunto do PSG. Na primeira época no comando das águias, o espanhol registou 22 vitórias, três empates e 14 derrotas. Já em 2024/25, o técnico de 53 anos somou 31 vitórias e 13 derrotas.
Depois de uma ausência devido aos compromissos da seleção nacional, internacional português abordou próximos passos na carreira
03 Fev 2026 | 15:52 |
Gustavo Capdeville está de regresso ao Benfica, depois de ter participado no Campeonato da Europa de andebol. No rescaldo do torneio, onde a seleção nacional acabou a prova num inédito quinto lugar, o guardião das águias recordou o percurso feito e deixou uma garantia sobre o espírito dos heróis do mar.
Gustavo Capdeville: "Conseguimos objetivo, mas... medalha virá no futuro"
"O objetivo era melhorar o 6º lugar [no Europeu’2020], mas depois da vitória frente à Dinamarca, acreditávamos em mais", começou por dizer o guardião de 28 anos, em declarações ao jornal Record, durante uma visita que o atleta do Benfica fez à redação do diário desportivo.
"Não mantivemos o nível frente à Alemanha e França, acabando por não ir às ‘meias’. Conseguimos o objetivo, mas... medalha virá no futuro", continuou Gustavo Capdeville, que no final da temporada vai deixar o Benfica para prosseguir a carreira na Dinamarca.
Gustavo Capdeville: "O meu percurso em Portugal já está feito por agora. Objetivo é evoluir, ser melhor atleta, sair da minha zona de conforto"
"Temos feito mais e melhor e as pessoas criam expetativas. Isso acarreta responsabilidade: se conseguimos ganhar às grandes seleções e estamos todos os anos a falar em medalhas, as pessoas acreditam, vêm qualidade. É o que queremos, mais responsabilidade todos os anos", adiantou o andebolista de 28 anos.
"A Dinamarca é campeã olímpica, mundial e europeia, e não o é só porque sim, é porque tem os melhores jogadores. O meu percurso em Portugal já está feito por agora. Objetivo é evoluir, ser melhor atleta, sair da minha zona de conforto", concluiu o internacional português, ao justificar a sua transferência para o Holstebro.
Craque do Clube da Luz prolongou o seu vínculo com o emblema encarnado, depois de episódio polémico entre atleta e direção das águias
26 Jan 2026 | 15:44 |
É oficial. Mikita Vailupau renovou o seu contrato com o Benfica. O andebolista internacional pela seleção da Bielorrússia prolonga o seu vínculo até 2028. O atleta não escondeu a alegria de continuar a representar a equipa das águias durante mais duas épocas.
"É um grande clube"
"É um grande clube, com uma grande história e com muitos fãs espalhados pelo mundo. É um enorme prazer e sinto-me orgulhoso por continuar a ser uma águia nos próximos dois anos", afirmou o ponta-direita, em declarações ao canal do clube, a BTV.
O jogador de 30 anos revelou que o prolongamento do vínculo foi uma "decisão fácil", elogiou a "excelente atmosfera" do balneário do Benfica, garantiu que continuará a dar tudo para ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos e agradece todo o apoio que têm dado não só a ele, mas também à equipa treinada por Jota González.
"Eu confio neles"
"Temos grandes objetivos pela frente. Tenho jogado muito e sinto a confiança dos treinadores e dos colegas. Eles confiam em mim, eu confio neles e tento sempre dar o meu melhor, especialmente em casa, para fazer sorrir as crianças que vêm ao pavilhão ver a nossa magia, por assim dizer", referiu o atleta que tem 79 golos marcados em 11 jogos oficiais.
Vale lembrar que o atleta, em novembro, criticou o Benfica por ter estado retido na Sérvia e culpou a Direção do Clube da Luz, liderada por Rui Costa, por não ter arranjado os novos documentos para que o atleta, tal como a sua esposa, pudessem entrar em Portugal.
Veja o anúncio da renovação:
Jogador de 28 anos de idade assinou um contrato para as próximas duas temporadas desportivas, a contar a partir do verão
31 Dez 2025 | 09:35 |
É oficial. Gustavo Capdeville vai deixar de ser guarda-redes da equipa de andebol do Benfica na próxima época. O internacional português irá rumar aos dinamarqueses do Holstebro. O jogador de 28 anos de idade assinou um contrato para as próximas duas temporadas desportivas.
G. Capdeville: "Chego ao Holstebro com grandes ambições e um objetivo bem definido: alcançar o topo"
"Chego ao Holstebro com grandes ambições e um objetivo bem definido: alcançar o topo. Conversei com vários amigos que jogaram na Dinamarca e todos me recomendaram muito o clube", referiu aos meios de comunicação do clube nórdico, atual sétimo classificado.
G. Capdeville: "Acredito que teremos uma equipa ambiciosa, com potencial e muito espaço para crescimento"
"Acredito que teremos uma equipa ambiciosa, com potencial e muito espaço para crescimento. Tudo dependerá de nós", completou, depois de uma visita às instalações do Holstebro, ao qual chegará com parte do salário pago por um patrocinador específico, a Prasteborg, uma empresa de serviços florestais.
Formado no Clube da Luz, Gustavo Capdeville apenas deixou a Luz para representar o Madeira SAD, por empréstimo dos encarnados, entre 2017 e 2019. Até ao momento, conquistou uma Liga Europeia (2022), uma Taça de Portugal (2016) e duas Supertaças (2016 e 2022).
De resto, o jogador é, também ele, internacional por Portugal. Soma 71 jogos e esteve nos Europeus de 2020, 2022, 2024 e está convocado para o de 2026. Participou também nos Jogos Olímpicos de 2020 e no Mundial-2025 e está assim a cumprir os últimos meses no Benfica - que perdeu o último encontro frente ao Sporting.
Veja a publicação: