Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - NOVAS ESTRELAS EM ASCENSÃO REFORÇAM IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO; BENFICA DE SCHMIDT COM FUTURO RISONHO

Seixal volta a fornecer talento digno de distinção internacional

SCHMIDT EQUIPA
SCHMIDT EQUIPA

  |

Icon Comentário0

Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, em declarações ao Glorioso 1904 não hesita em indicar qual foi a grande revelação do ano. “António Silva não se afirmou num contexto em que havia falta de defesas centrais de nível no Clube. Otamendi, Lucas Veríssimo, Morato, João Victor são todos jogadores que têm qualidade para serem titulares e mesmo assim António Silva afirmou-se como titular indiscutível”, começou por dizer.

“Mas o António não o fez numa época que tenha corrido mal, em que o Benfica tivesse sido afastado precocemente da luta pela vitória nas diferentes competições. Fê-lo numa época de sucesso em muitos jogos com as melhores equipas da Champions. Chega à seleção e tudo isto com 18 anos. Difícil imaginar algo mais meteórico”, referiu. 



A grande muralha portuguesa


Rúben Dias é sem dúvida uma das grandes referências da formação do Clube nos últimos anos e, particularmente, na posição de defesa central. António Silva herdou a camisola 66 do agora internacional português e tem sido uma boa surpresa neste início da era Roger Schmidt. Foi um dos indiscutíveis na caminhada dos encarnados até à conquista da UEFA Youth League, formando a dupla de centrais com Tomás Araújo.

Formado no Seixal, o atleta estreou-se no onze inicial na quarta jornada da competição, a 27 de agosto, quando as águias visitaram o Estádio do Bessa. Em dezembro, com apenas 19 anos, foi convocado e disputou o Mundial pela Seleção de Portugal, no Qatar, coroando depois a época com o 38.º título da história das águias.

Com vários tubarões europeus à espreita, Pedro Brinca considera que o jogador e o Clube beneficiariam bastante ao manter o vínculo por mais um ano: “Se conseguir segurar mais uma época, poderia trazer dividendos desportivos sem comprometer os lucros financeiros no futuro, uma vez que é incrível que António Silva esteja ainda longe do seu pico de capacidades”.

Não obstante, caso o jovem prodígio mude de clube, o comentador tem total confiança nos restantes elementos da muralha encarnada: “Se sair, creio existirem opções dentro do plantel que dão garantias. A integração de Tomás Araújo no grupo, com a promoção de Morato ou Lucas Veríssimo a titular (se bem que existem dúvidas relativamente a este último no que diz respeito à sua capacidade física) e ainda com João Victor, dão segurança e não seria por aí que a equipa teria problemas”.

Além de tudo isto, o central luso possui excelentes condições físicas para a posição, nomeadamente pela velocidade e impulsão no jogo aéreo, e destaca-se pela leitura que faz dos lances, estando bem posicionado e sempre alerta. Embora ainda em tenra idade, revela uma maturidade e perceção de jogo acima da média, pela forma como se ajusta ao posicionamento da bola, colegas e adversários, chegando muitas das vezes primeiro aos espaços por antecipar a intenção dos adversários.

No momento de construção de jogo, é inteligente na forma como identifica os jogadores melhor posicionados para dar sequência à manobra ofensiva e maduro na forma como gere o risco nos passes interiores. Demonstra ainda um nível de acerto elevado e muita fiabilidade, quer em ações defensivas (jogo aéreo, desarme, antecipação), quer em ações ofensivas, cometendo muito poucos erros.

Natural de Penalva do Castelo, António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – disputou 30 partidas na competição, sendo titular em 28 e  totalizando 2.924 minutos na primeira divisão do futebol português. Ao longo da temporada, fez 184 recuperações de bola e marcou três golos.

A nova pérola do meio-campo

João Neves (2004) ainda tem idade de júnior – 18 anos – mas já coleciona feitos desde que se estabeleceu na equipa principal. Desde os iniciados que está no Seixal e foi uma das figuras do plantel vencedor da Youth League. Apesar de não ser o jogador que mais deu nas vistas, é dos que possui mais potencial para num futuro próximo ser opção constante no onze titular de Roger Schmidt.

O jovem médio é muito completo e a baixa estatura que o caracteriza (1,74m) não faz jus ao que consegue fazer com e sem bola. Defensivamente é um jogador irrequieto, agressivo, intenso, com um largo raio de ação e forte poder de choque. Ofensivamente ganha vantagem principalmente pela visão de jogo que lhe permite estar sempre à frente dos demais.

A isso alia uma facilidade tremenda de segurar a bola, de fazer o jogo fluir ou pausar, dependendo do que a equipa está a precisar e muita facilidade em associar-se com os colegas em qualquer zona do campo, sentindo-se bastante confortável sobre pressão. É num meio campo a três que se sente mais confortável, mas no modelo atual de Roger Schmidt revelou-se uma grande alternativa para o que é pedido a João Mário e a Aursnes, assim como revela Pedro Brinca.

“No passe vertical a longa distância, nenhum outro jogador do meio campo do Benfica o faz tão bem”, afirmou o comentador. 

Acelerar ou pausar o jogo, ajustar e recuperar nas transições, manter a fluidez na posse de bola, combinar com os laterais e avançado no corredor lateral e executar com qualidade o maior número de vezes possível. Encaixa perfeitamente nestas ideias e num futuro próximo tem tudo para ser mesmo um indiscutível das águias.

“Kokçu é também excelente no passe vertical a longa distância. e deverá assumir a titularidade com Aursnes quando jogarmos com Florentino, mas se a opção passar por não jogar com um médio de cariz essencialmente defensivo, João Neves poderá manter a titularidade. Acredito que, para boa parte dos jogos, a agressividade de Aursnes, Neves e Kokçu seja suficiente”, afirmou Pedro Brinca.

Esta temporada, João Neves – avaliado em 10 milhões de euros – conta com um golo e uma assistência, em 20 partidas, pela equipa principal do Benfica. De recordar que o jovem marcou o seu primeiro golo pela equipa principal e logo para empatar um dérbi frente ao Sporting, aos 90+4 minutos.

Geração de ouro

A temporada de sonho dos miúdos encarnados valeu-lhes destaque especial por parte do prestigiado diário Tuttosport, que divulgou, esta terça-feira, a lista dos 100 jogadores que estão na corrida ao prémio Golden Boy de 2023.

Na edição deste, o central português ocupa o quarto lugar da lista, enquanto João Neves está na 62.º posição. No primeiro lugar da lista está Musiala, médio ofensivo alemão do Bayern Munique, que é perseguido por Jude Bellingham, que se transferiu para o Real Madrid, e Gavi, do Barcelona.

Para o comentador do Glorioso 1904, este é um sinal de que o Clube da Luz deverá continuar a apostar de forma contínua no Seixal: “Se for tão forte como nesta época - dois jogadores da cantera a assumirem a titularidade no 11 - eu diria que já seria excepcional”.


Futebol

Ex Benfica: João Félix volta a ser 'tramado' por Xavi Hernández na mais recente vitória do Barcelona

Avançado formado no Seixal continua muito longe dos níveis exibicionais já mostrados

João Félix volta a não ser opção inicial de Xavi Hernández
João Félix volta a não ser opção inicial de Xavi Hernández

  |

Icon Comentário0

O Barcelona e o Valencia enfrentaram-se esta segunda-feira, dia 29 de abril, num encontro da 33.ª jornada da La Liga, que terminou com a vitória catalã por 3-2. João Cancelo fez 80 minutos no conjunto de Xavi Hernández, mas Félix entrou apenas aos 66, numa altura em que o encontro estava 2-2.

Do banco, João Félix viu os primeiros 45 minutos, que não deram grandes motivos de felicidade aos blaugrana. Depois de Fermin Lopez colocar o Barcelona a vencer aos 22 minutos, Hugo Duro (27') e Pepelu (38') fizeram a remontada para o Barcelona. Contudo, em cima do intervalo o guarda-redes Giorgi Mamardashvili veria vermelho (45+4') direto e deixava o Valencia reduzido a 10 elementos.


Na segunda metade, o nome em maior evidência foi o de Robert Lewandowski. O ponta-de-lança polaco assinou um bis e deu a volta ao resultado, auxiliado com assistências de Gundogan e Araújo. No tempo de compensação marcou o terceiro e assinou um hatrick em apenas 44 minutos. Apesar da entrada de João Félix, o português não conseguiu marcar a diferença no duelo.


Nesta temporada, João Félix - avaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - regista 40 encontros, onde soma 10 golos e seis assistências, ao serviço dos culés, totalizando 2.001 minutos. Na passada época, enquanto jogador do Atlético de Madrid, alinhou em 20 partidas, tendo marcado cinco golos e concretizado três assistências.

No que toca ao seu percurso no Benfica, o atleta português reforçou as águias, em 2015/16, proveniente do Porto, onde fez parte da sua formação. Ao serviço dos encarnados, na equipa principal, o ponta-de-lança dos catalães somou 43 partidas, onde apontou 20 golos e concretizou oito assistências.



Futebol

Como assim flop? Números de Kokçu no Benfica surpreendem qualquer cético no turco

Apesar das várias críticas, o jovem está a fazer uma temporada de grande importância no seio encarnado

Kokçu é o terceiro jogador com mais influência no Benfica
Kokçu é o terceiro jogador com mais influência no Benfica

  |

Icon Comentário0

O médio turco do Benfica, Orkun Kokçu, já é o terceiro jogador das águias com mais influência direta em golos, apesar de todas as críticas feitas à sua temporada. O camisola 10 das águias é apenas ultrapassado por Rafa Silva e Ángel Di María.

Após a assistência realizada frente ao Braga, servindo Marcos Leonardo para o primeiro golo, Kokçu segue com cinco tentos e 11 passes para golo. À sua frente, Di María segue com 16 golos e 13 assistências e Rafa soma 20 remates certeiros e 14 passes mortíferos.


A chegada de Kokçu ao Estádio da Luz, pelo valor recorde na Liga Portuguesa de 25 milhões de euros, colocaram muitas esperanças nas costas do antigo médio do Feyenoord. O atleta tem enfrentado algumas críticas por parte das bancadas da Catedral e de comentadores desportivos, apesar dos seus números apresentarem uma época extremamente aceitável.


Comparando com a sua curta carreira até ao momento, o médio de 23 anos já ultrapassou o seu recorde de assistências realizadas, que recuava até à época 2021/022, onde fez nove passes para golo. Em relação ao máximo de golos apontados, está nos 12 e pertence à temporada passada.

Esta temporada, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçuavaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt – leva 40 encontros: 24 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.508minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional turco apontou cinco golos e fez 11 assistências.




Futebol

Benfica e Sporting conhecem responsável pela arbitragem no Dérbi Eterno decisivo

Águias e leoas preparam-se para mais um duelo nesta temporada

Sara Pereira Alves no Benfica-Sporting
Sara Pereira Alves no Benfica-Sporting

  |

Icon Comentário0

A final da Taça da Liga feminina, entre o Benfica e o Sporting, vai contar com a arbitragem da juíza Sara Pereira Alves. A escolha foi anunciada pela Federação Portuguesa de Futebol, esta segunda-feira, dia 29 de abril, através do seu site oficial.

A árbitra portuguesa da AF Viana do Castelo vai contar com o auxilio de Sandrine Santos e Paula Pereira como juízes assistentes. No papel de quarto árbitro estará Maria Eduarda Silva. Por fim, o videoárbitro vai ser composto por Rui Oliveira, que terá Carlos Campos como AVAR.

Este será o sexto Dérbi Eterno da temporada entre os conjuntos treinados por Filipa Patão e Mariana Cabral. Os registos estão bastante equilibrados, sendo que o Benfica e o Sporting venceram ambos dois duelos, sendo que o último terminou com empate a uma bola entre os rivais, na meia-final da Taça de Portugal.


Para atingir a final da Taça da Liga o Benfica derrotou o Valadares Gaia por 6-3, numa meia-final com dois jogos (4-1, 2-2). Por sua vez, o Sporting venceu o Racing Power por 2-0, triunfando em ambos os jogos pela margem mínima.


A equipa treinada por Filipa Patão volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 1 de maio, para jogar novamente com o Sporting, pela quarta vez em cinco jogos. Desta vez, o Dérbi Eterno é na final da Taça da Liga feminina.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Benfica e Sporting conhecem responsável pela arbitragem no Dérbi Eterno decisivo
Futebol

Benfica e Sporting conhecem responsável pela arbitragem no Dérbi Eterno decisivo

 

Icon Comentário0
Benfica elege golo do mês de abril... com gostinho a samba (com vídeo)
Futebol

Benfica elege golo do mês de abril... com gostinho a samba (com vídeo)

 

Icon Comentário0
Marcos Leonardo e David Neres são candidatos do Benfica a uma vaga na equipa do Brasil
Futebol

Marcos Leonardo e David Neres são candidatos do Benfica a uma vaga na equipa do Brasil

 

Icon Comentário0