Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa quer renovar com peso pesado do Benfica
18 Jan 2026 | 16:05
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2026 | 09:47 |
De volta às origens ao jogar a médio-centro na vitória frente ao Rio Ave (2-0) - onde outro médio das águias teve destaque - , Aursnes comandou as operações do Benfica e esteve tão envolvido no jogo que bateu mesmo recordes relativos à sua passagem pelas águias. Com uma taxa de eficácia de 91,9%, o norueguês, de 30 anos, registou o máximo de passes (109) e passes certos (100), numa análise que engloba os jogos de Liga dos Campeões e campeonato.
O camisola 8 dos encarnados só por duas vezes tinha registado mais de 100 passes, ambas na primeira temporada de águia ao peito, em 2022/23, com Roger Schmidt no comando técnico: fez 104 entregas (e 96 certas) no triunfo por 2-0, diante do Famalicão, e 100 (94 certas) também frente ao Rio Ave, numa vitória por 4-2. Em ambos os desafios, à imagem do que aconteceu no sábado, Aursnes atuou como médio centro.
Para se ter noção da dimensão deste número, apenas Enzo Barrenechea, diante do Santa Clara, registou mais passes. Fez 151 distribuições (e 143 certas). Perante este contexto, Aursnes também registou no sábado o máximo de passes para o último terço na presente temporada (16), tendo feito 67 distribuições no meio-campo adversário. Mais em 2025/26 só diante do Nacional (76).
A nível defensivo, o nórdico também encheu o campo ao realizar 10 recuperações. É um novo máximo esta época e, pelo Benfica, só por duas vezes registou um número mais alto: 12 no triunfo por 3-1 frente ao Boavista, em 2022/23, e 15 na vitória no reduto do Salzburgo, por 3-1, em 2023/24.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes – avaliado em 17 milhões de euros – é um dos titulares indiscutíveis do Clube da Luz. Ao todo, o médio já realizou 35 partidas oficiais, entre provas nacionais e Liga dos Campeões. Nos 2.988 minutos que esteve em campo, registou quatro golos e seis assistências.
Rumores apontam que avançado italiano tem acompanhado toda a situação em torno do seu futuro e terá uma palavra a dizer junto do Nápoles
19 Jan 2026 | 09:38 |
Lorenzo Lucca deve pronunciar-se sobre o seu futuro nos próximos dias. Pelo que foi apurado, o avançado italiano deve informar, nos próximos dias, a direção do Nápoles de qual o rumo que quer tomar na sua carreira, com o Benfica entre os clubes interessados no que o avançado irá dizer.
Segundo avança a imprensa italiana, Lucca vai tomar uma decisão até esta quarta-feira, 21 de janeiro, com o Benfica a surgir bem posicionado para receber o atleta, caso o Nápoles concorde com a proposta feita pelas águias. Vale a pena recordar que o Nottingham Forest, tal como o Pisa, também estão atentos à situação.
As mesmas fontes explicam que os encarnados estão dispostos a pagar entre 1,5 e 2 milhões de euros para assegurarem o empréstimo de Lorenzo Lucca. Porém, o entrave surge na falta de disponibilidade do Benfica em aceitar a existência de uma cláusula de compra obrigatória, que pode chegar aos 35 milhões de euros.
Trata-se de um negócio bastante complicado para o Clube da Luz, contudo, a SAD, liderada por Rui Costa, está preparada para assegurar a chegada de mais um reforço, neste caso para o ataque, numa altura em que José Mourinho já afirmou publicamente que pretende contar com mais um ponta-de-lança.
Na presente temporada, ao serviço do Nápoles, Lorenzo Lucca — avaliado em 25 milhões de euros — realizou 22 jogos oficiais: 16 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 585 minutos disputados, o avançado, que tem contrato válido até junho de 2028, apontou dois golos.
Atentos aos desenvolvimentos do mercado, fontes apontam que encarnados vão mesmo formalizar uma proposta junto do clube do atleta
19 Jan 2026 | 09:14 |
O Benfica vai avançar para a contratação de Nahuel Herrera. Segundo foi noticiado, os encarnados identificaram o central uruguaio como o alvo certo e, com isso em mente, devem apresentar em breve uma proposta concreta junto da direção do Peñarol, contudo, existe um entrave.
Ao que foi apurado pela imprensa do país sul-americano, o emblema de Montevideu está inclinado a negociar o defesa-central de 21 anos, que foi identificado pelo scouting das águias. A mesma fonte explica que o Peñarol pretende realizar um encaixe financeiro na ordem dos 8 milhões de euros.
Além do valor fixo que pedem por Herrera, a direção do clube uruguaio pretende também salvaguardar uma percentagem a rondar os 20%, com o intuito de continuar a lucrar com futuras vendas do atleta. No entanto, a SAD do Benfica, liderada por Rui Costa, conta com um entrave na forma do treinador do Peñarol.
Diego Aguirre pretende continuar a contar com Herrera, pelo menos por mais seis meses e, com isso em mente, os encarnados podem estar dispostos a contratar o central uruguaio de imediato e deixá-lo na condição de emprestado no Peñarol, até à abertura do mercado de verão.
Nesta temporada, com a camisola do Peñarol, Nahuel Herrera – avaliado em 4,5 milhões de euros – realizou 40 jogos: 30 na Liga Uruguaia, oito na Copa Libertadores e dois na Taça do Uruguai. Nos 3.448 minutos em que esteve em campo, o jovem defesa-central, de apenas 21 anos, marcou dois golos.
Lateral-esquerdo deve deixar Clube da Luz durante este mercado de inverno, depois de não ter conseguido afirmar-se no plantel encarnado
19 Jan 2026 | 08:45 |
Rafael Obrador está praticamente fechado no Torino. Pelo que foi apurado, o jogador do Benfica já se encontra em Turim, faltando apenas assinar contrato e oficializar a sua contratação. O anúncio veio do próprio presidente do emblema italiano.
Segundo revelou o jornal A Bola, o camisola 3 das águias já teve luz verde para viajar até Itália, depois de várias semanas de avanços e recuos entre as várias partes. Assim, Obrador está fechado e vai reforçar o clube da Serie A até ao final da presente temporada, na condição de emprestado.
"Obrador esteve no estádio e viu o jogo connosco. Está praticamente tudo acertado. Está cá para fazer os exames médicos e depois assinar", adiantou Urbano Cairo, presidente do Torino, revelando que o atleta marcou presença no reduto da sua nova equipa e teve um vislumbre dos seus companheiros de balneário.
Assim, fica concretizado o negócio entre o Benfica e o Torino. Ao que tudo indica, será uma cedência até ao final da presente temporada, com o emblema italiano a salvaguardar uma cláusula de compra no verão. Porém, vale a pena recordar que o negócio apenas se concretizou com o aval do Real Madrid, que mantinha direitos sobre o passe do espanhol.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Rafael Obrador – avaliado em 2 milhões de euros – realizou três jogos: um na Liga Portugal Betclic e dois na Segunda Liga. Nos 237 minutos em que esteve em campo, o lateral, que tem contrato até junho de 2030, marcou um golo e fez uma assistência.
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa quer renovar com peso pesado do Benfica
18 Jan 2026 | 16:05