Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Out 2024 | 14:24 |
Andreas Schjelderup aproveitou a pausa para as seleções para poder conquistar Bruno Lage. No entanto, o espetáculo dado pelo extremo do Benfica pode não ser suficiente, pelo que o atleta nórdico já tem um 'trunfo na manga'.
O jovem talento foi o mais eficaz de todos os internacionais ausentes do Glorioso. O compatriota de Aursnes assumiu um papel determinante para que o conjunto nórdico conseguisse garantir um lugar no playoff de apuramento para o Europeu de 2025. Já em período de descontos, o atleta marcou o golo do empate diante da Irlanda e, depois, apontou um bis na goleada frente à Turquia.
Neste sentido, Schjelderup regressa ao Benfica com a moral lá em cima, tendo mais confiança para poder lutar por um lugar nos planos de Bruno Lage. O craque não tem uma tarefa fácil face à concorrência, no entanto, pode mesmo ter um 'trunfo'. Isto porque Gianluca Prestianni está de fora devido a uma lesão, pelo que Andreas Schjelderup poderá ocupar o lugar do jovem argentino, que não é opção titular, mas já foi muitas vezes convocado por Bruno Lage.
Esta temporada, Andreas Schjelderup - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - apenas foi a jogo numa ocasião: Santa Clara, tendo somado apenas 17 minutos. Em 2023/24, ao serviço do Nordsjaelland, o extremo nórdico realizou excelentes exibições, somando 10 golos e 11 assistências, nos 39 encontros em que participou. O craque foi uma das peças-chave do clube, totalizando 2.690 minutos, tendo conquistado o prémio de jogador da temporada.
O atacante de 20 anos foi contrato pelo Benfica em janeiro de 2023, com as águias a pagarem 9 milhões de euros precisamente ao Nordsjaelland pelo jovem craque. Após algumas dificuldades na adaptação à realidade dos encarnados, o extremo regressou, por empréstimo, ao emblema dinamarquês.
Jogador do emblema da Luz foi titular na partida entre Portugal e RD Congo e acabou por levar com algumas culpas do golo sofrido pelas Quinas
19 Jun 2026 | 17:00 |
Rúben Dias deixou uma mensagem de confiança para Tomás Araújo e Renato Veiga após a estreia de Portugal no Mundial, frente à República Democrática do Congo. O central do Manchester City garantiu que a comunicação entre os defesas da Seleção Nacional é constante e destacou a importância de transmitir segurança aos companheiros mais jovens.
Rúben Dias revela conselhos a Tomás Araújo, do Benfica, e Renato Veiga: "Serem eles próprios e não terem timidez nenhuma..."
“Naturalmente a comunicação acontece. Não porque eles iriam jogar este jogo, mas desde o princípio do estágio e noutras ocasiões. Levamos uma relação na qual os quatro temos a missão de transmitir o máximo de confiança aos que estão à nossa frente”, afirmou o internacional português.
O antigo jogador do Benfica sublinhou ainda que Tomás Araújo e Renato Veiga devem atuar sem qualquer receio de assumir responsabilidades dentro de campo, independentemente da experiência ou estatuto dos colegas que os rodeiam: “Não me focaria em nada específico, a não ser ter-lhes dito para serem eles próprios e não terem timidez nenhuma em fazer tudo o que tivessem de fazer e dizer tudo o que tiverem de dizer”, explicou.
“Apesar de, às vezes, dizer uma palavra mais dura a um companheiro que já tem um estatuto ou muitos anos de seleção, não devem ter vergonha nenhuma de o fazer, porque faz parte de serem eficientes naquilo que têm de fazer”, acrescentou.
As declarações surgem depois de Tomás Araújo ter assumido responsabilidades no golo sofrido por Portugal no empate frente à República Democrática do Congo, resultado que marcou a estreia da equipa orientada por Roberto Martínez no Mundial.
O defesa-central do Benfica reconheceu que a Seleção Nacional não conseguiu criar oportunidades suficientes para garantir a vitória e lamentou a forma como surgiu o golo adversário: “Houve muito passe lateral e para trás. Não conseguimos criar muito perigo. A segunda parte mudou um bocadinho e criámos algumas ocasiões, mas foi insuficiente. E depois sofremos um golo de bola parada que não pode acontecer”, admitiu.
Águias mantêm o avançado internacional na lista de alvos para a nova temporada, mas os planos para o ataque sofreram alterações nas últimas semanas
19 Jun 2026 | 16:06 |
Wout Weghorst continua a ser um dos nomes associados ao Benfica para reforçar o setor ofensivo em 2026/27. O experiente avançado neerlandês, de 33 anos, integra efetivamente a lista de jogadores observados pelos encarnados
Segundo o jornal A BOLA, embora a sua contratação esteja, nesta altura, longe de ser um dado adquirido, o neerlandês está sob o olhar da estrutura liderada por Rui Costa. Em final de contrato com o Ajax, o internacional pelos Países Baixos já confirmou que a sua passagem pelo clube de Amesterdão chegou ao fim. "Sim, penso que sim. Foram dois anos muito bonitos. Estou muito orgulhoso por ter jogado pelo Ajax", afirmou recentemente à ESPN.
O perfil físico, a experiência internacional e a capacidade de jogar como referência ofensiva faziam de Weghorst uma opção muito apreciada por José Mourinho. Caso o técnico português tivesse permanecido na Luz, a probabilidade de o negócio avançar seria consideravelmente superior, uma vez que o avançado encaixava nas características procuradas pelo antigo treinador encarnado. Durante a última temporada, o ponta de lança somou nove golos e quatro assistências em 34 partidas disputadas.
Contudo, a chegada de Marco Silva trouxe uma nova abordagem à construção do plantel. O treinador está a analisar diferentes perfis para várias posições e não pretende limitar-se a uma única solução para o ataque. Nesse contexto, Weghorst deixou de ser visto como uma prioridade absoluta e passou a integrar um conjunto mais alargado de opções.
Apesar de o negócio não estar descartado, o Benfica pretende agir com cautela antes de avançar para qualquer decisão definitiva. Com o regresso aos trabalhos marcado para 25 de junho e a estreia oficial na segunda pré-eliminatória da Liga Europa agendada para 23 de julho, frente ao St. Gallen, os encarnados continuam a desenhar o plantel da próxima época sem pressas, procurando encontrar as peças ideais para um projeto que Marco Silva quer equilibrado, competitivo e preparado para lutar por títulos.
Clube encarnado está muito perto de garantir a contratação de jovem central brasileiro de grande potencial, tornando-se o primeiro reforço para 26/27
19 Jun 2026 | 15:41 |
O Benfica está a ultimar os detalhes para assegurar a contratação de Gabriel Índio, defesa-central de 17 anos do Athletic MG. O jovem brasileiro é visto como uma das grandes promessas da sua geração e convenceu os responsáveis encarnados a avançarem para a contratação.
A informação foi avançada por Fabrizio Romano, que revelou a existência de um acordo verbal entre os dois clubes para uma transferência avaliada em cerca de 4,2 milhões de euros. O processo foi conduzido por Mário Branco ao longo dos últimos dias e encontra-se praticamente concluído.
Gabriel Índio chega para reforçar um setor que continua a ser prioridade para o Benfica neste mercado. Canhoto, característica valorizada pelos encarnados, o central deverá integrar desde já a equipa principal e assumir o papel de quarto defesa-central do plantel, ocupando o espaço deixado por Gonçalo Oliveira, cuja saída está iminente.
Apesar da chegada do jovem brasileiro, Rui Costa e a estrutura liderada por Mário Branco continuam atentos ao mercado em busca de um central mais experiente. A saída de Nicolás Otamendi deixou uma lacuna importante no eixo defensivo e o Benfica pretende adicionar mais experiência à concorrência de António Silva, Tomás Araújo e agora Gabriel Índio.
O defesa esteve recentemente na mira do Nápoles, num negócio que poderia rondar os 4,5 milhões de euros, mas o Benfica acabou por ganhar a corrida. Em 2026, Gabriel Índio somou 14 partidas pela equipa principal do Athletic MG e prepara-se agora para atravessar o Atlântico e iniciar a sua aventura de águia ao peito, onde celebrará o 18.º aniversário já no próximo dia 26 de julho.
Veja os melhores momentos de Gabriel Índio: