Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Abr 2025 | 09:58 |
O 'grande prémio' de Portugal está prestes a terminar, 29 voltas já aconteceram e faltam cinco para descobrirmos quem será o campeão nacional da época 2024/25. De um lado, o Sporting, que esteve na liderança do campeonato durante boa parte da época, mas recentemente vem de altos e baixos. Do outro, um Benfica que vive a melhor fase na temporada, mas acabou de tropeçar em casa, com o Arouca. Sabia aqui o que ainda falta jogar.
O Glorioso tem um caminho mais difícil nesta reta final e teve de ultrapassar muitos obstáculos para chegar até aqui. Com 69 pontos na carteira, o Clube da Luz terá de fazer a 30.ª volta em Guimarães, mas poderá retornar a casa na 31.ª para jogar com o AVS. Além disso, no dia 3 de maio, os encarnados contam como uma deslocação ao Estoril, para depois receber o Sporting em casa, no jogo que pode decidir quem levanta 'o caneco'. Contudo, o 'sprint' do Benfica só termina em Braga, na última jornada da Liga Portugal Betclic.
Já do outro lado da Segunda Circular, os leões têm um caminho mais acessível que os encarnados, no que respeita à agenda, que é teoricamente mais fácil. A turma de Alvalade recebe o Moreirense na 30.ª jornada, mas viaja até o Estádio do Bessa para enfrentar o Boavista uma semana depois. Contudo, volta a jogar em casa contra o Gil Vicente antes de ir visitar o Estádio da Luz e termina sua corrida em casa contra o Vitória de Guimarães.
Os destinos são distintos, mas os emblemas ainda vão se encontrar pelo caminho. Porém, existe a possibilidade de se enfrentarem mais uma vez nesta época, já que ambos estão à um passo de distância da final da Taça de Portugal e podem decidir a prova rainha um contra o outro.
Deste modo, as 34 voltas do grande prémio de Portugal estão a chegar ao fim, as duas equipas estão coladas uma à outra, sendo que o Sporting está milímetros a frente das águias, devido ao confronto direto, que caiu primeiro para os leões. O Benfica busca interromper a felicidade dos leões e terá de apertar os parafusos, trocar os pneus e traçar a estratégia perfeita para a última reta em busca do 39.
Frederico Varandas promete ao máximo dificultar o negócio e próximo adversário dos encarnados no Campeonato Nacional tem escolha a fazer
03 Nov 2025 | 18:14 |
O Casa Pia, próximo adversário do Benfica na Liga Portugal Betclic, despediu João Pereira do comando técnico devido aos maus resultados. Antes da visita à Luz, os gansos procuram contratar um novo treinador, virando atenções para João Gião, do Sporting B.
O técnico de 39 anos, que passou pela Luz entre 2010 e 2014, tem feito uma campanha notável, sendo líder da Liga 2, após ter garantido a promoção ao segundo escalão na temporada passada e é visto com bons olhos pela direção de Pina Manique.
No entanto, de acordo com informação avançada pelo jornal A Bola, o treinador do Sporting B não tem quaisquer intenções de abandonar Alvalade. Além do mais, Frederico Varandas, iria "dificultar ao máximo a sua saída", segundo o diário desportivo.
A mesma fonte aponta que Gião está feliz com o conjunto secundário dos verdes e brancos, tendo também uma relação de grande proximidade com Flávio Costa, diretor de scouting do Sporting, que assumiu o projeto com a saída de Hugo Viana para o Manchester City.
Benfica e Casa Pia medem forças apenas no próximo domingo, dia 9 de novembro. Antes de regressar ao Campeonato Nacional, a formação orientada por José Mourinho recebe o Bayer Leverkusen, na Liga dos Campeões, a partir das 20h00 de dia 5 de novembro e já há árbitro destacado pela UEFA.
Rui Costa e João Noronha Lopes medem forças na segunda volta para apurar quem será o novo presidente do clube da Luz para os próximos anos
03 Nov 2025 | 18:05 |
O Benfica anunciou duas alterações aos locais de voto para a segunda volta das eleições para a presidência do clube da Luz, relativamente à primeira ronda. José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral dos encarnados, explicou aos adeptos o que vai mudar.
José Pereira da Costa: "O primeiro objetivo é que a votação corra muitíssimo bem e que seja célere"
"O primeiro objetivo é que a votação corra muitíssimo bem e que seja célere. Também queremos que o processo de escrutínio corra muito bem e que seja, de preferência, célere. Mas não é obrigatório que seja célere", começou por dizer, à BTV.
"Nas secções de Lisboa duplicamos as mesas de contagem. Permite-nos perspetivar que vamos reduzir para metade o tempo da contagem. Convidámos as candidaturas a solicitar quatro delegados para entrar às 22 horas para que participarem no processo de escrutínio, com o objetivo de tornar tudo mais rápido", admitiu.
Na Amadora, a votação será levada a cabo na Escola Básica Roque Gameiro, situada na Avenida da Aviação Portuguesa. Já em Loures, para que os sócios possam exercer o seu direito, terão de se deslocar à Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, na Rua 25 de Abril 6B. Nas restantes 105, os anteriores 106 locais de voto mantêm-se inalterados.
Vale recordar que, na primeira volta, votaram de 86 mil sócios, atribuindo ao clube da Luz um recorde mundial. Nesta segunda ronda - que coloca Rui Costa frente a frente com João Noronha Lopes -, os encarnados esperam que a participação chegue aos 100 mil.
Com a camisola das águias, central argentino fez 136 jogos, marcou 12 golos, conquistou vários troféus e admite emoção difícil de explicar
03 Nov 2025 | 17:54 |
Ezequiel Garay - que passou momentos difíceis - visitou o Estádio da Luz e recordou os tempos no Benfica. Através das redes sociais, o antigo defesa central dos encarnados admitiu que ficou emocionado, agradecendo aos adeptos e ao clube pelos anos vividos com a camisola das águias.
Ezequiel Garay: "Hoje pisei o que um dia foi a minha casa, o Estádio da Luz, e uma lágrima escorreu"
"Hoje pisei o que um dia foi a minha casa, o Estádio da Luz, e uma lágrima escorreu. Deixei quatro anos da minha vida aqui em Lisboa. Vim para dar tudo de mim e parti de coração cheio: títulos, amigos, uma família que me acolheu como um dos seus", começou por escrever.
Em seguida, Garay deixou um agradecimento especial: "Obrigado por tanto amor e carinho. Dei-vos dedicação, paixão e trabalho árduo… mas vocês deram-me os meus melhores anos como jogador e como pessoa. Cresci aqui, aprendi aqui o que significa sentir um escudo como se fosse a minha própria pele".
Ezequiel Garay: "O Benfica não é apenas um clube, é um sentimento que trago tatuado na alma"
"O Benfica não é apenas um clube, é um sentimento que trago tatuado na alma. Regressar hoje foi como abraçar um velho amigo que nunca se foi verdadeiramente", terminou o antigo defesa-central dos encarandos, não esquecendo os tempos que passou na Luz.
Ezequiel Garay, que chegou ao Benfica oriundo do Real Madrid, somou com o Manto Sagrado, 136 jogos e 12 golos. Pelo Benfica, o argentino conquistou ainda um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga, acabando por sair para o Zenit na época 2014/15 por cerca de 6 milhões de euros.