Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Há 56 anos, Eusébio conquistou a Europa e Benfica não esquece data histórica

Falecida lenda do Clube encarnado foi um dos melhores jogadores da história do futebol e foi o primeiro português a conquistar uma bola e uma bota de ouro

Eusébio é o ídolo máximo do Benfica
Eusébio é o ídolo máximo do Benfica

  |

Icon Comentário0

Faz hoje 56 anos que Eusébio conquistou a sua primeira Bota de Ouro. O 'Rei' foi o primeiro vencedor do prémio que começou a ser entregue pelo revista francesa L'Équipe. A falecida lenda encarnada marcou 42 golos no Campeonato Português em 1968 o que lhe valeu o título de melhor marcador da Europa.


Cinco anos depois, Eusébio voltava a conquistar a sua segunda Bota de Ouro em 1973 com 40 golos marcados. Além de ser o primeiro português a conquistar uma Bota de Ouro, também foi o primeiro jogador luso a vencer a Bola de Ouro em 1965. O Benfica não esqueceu a data e assinalou com uma publicação nas redes sociais. 


Eusébio foi jogador do Benfica durante 15 anos e é o melhor marcador do Clube encarnado com 472 golos. Ao serviço do Glorioso, a Pantera Negra venceu 11 campeonatos Nacionais e 5 Taças de Portugal. Individualmente, foi o melhor marcador da Taça dos Campeões Europeus (Liga dos Campeões) por três vezes (1965,1966 e 1968), foi por sete vezes o maior goleador do Campeonato Português e foi o melhor marcador do Mundial de 1966 onde Portugal alcançou o terceiro lugar que é até hoje a melhor prestação de uma seleção nacional no Campeonato do Mundo.


Eusébio faleceu no dia 5 de janeiro de 2014 aos 71 anos de idade vitima de insuficiência cardíaca. A morte do Pantera Negra foi um choque para o mundo de futebol e várias lendas do desporto deixaram mensagens e homenagearam o português como Cristiano Ronaldo, Maradona, Pelé e Di Stéfano.

A 3 de julho de 2015, Eusébio foi trasladado para o Panteão Nacional e é o primeiro desportista a receber essa honra. O Panteão serve para homenagear a memória dos portugueses pelos serviços prestado ao País nos mais variados cargos artísticos, políticos ou militares e desportistas. 


Confira aqui a publicação do Benfica:



Futebol

Após Benfica - Santa Clara, titular de Lage ouve das boas: "Não se pode esquecer que..."

Craque recebeu um 'aviso' de jornalista após a exibição na Luz frente ao clube de São Miguel

Titular de Bruno Lage foi analisado por jornalista após o Benfica - Santa Clara
Titular de Bruno Lage foi analisado por jornalista após o Benfica - Santa Clara

  |

Icon Comentário0

Vangelis Pavlidis foi titular no encontro entre o Benfica e o Santa Clara. Em análise à exibição dos encarnados, o jornalista Luís Pedro Sousa deixou um 'aviso' ao avançado grego, que reforçou as águias este verão. 


"Ontem o jogo não lhe correu bem", começou por afirmar o jornalista, referindo-se à exibição do reforço de verão do Benfica. "O Pavlidis não se pode esquecer que foi um pedido do treinador anterior e que entrou numa equipa mediante uma filosofia de jogo muito própria, que era a filosofia de Roger Schmidt", prosseguiu, deixando a 'dica' ao avançado grego.


"O Pavlidis não se pode esquecer que foi um pedido do treinador anterior"


"Vamos ver se ele vai conseguir manter o lugar. Não marcou golo. O Arthur Cabral jogou muito bem, entrou, criou logo dinâmica e colocou o ataque a jogar melhor que Pavlidis", analisou o chefe de redação do jornal Record.

"Pode ser uma nova vida para Arthur Cabral e pode ser também uma forma de o colocar lá, se [Zeki] Amdouni continuar a jogar bem", apontou, ainda, Luís Pedro Sousa, no programa Record na Hora, do canal NOW.


De relembrar que Vangelis Pavlidis foi a nova contratação do Benfica para 2024/2025. O avançado grego foi anunciado em junho deste ano, depois de ter servido o AZ Alkmaar. Pavlidis foi a alternativa encontrada pela estrutura encarnada para a falta de sucesso dos pontas-de-lança.

Na temporada 2023/24, ao serviço do AZ Alkmaar, Vangelis Pavlidisatualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 46 partidas: 34 no Campeonato Nacional, 10 na Conference League e dois na Taça. Nos 4.134 minutos que disputou, o avançado grego marcou 33 golos e fez seis assistência. Na época 2024/25, de águia ao peito, o camisola 14 soma 424 minutos em cinco embates, tendo apontado um golo e uma assistência. 


Futebol

Rollheiser ganha nova vida no Benfica e quem agradece é…. Di María

Extremo argentino foi aposta de Bruno Lage na receção ao Santa Clara, tendo jogado a titular ao lado do compatriota

Rollheiser foi aposta titular no Benfica ao lado de Di María
Rollheiser foi aposta titular no Benfica ao lado de Di María

  |

Icon Comentário0

Benjamín Rollheiser parece ter ganho uma nova vida no Benfica. O reforço de inverno foi aposta titular e acabou por ser uma 'grande ajuda' ao compatriota, Ángel Di María, sendo o equilíbrio do meio-campo das águias.


A aposta de Bruno Lage para a receção aos açorianos desempenhou funções mistas de segundo avançado/terceiro médio. O craque, contratado no último mercado de inverno, foi mais influente na frente de ataque. No entanto, o atleta albiceleste ajudou na defesa, tendo fechado a ala direita como apoio de Alexander Bah.


Além do lateral-direito, Benjamín Rollheiser conseguiu libertar Ángel Di María, que foi capaz de criar um maior desequilibro na ala direita da frente de ataque. Com os números a favor do camisola 32 do plantel encarnado, a aposta de Bruno Lage para o jogo de estreia como treinador das águias acabou por resultar em pleno.


É de recordar que o craque vem de uma lesão sofrida durante a pré-época. Não é o primeiro jogo que disputa desde que recuperou, tendo somado minutos frente ao Moreirense, ainda sob comando técnico de Roger Schmidt. Contudo, foi o primeiro em que foi titular.

Nos primeiros seis meses no Benfica, Benjamín Rollheiseratualmente avaliado em 10 milhões de euros – foi opção para o técnico das águias em nove encontros, todos eles na Liga Portugal Betclic. Nos 152 minutos que disputou, o argentino marcou um golo, na receção das águias ao Moreirense, a 14 de abril de 2023. No que toca à temporada 2024/25, o avançado argentino já foi utilizado em três embates, tendo disputado 84 minutos dentro das quatro linhas.


Benjamín Rollheiser chegou ao Benfica em janeiro de 2023, oriundo do Estudiantes, por empréstimo, com as águias a pagarem uma taxa de empréstimo de 1 milhão de euros, num negócio que contemplava uma cláusula de compra obrigatória de 9,5 milhões de euros. O emblema argentino terá reservado 10% de uma futura mais-valia.


Modalidades

Chamados a ‘servir’! Benfica domina com três jogadores no Mundial por Portugal

Campeonato do Mundo vai contar com a presença de trio encarnado, que se vai ausentar dos treinos

Portugal vai contar com três jogadores do Benfica nesta edição do Mundial
Portugal vai contar com três jogadores do Benfica nesta edição do Mundial

  |

Icon Comentário0

A seleção portuguesa de hóquei em patins avança nesta segunda-feira para a pista, em Novara, Itália, para disputar o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. São, ao todo, 35 os atletas convocados por Portugal em busca do 17º título mundial. O Benfica vê três atletas seus chamados a representar o país e, juntamente com o rival Porto, é o clube que mais com mais jogadores na seleção de hóquei em patins.


 Ao contrário da Argentina e de Angola, que preferem levar 12 jogadores, Portugal leva 10 convocados para o hóquei em patins. No total, o Mundial tem 88 jogadores, sendo que o campeonato português é o principal fornecedor. Gonçalo Pinto, João Rodrigues e Zé Miranda são os três atletas do Benfica chamados.


 Entre os outros sete estão Ângelo Girão, do Sporting, Xano Edo e Xavi Cardoso, do Oliveirense, Vieirinha, do OC Barcelos, Hélder Nunes, Rafa e Gonçalo Alves, os três do Porto. No hóquei, o destaque vai para a Argentina, atual campeã do Mundo, com 12 convocados, nove dos quais se encontram a jogar em Portugal.


Portugal, vice-campeão mundial, integra o Grupo A da prova masculina, que se prolonga até domingo, em conjunto com Argentina, detentora do troféu, Angola e Estados Unidos, enquanto o Grupo B será constituído por Espanha, Itália, França e Chile.

De relembrar que a equipa portuguesa, orientada pelo selecionador Paulo Freitas, terá oportunidade de se desforrar dos sul-americanos, frente aos quais foi derrotada, por 4-2, na final da anterior edição, realizada em 2022, nas cidades argentinas de Buenos Aires e San Juan. O jogo disputa-se já nesta quarta-feira, a partir das 17h30, mas, antes, Portugal defronta os Estados Unidos, esta segunda-feira, pela mesma hora.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Mais longe do Benfica? Há novos desenvolvimentos sobre Nesrine Bahlouli
Futebol

Mais longe do Benfica? Há novos desenvolvimentos sobre Nesrine Bahlouli

 

Icon Comentário0
Foi apontado como alternativa a Trubin no Benfica e atira: "O meu trabalho é evoluir"
Futebol

Foi apontado como alternativa a Trubin no Benfica e atira: "O meu trabalho é evoluir"

 

Icon Comentário0
Jogador da formação do Benfica ‘brilhou’ e garantiu a primeira vitória no campeonato
Futebol

Jogador da formação do Benfica ‘brilhou’ e garantiu a primeira vitória no campeonato

 

Icon Comentário0