Futebol
Após desilusão na Taça de Portugal, Benfica dá 'pontapé na crise' frente ao Rio Ave
17 Jan 2026 | 22:29
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Jan 2026 | 09:49 |
As dúvidas estão desfeitas: não ficou uma grande penalidade por assinalar a favor do Benfica. No final da partida, onde as águias venceram por 2-0, ficou a dúvida se o penálti assinalado, depois revertido pelo VAR, tinha sido bem ajuizado e, na opinião de Marco Ferreira, foi uma intervenção bem feita.
Marco Ferreira: "O defesa a cair e a tocar com o braço na bola de forma involuntária fruto do desequilíbrio"
"Lance na área do Rio Ave, com Dedic e Athanasiou a disputarem a posição, com o defesa a cair e a tocar com o braço na bola de forma involuntária, fruto do desequilíbrio. Árbitro assinala penálti, bem revertido após intervenção do VAR", afirmou Marco Ferreira, em declarações ao jornal Record, sobre a grande penalidade a favor do Benfica.
Análise que também foi assumida pelo colega Jorge Faustino, que notou o toque involuntário do defesa vilacondense: "Nikos desequilibrou-se na perseguição a Dedic, caindo sobre a bola quando o jogador do Benfica a deixou ficar para trás. Toques de ambas as mãos na bola, em apoio na queda. Sem penálti".
Marco Ferreira: "O avançado desequilibra-se após falhar a bola. Boa decisão"
O Rio Ave também ficou a pedir uma grande penalidade, contudo, Marco Ferreira defende que foi bem ajuizado: "Lance na área do Benfica, com Spikic a disputar a bola com Dahl, acabando por cair sem infração. O avançado desequilibra-se após falhar a bola. Boa decisão".
Jorge Faustino defende que o lance não era esclarecedor e, por isso, foi bem abordado por Cláudio Pereira: "Contacto normal e sem qualquer rasteira ou carga ilegal de Dahl sobre Francisco Petrasso. Sem motivo para penálti. Boa decisão".
Futebolista foi considerado melhor em campo, ao apontar um dos golos das águias, contudo, preferiu assumir que objetivo da partida era outro
18 Jan 2026 | 09:22 |
Leandro Barreiro não deu importância ao facto de ter tido um papel mais defensivo. No final do encontro, entre o Benfica e o Rio Ave, no qual as águias deixaram Vila do Conde com um triunfo por 2-0, o médio falou do objetivo primário, que passava pela conquista dos três pontos, e abordou a sua adaptação à nova posição.
Leandro Barreiro: "O mais importante é a vitória"
"O mais importante é a vitória. Sabíamos que iria ser um jogo difícil e fizemos um bom jogo. A vitória é o mais importante", começou por destacar o camisola 18, autor do primeiro golo do Benfica, em declarações à Sport TV, na zona de entrevistas rápidas.
"Jogámos há três dias e falámos entre a equipa. Dissemos que teríamos de entrar bem e entrar forte, foi o que fizemos: entrámos fortes, tivemos muitas oportunidades, demorou um bocado, mas o golo surgiu. Foi essa a ideia para entrar no jogo", reconheceu o atleta, que recebeu o prémio de MOTM da partida.
Leandro Barreiro: "Seja onde for, darei o máximo para ajudar a equipa"
"Adapto-me. Fui um bocado mais defensivo, o Sudakov mais ofensivo, nas costas do Pavlidis. Seja onde for, darei o máximo para ajudar a equipa", acrescentou o internacional pela seleção do Luxemburgo, a respeito das novas funções que desempenhou em Vila do Conde.
Depois de entrar com o pé direito na segunda volta do campeonato, Leandro Barreiro deixou o mote para o que resta da competição nacional e da Liga dos Campeões: "Hoje foi o primeiro passo, é seguir em frente. O nosso objetivo é ganhar todos os jogos".
No rescaldo da partida, treinador português comentou prestação dos seus atletas e frisou ainda o percurso que águias têm feito no campeonato
18 Jan 2026 | 08:55 |
José Mourinho puxou dos galões ao analisar o rescaldo da partida frente ao Rio Ave. No final do encontro, em Vila do Conde, onde o Benfica triunfou por 2-0, o treinador português elogiou a exibição da sua equipa e frisou ainda que os encarnados têm mais pontos em comparação com 2024/25.
José Mourinho: "Os jogadores fizeram um grande jogo"
"Os jogadores fizeram um grande jogo. Hoje foi uma grande primeira parte e uma segunda parte não tão grande, mas equilibrada, boa, dominante e controladora", começou por dizer o treinador português na zona de entrevistas rápidas, em declarações à Sport TV.
"Há muitos jogos bons, é uma alegria para muitos escondê-los. Se não estou errado, temos mais pontos à 18.ª jornada do que na época passada", frisou o técnico do Benfica. As águias somaram 42 pontos na Liga até à 18.ª jornada, enquanto, na época passada, registaram 41 durante o mesmo período", acrescentou o Special One, comparando os dados.
José Mourinho sobre Sudakov: "Fez um bom jogo, foi um dos responsáveis pela boa qualidade de jogo que a equipa teve"
"Digo muita bacorada, mas também digo algumas coisas certas, principalmente as que são analisadas de forma pragmática e objetiva, como é o caso dos pontos. É um adversário direto [Porto] que está a fazer um campeonato anormal pela positiva ao nível dos pontos", constatou José Mourinho, sobre o percurso do rival da Invicta.
"Já jogou muitas vezes nesta posição, mesmo quando joga a partir da esquerda o objetivo é sempre ir para as zonas onde se sente confortável. Fez um bom jogo, foi um dos responsáveis pela boa qualidade de jogo que a equipa teve. Tem de fazer mais golos, tem de ser mais objetivo na zona do último passe, da assistência e do remate", concluiu o Special One, comentando a exibição de Georgiy Sudakov.
Internacional belga tem estado ausente dos relvados desde meados de novembro e pode ter boas notícias para equipa técnica dos encarnados
18 Jan 2026 | 03:00 |
Dodi Lukebakio pode estar mais perto de regressar do que era esperado. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal revela que o extremo belga, um dos indiscutíveis de José Mourinho, tem estado a evoluir bem da lesão que sofreu e, por isso mesmo, pode estar perto de regressar às opções do Benfica.
Como sabe o Glorioso 1904, em exclusivo, o camisola 11 está ausente dos relvados desde que fraturou o tornozelo, tendo sido necessária uma intervenção cirúrgica. Assim, como o nosso jornal assume, Lukebakio tem estado a evoluir bem e a cumprir todos os passos para uma recuperação de sucesso.
Com isto em mente, o Glorioso 1904 garante que o internacional belga pode regressar às opções de José Mourinho mais cedo do que seria de esperar. Na altura em que foi conhecida a natureza da sua lesão, a data de regresso era apontada para o final de fevereiro, porém, Lukebakio pode estar apto mais cedo, possivelmente em meados do próximo mês.
Caso este cenário se concretize, seria a segunda recuperação com que o plantel do Benfica iria contar num curto espaço de tempo. Vale a pena recordar que Bruma — que foi convocado para a partida frente ao Rio Ave — regressou aos relvados menos de seis meses depois de ter sofrido uma rotura no tendão de Aquiles. Tal como o camisola 27, o Special One espera contar, muito em breve, com a disponibilidade do belga.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, Dodi Lukebakio — avaliado em 20 milhões de euros — leva 11 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 835 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou um golo e fez três assistências.