Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2026 | 15:12 |
Anatoliy Trubin alcançou uma marca redonda na carreira na partida frente ao Rio Ave. No rescaldo do triunfo do Benfica, onde os encarnados venceram por 2-0, o internacional ucraniano chegou aos 100 jogos sem conceder um único tento ao adversário.
Acaba por ser uma marca importante na carreira profissional do futebolista de 24 anos, que é dono e senhor das redes dos encarnados. O registo começou a ser contabilizado quando ainda estava no Shakhtar Donetsk, emblema que o formou e onde fez a sua estreia como sénior, na temporada de 2018/19.
Assim, ao manter a baliza a zeros diante dos vilacondenses, Trubin escreveu mais um capítulo de ouro na sua curta, mas bem-sucedida carreira. Até ao momento, foi no Benfica que o ucraniano alcançou grande parte dos jogos sem conceder um tento, ao todo foram 54 partidas. Pelo Shakhtar Donetsk, regista 39 duelos e, na seleção ucraniana, atingiu sete clean sheets.
O atingir da marca redonda acaba por ser um impulso para a confiança do internacional ucraniano, que tem vindo a realizar uma temporada segura entre os postes. No entanto, Trubin, aos olhos de muitos, ainda precisa de evoluir, a fim de se tornar um guarda-redes ainda mais completo. Porém, tem merecido a confiança da parte do Benfica.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin — avaliado em 28 milhões de euros — tem sido titular entre os postes em 30 partidas oficiais: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e uma na Supertaça. Concedeu 22 golos nos 2.655 minutos em que jogou.
Iimprensa aponta que encarnados continuam investidos em conseguir fechar negócio, contudo, falta superar os entraves que têm surgido
19 Jan 2026 | 14:33 |
A novela em torno da contratação de André Luiz continua a ser um tema quente neste mercado. Pelo que foi apurado, o Benfica continua a tentar finalizar o negócio com o Rio Ave, sem ser influenciado pela recente exibição e atitude que o atleta teve na partida frente às águias.
Apesar de já existir um certo acordo entre o Benfica e o atleta, por intermédio do seu agente, André Luiz continua comprometido com o Rio Ave, ao mesmo tempo que espera ter autorização para rumar a Lisboa. No entanto, o jogador não quer ficar influenciado pelas notícias que têm surgido.
Pelo que o jornal A Bola apurou, André Luiz, ciente do interesse dos encarnados, tem dado tudo para se abstrair dos rumores que têm circulado, posição que se comprovou no final do encontro de sábado, onde o extremo canarinho esteve sempre perto dos seus companheiros de equipa, evitando qualquer contacto com os encarnados.
O diário desportivo explica que, apesar de estar entusiasmado com a ideia de reforçar o Benfica, André Luiz prefere focar-se apenas na vertente desportiva, deixando as questões do mercado para o seu agente e para as estruturas dos vilacondenses e dos encarnados. As condições do contrato entre o Glorioso e o atleta já estão apalavradas, segundo revela A Bola.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, André Luiz — avaliado em 4 milhões de euros — realizou 19 jogos: 18 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.463 minutos disputados, o extremo, que tem contrato até junho de 2029, apontou sete golos e somou cinco assistências.
Ativos neste mercado de inverno e em preparação para duelo frente aos encarnados, equipa de Turim tentou reforçar plantel bianconeri
19 Jan 2026 | 14:08 |
A Juventus, que vai medir forças com o Benfica no dia 19 de janeiro, na 7.ª jornada da fase de liga da UEFA Champions League - partida que traz más notícias aos encarnados -, viu gorada a primeira tentativa relativa à contratação de Jean-Philippe Mateta. A direção dos Bianconeri apresentou uma proposta formal ao Crystal Palace, mas os ingleses recusaram de imediato, travando um processo que estava a ser acompanhado com atenção em Turim.
Em causa esteve uma abordagem que previa o pagamento de 2 milhões de euros por um empréstimo até ao final da temporada, acompanhado por uma opção de compra fixada nos 28 milhões. Esse valor tornar-se-ia obrigatório, caso o conjunto orientado por Luciano Spalletti garantisse presença nas competições europeias de 2026/27.
O Crystal Palace, no entanto, deixou clara a sua posição negocial. Com contrato válido até ao verão de 2027, o internacional francês de 28 anos, só deverá sair a título definitivo e por uma verba nunca inferior a 30 milhões de euros. A estratégia dos londrinos passa por capitalizar o bom momento do jogador e afastar cenários de cedência temporária.
Entretanto, o técnico da Juventus ficou inconformado com a derrota (0-1) no terreno do Cagliari, queixando-se do antijogo do adversário, que fez com que o tempo útil fosse de apenas 52 minutos apesar de o árbitro ter concedido 8 minutos de compensação. "Dez jogadores deles estavam constantemente a atirar-se para o relvado. Algo tem de ser feito a este respeito. As equipas devem jogar futebol e não queimar tempo a cada lançamento", afirmou Spalletti.
Nesta temporada, com a camisola do Crystal Palace, Jean-Philippe Mateta — avaliado em 40 milhões de euros — é peça fundamental na estrutura do clube londrino. Ao todo, o avançado já realizou 36 partidas oficiais, entre provas nacionais e Liga Conferência. Nos 2.712 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou 10 golos e fez duas assistências.
Lateral-esquerdo internacional checo é reforço do Slavia Praga, novamente. Com a sua chegada à capital, abordou passagem que teve pela Luz
19 Jan 2026 | 14:00 |
Depois de oficialização, David Jurásek, 25 anos, lateral-esquerdo checo, regressa ao Slavia Praga por 3 milhões de euros, depois de o Benfica ter pago por ele, ao mesmo, 14 milhões em 2023. O defesa fez apenas 12 jogos pelas águias, tendo depois saído por empréstimo para o Hoffenheim, por duas vezes, e para o Besiktas.
"Não estava preparado para um clube como o Benfica"
Um bom negócio para o Slavia, considera Branislav Sokoli, treinador com passagens por Slovan Liberek e Slovan Bratislava. "David Jurásek saiu da liga checa há dois anos e meio como um bom jogador, mas talvez ainda não estivesse totalmente preparado para um clube de topo estrangeiro como o Benfica", explicou o técnico, em declarações ao Ruik.
No que toca à sua opinião relativa ao negócio, Sokoli fundamentou: "Faz sentido que, numa altura em que o clube não contava com Jurásek, o Slavia tenha avançado para a sua contratação. É um excelente negócio para eles. Venderam-no por cerca de quinze milhões de euros [€14 milhões] e agora recuperaram-no por aproximadamente quatro milhões [€3 M, com cláusulas que podem elevar valor]."
"O regresso tem um impacto financeiro positivo"
"Portanto, o regresso também tem um impacto financeiro positivo. Do ponto de vista desportivo, Jurásek poderá substituir Malick Diouf, equilibrando a qualidade no lado esquerdo", acrescentou o técnico. Com o regresso à sua terra natal, o lateral-esquerdo checo tenta agora encontrar forma e consistência, depois de dois anos e meio irregulares marcados por empréstimos e poucos minutos em campo.
Nesta temporada, com a camisola do Besiktas, David Jurásek – avaliado em 4,5 milhões de euros – realizou 17 jogos: 10 na Süper Lig, quatro na qualificação da Liga Conferência, dois na qualificação da Liga Europa e um na Taça da Turquia. Nos 1.034 minutos em que esteve em campo, o defesa não marcou golos nem fez assistências.