
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Set 2025 | 09:31 |
26 anos depois, José Mourinho está de regresso ao Benfica. Durante o dia de ontem, no Seixal, o antigo treinador do Fenerbahçe foi apresentado perante uma sala de imprensa repleta de jornalistas. Além disso, a comunicação social internacional não ficou indiferente e acompanhou de perto o momento muito aguardado pelos Benfiquistas.
Durante o dia de ontem, a imprensa europeia acompanhou a apresentação do antigo treinador de clunes como Real Madrid, Chelsea, ou Manchester United. Começando por Espanha, o diário Marca destacou as declarações do Special One, afirmando que as mesmas foram 'interessantes'.
A BBC, uma da smaiores cadeiras televisivas e responsável pela transmissão em Inglaterra, também seguiu de perto a chegada do português e escreveu o seguinte: "Mourinho está de volta ao Benfica 25 anos depois". No entanto, os ingleses deixaram uma dúvida no ar: "Venerado mas um risco".
Já em Itália, a Gazzetta dello Sport destacou a apresentação de José Mourinho e fez questão de salientar uam das frases, onde visa o seu antigo clube: "O Fenerbahçe foi um erro, não era do meu nível". No entanto, a atenção mediática não ficou apenas pelo velho continente.
No Brasil, a Globoesporte destacou também uma das frases proferidas pelo treinador português, que frisa que a sua personalidade mudou ao longo dos anos: "Sou menos egocêntrico, penso mais nos outros". Recorde-se que José Mourinho assinou um contrato válido até ao final da temporada de 2026/27, sendo que o segundo é opcional.
Lateral-direito espanhol, que passou pelo Benfica em 2024/25, antes de rumar aos blancos, tem um companheiro de equipa em sérios apuros
19 Set 2025 | 08:46 |
Raul Asencio vai a julgamento por difundir vídeos sexuais sem o consentimento das pessoas envolvidas nessas imagens. Para além disto, ainda vai responder pelo crime de pornografia infantil, visto que uma das mulheres presentes nas filmagens era, nessa altura, menor de idade.
O jovem defesa-central do Real Madrid, onde é companheiro de equipa de Álvaro Carreras, ex Benfica, não vai ser posto perante o juiz sozinho. Isto porque, juntamente com Raul Asencio, vão estar outros três homens, todos eles da Academia do clube da capital espanhola.
O caso remonta ao verão de 2023. Um dos jogadores que vai ser julgado em tribunal é acusado de ter gravado (sem consentimento) um ato sexual (consentido), num clube de praia na Ilhas Canárias, e de posteriormente ter enviado o vídeo a três colegas de equipa, um deles Raul Asencio.
A mãe de uma das jovens apresentou queixa alguns dias depois, e Raul Asencio chegou mesmo a confirmar estar envolvido no caso, apesar de ter negado ter cometido algum crime. Outra das alegadas vítimas acabou por retirar a queixa, depois de receber um pedido de desculpas do jogador do Real Madrid, colega de Carreras - que tem sido destaque nos blancos.
Na altura desse pedido de desculpas, Raul Asencio terá mesmo admitido ter mostrado o vídeo a um amigo seu. O defesa-central vai ser levado, agora, a julgamento, numa decisão que foi anunciada pelo Tribunal Superior de Justiça das Canárias, na última quinta-feira, 18 de setembro.
Vestiu o manto sagrado e agora comentou o assunto do momento no futebol português, em entrevista concedida recentemente ao Notícias ao Minuto
19 Set 2025 | 08:28 |
Carlitos, antigo jogador do Benfica, mostrou-se muito agradado com a contratação de José Mourinho por parte do Clube da Luz. O antigo avançado das águias chegou a ser orientado por José Mourinho no Clube da Luz, na temporada 2000/01, e concedeu uma entrevista ao Notícias ao Minuto, onde abordou o regresso do Special One a Portugal. Não é o primeiro ex Benfica a comentar o regresso de Mourinho.
Carlitos: "Tive a honra de ter sido treinador por José Mourinho e é sem dúvida um dos melhores treinadores de todos os tempos"
"Saudar o regresso de José Mourinho ao futebol português e ao seu país. Tive a honra de ter sido treinador por ele e é sem dúvida um dos melhores treinadores de todos os tempos. Com a sua experiência, vai tornar o Benfica mais forte em termos mentais e futebolísticos, que é algo que devia ser normal com o atual plantel. Tenho consideração pelo Bruno Lage, mas era notório que qualquer resultado menos bom, as coisas iam ser difíceis. A massa associativa não estava com muita paciência", começou por explicar Carlitos.
O avançado que alinhou pelas águias entre 2000 e 2004 prosseguiu: "Estamos a falar de alguém com provas dadas. O Mourinho não perdeu qualidades e vem para Portugal com muita vontade de demonstrar serviço no Benfica, que deu um passo enorme com esta contratação. Ele vai ter de adaptar-se aos jogadores e vice-versa também. A sua maneira de trabalhar e vencer é contagiante. Acredito num futebol atrativo e com resultados à vista".
"Não acho que seja a última oportunidade do Mourinho num clube grande, mas é uma grande chance de recuperar a carreira, não que ela esteja perdida. Sabemos que ele vem de alguns despedimentos e esta junção vai resultar. O Benfica é um grande clube, que vai oferecer as melhores condições a um dos treinadores mais conceituados da Europa", atirou Carlitos, que disputou mais de 50 jogos de águia ao peito.
Terminou, demonstrando confiança na decisão de Rui Costa: "Há sempre a hipótese do fracasso, porque a bola é redonda e o futebol tem essa magia, tanto para o bom como para o mau. No entanto, esta tem tudo para ser uma aposta acertada".
Jogo entre o rival da segunda circular e a equipa do Cazaquistão viu um momento em Alvalade que, por culta do Clube da Luz, não foi histórico
19 Set 2025 | 08:15 |
Sherhan Kalmurza defendeu um penálti no Sporting - Kairat Almaty, e ficou muito perto de fazer história na Liga dos Campeões. O rival da segunda circular acabou por golear, por 4-1, mas quando o jogo se encontrava empatado a zero, o guardião cazaque impediu que Morten Hjulmand inaugurasse o marcador através de grande penalidade.
Essa defesa fez de Sherhan Kalmurza o segundo mais jovem de sempre a defender um penálti na Liga dos Campeões. O guarda-redes do emblema cazaque tinha, á data da última quinta-feira, 19 de setembro, 18 anos e 96 dias de idade quando impediu o golo de Morten Hjulmand, no jogo da Liga dos Campeões.
Foi por pouco, mas não conseguiu bater um recorde da Liga dos Campeões que pertence ao Benfica. Isto porque o mais jovem de sempre a defender um penálti na prova milionária foi Mile Svilar, guardião sérvio que atuou pelas águias no início da sua carreira. O guarda-redes, lembre-se, segue com a sua carreira em Itália.
Mile Svilar defendeu um penálti em jogo a contar para a Liga dos Campeões com apenas 18 anos e 65 dias - tinha menos 21 dias de vida comparado com o guarda-redes do Kairat Almaty, que fez, contra o Sporting, também a sua estreia na Champions League.
Svilar, que era maior de idade há cerca de dois meses nessa altura, defendeu uma grande penalidade em encontro com o Manchester United, em outubro de 2017. Ao contrário de Sherhan Kalmurza, o sérvio não fez a defesa em solo português, uma vez que o Benfica disputou essa partida fora de casa, em Old Trafford.