Futebol
Manu Silva vê luz ao fundo do túnel no Benfica, mas nem tudo são rosas
13 Nov 2025 | 07:44
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Nov 2025 | 10:16 |
Alexander Bah só regressará de lesão no início de 2026. Contrariamente ao que havia sido inicialmente avançado, o lateral-direito do Benfica deve voltar a envergar o Manto Sagrado em janeiro, fazendo concorrência a Amar Dedić, que tem dado excelente conta de si desde que reforçou o Clube da Luz.
Um dos motivos que explica o atraso na recuperação de Alexander Bah, contrariamente, por exemplo, a Manu Silva, é que, durante o período de recuperação, o lateral-direito teve de fazer uma artroscopia. O exame extra obrigou a trabalho adicional do internacional dinamarquês de 27 anos.
Assim sendo, ao dia de hoje, José Mourinho conta com Amar Dedić para a lateral-direita do Benfica. Para lá do internacional pela Bósnia e Herzegovina, Fredrik Aursnes também pode atuar naquela posição, apesar de ser uma adaptação. Leandro Santos, jovem da formação, não tem sido opção.
Lembrar que o último encontro de Alexander Bah pelo Benfica data do dia 8 de fevereiro de 2025. Na receção ao Moreirense, em que os encarnados venceram por 3-2, o lateral-direito foi escolha inicial de Bruno Lage, mas acabou por se lesionar com gravidade no joelho. Nessa mesma partida, Manu Silva também sofreu do mesmo mal.
Em 2024/25, Alexander Bah – avaliado em 10 milhões de euros – foi opção em 29 encontros do Benfica: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Nos 2.175 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa-direito de 26 anos fez dois golos e três assistências.
Atleta é um dos grandes valores dos encarnados, mas há históricos clubes do Velho Continente que estão de olho no seu talento
13 Nov 2025 | 09:26 |
Gonçalo Moreira está na mira de diversos gigantes europeus. Contudo, os clubes interessados não terão tarefa fácil para levar o craque do Benfica, dado que o mesmo tem um contrato de longa duração com as águias. O internacional pelas camadas jovens de Portugal foi destaque na imprensa internacional.
"Alterna [Gonçalo Moreira] entre a equipa B e os juniores, com a esperança de conquistar um espaço no plantel principal. É um número 10 criativo e com boa capacidade técnica, sendo capaz de jogar como ponta-de-lança, segundo avançado ou falso 9. É um jogador imprevisível que sabe marcar golos", escreveu Gianluca Di Mazrio sobre o jogador formado no Benfica.
Recentemente, depois do Benfica – Gil Vicente da sétima jornada da Liga Portugal Betclic, José Mourinho - que terá reforço importante nas próximas semanas - deixou elogios o atleta: “Tenho um fraquinho pelo Gonçalo Moreira. Do pouco que vi esta semana, tenho um fraquinho, mas o jogo não foi para ele. Tinha-o no banco no caso de a situação estar dramática ou fantástica. Não foi a hora dele. Amanhã vai jogar contra o Torreense”.
A estreia de Gonçalo Moreira na equipa principal do Benfica pode acontecer mais cedo do que o esperado. Na deslocação dos encarnados ao reduto do Atlético, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, o jovem de 19 anos pode mesmo vir a merecer a confiança de José Mourinho.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, Gonçalo Moreira realizou 13 encontros: nove na Segunda Liga e quatro na UEFA Youth League. Nos 903 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio-ofensivo de 19 anos marcou oito golos e fez uma assistência. O craque tem contrato com as águias até junho de 2030.
Atleta não está satisfeito com o rumo da sua carreira e estará a equacionar abandonar os relvados num futuro muito próximo
13 Nov 2025 | 08:15 |
Rafa Silva está a ponderar terminar a sua carreira de futebolista. O antigo jogador do Benfica não está feliz no Besiktas, tendo entrado em rota de colisão com o treinador turco Sergen Yalçin, mas o cenário pode não ficar por aí e o atleta estará mesmo a equacionar pendurar as botas num futuro próximo.
De acordo com informações avançadas pela imprensa turca, Rafa Silva terá comunicado, no início do mês, a sua decisão ao presidente do Besiktas, Serdar Adali. O líder do histórico emblema turco pediu ao português foco total no encontro diante do Fenerbahçe (que as águias negras perderam por 3-2), acenando com nova reunião depois da partida.
Apesar deste desejo de Rafa Silva, a verdade é que o antigo jogador do Benfica realizou uma temporada de estreia no Besiktas bastante positiva (49 jogos, 18 golos e 12 assistências). Na presente época, e mesmo não jogando desde dia 2 de novembro, o extremo apresenta cinco golos e três assistências em 16 encontros, sendo dos atletas mais influentes.
Resta perceber se esta alegada tomada de posição de Rafa Silva tem como objetivo a saída do Besiktas ou se o histórico do Benfica pode mesmo retirar-se do futebol profissional. A resposta só acontecerá após a pausa para compromissos internacionais. Os turcos têm encontro agendado com o Samsunspor no dia 23 de novembro, às 14h00.
Rafa Silva - avaliado em 7 milhões de euros - representou o Benfica durante oito temporada (2016/17 a 2023/24), tendo custado aos cofres das águias 16 milhões de euros. Ao todo, o antigo internacional português contabilizou números impressionantes com o Manto Sagrado: 326 jogos, 94 golos, 67 assistências e oito títulos, entre os quais três Campeonatos Nacionais.
Lenda do Clube da Luz analisou empate caseiro dos encarnados diante dos gansos, com destaque para o lance mais polémico da partida
13 Nov 2025 | 07:59 |
Rui Águas considera que o VAR deveria ter intervindo para anular a grande penalidade assinalada por Gustavo Correia no Benfica – Casa Pia por mão na bola de António Silva. Contudo, na opinião da lenda das águias, a turma de José Mourinho - que deve contar com reforço importante nas próximas semanas - tem de jogar mais e bom futebol, algo que não aconteceu na última partida.
Rui Águias e o penálti de António Silva no Benfica – Casa Pia: “Incorretamente assinalado”
“Depois de finalmente o Benfica conseguir aumentar a vantagem, viria o golo do Casa Pia, resultante de uma falsa falta, que repunha, poucos minutos depois, a diferença mínima. O penálti incorretamente assinalado exaltava, então, público e jogadores, mas não da maneira mais positiva”, destaca Rui Águas.
“O VAR acabaria por ser negativamente protagonista, autêntico fora da lei, em claro prejuízo do Benfica, mas a equipa fica a dever a si mesma muita responsabilidade no insucesso”, atira Rui Águias, comentando a decisão de assinalar grande penalidade por mão na bola de António Silva.
Rui Águas e as eleições do Benfica: “Afirmação de força”
“O treinador do Benfica [José Mourinho] tem reconhecido alguma limitação dos seus avançados no que a essa ferramenta [cabecear] diz respeito. Julgo ter percebido que um dos alvos que o Clube procurará assegurar no próximo mercado deverá ter obrigatoriamente essa importante caraterística. O melhor cabeceador do plantel atual acaba por ser Otamendi”, considera Rui Águas.
“O dia final das eleições trouxe uma nova afirmação de força do universo Benfica, mais uma vez amplo vencedor nas urnas de voto. Agora, é o recomeço em que todos contam e em que as forças se esperam novamente reunidas, para um novo ciclo que todos desejamos mais triunfante que o anterior”, afirma Rui Águas.
Manu Silva vê luz ao fundo do túnel no Benfica, mas nem tudo são rosas
13 Nov 2025 | 07:44
Craque da formação deixa recado após o Benfica – Twente: "Não foi o que queríamos"
13 Nov 2025 | 07:24
Ivan Batista traça objetivo depois do Benfica – Twente: "Missão muito clara"
13 Nov 2025 | 07:14