
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Cancelo está recuperado para defender as cores do Barcelona na Supertaça Espanhol, segundo garantiu o próprio Xavi Hernández. O lateral formado no Benfica estava em dúvidas, mas o técnico espanhol garante que o português está apto.
"Ele está bem e, em princípio, vai viajar para a Arábia Saudita", afirmou o timoneiro espanhol, este sábado, dia 6 de janeiro, na conferência de imprensa de antevissão ao duelo diante do Barbasto, para a Taça do Rei, marcado para domingo, dia 7 de janeiro.
É de recordar que, João Cancelo sofreu uma distensão do ligamento lateral do joelho esquerdo diante do Las Palmas, acabando substituído na primeira metade do encontro, logo ao minuto 11'. No entanto, após exames realizados pelos culés, o internacional português parece estar bem fisicamente.
João Cancelo - avaliado em 40 milhões de euros - no emblema dos catalães, já foi aposta em 21 duelos, onde marcou três golos e concretizou duas assistências. Sob o comando técnico de Pep Guardiola, no Manchester City, o lateral alinhou em 21 embates, tendo apontado um golo e seis assistência.
Atualmente, Cancelo cumpre um ano de empréstimo estabelecido entre o Manchester City e o Barcelona. Não se espera que o craque regresse aos ingleses, sendo que a hipótese mais certa é de que o jogador volte a reforçar um outro clube ou permaneça nos espanhóis.
Apesar de ser figura não querida pelos adeptos, médio argentino jogou frente aos encarnados pela primeira vez desde a sua saída
|
Enzo Fernández saiu do Benfica para o Chelsea em janeiro de 2023 e causou alguma mágoa no coração dos benfiquistas. No passado sábado, o médio teve a oportunidade de jogar contra os encarnados pela primeira vez, levou a melhor dentro de campo e, no final do jogo, fez questão de passar pelo balneário das águias para cumprimentar algumas caras conhecidas.
Segundo as informações recolhidas pelo jornal Record, Enzo Fernández esperou pelo final do encontro entre o Benfica e o Chelsea para dirigir-se ao balneário dos encarnados e ‘matou saudades’ de alguns companheiros de equipa. O médio esteve alguns minutos à porta a conversar com Nicolás Otamendi e Ángel Di Maria, dois colegas de seleção.
A história entre o Benfica e Enzo Fernández foi curta e intensa. O médio chegou à Luz proveniente do River Plate no verão de 2022 e, de imediato, causou um grande impacto na equipa comandada por Roger Schmidt. Em apenas seis meses, o argentino encantou os benfiquistas com o seu controle do jogo, capacidade de colocar passes a rasgar as defesas adversárias e a sua entrega em campo.
Esse destaque mereceu uma convocatória por parte de Scaloni ao Mundial de 2022 no Qatar, o que levou Enzo Fernández a mostrar o seu futebol e a atrair o interesse do Chelsea. Após vencer o campeonato do Mundo pela Argentina, o médio decidiu rumar a Londres, numa transferência que gerou muita polémica, pois o jogador forçou a saída, tendo faltado a dois treinos no Benfica, ainda em janeiro.
A saída de Enzo Fernández causou uma grande revolta nos adeptos do Benfica que se sentiram ‘traídos’ pelo médio, já que a 10 de janeiro de 2023, num jogo frente ao Varzim a contar para a Taça de Portugal, o jogador marcou o segundo golo dos encarnados e fez um gesto que dava a entender que iria ficar no clube, pelo menos até ao final da temporada. Tal fenómeno não aconteceu, e a figura do argentino é, aos dias de hoje, mal amada no universo benfiquista, embora tenha recebido algum carinho no Benfica - Chelsea do último sábado.
Atleta do Clube da Luz esteve em destaque na última partida dos encarnados, acabando por merecer a atenção de vários futebolistas
|
Após o apito final, que ditou a eliminação do Benfica no Mundial de Clubes, Ángel Di María não conseguiu conter as lágrimas, no momento em que se apercebeu que tinha acabado de cumprir o último jogo com o Manto Sagrado. Em pleno relvado do Bank of America Stadium, Fideo fez uma última despedida aos Benfiquistas presentes.
Numa verdadeira demonstração de fair-play, não foram só os jogadores do Glorioso que fizeram questão de cumprimentar o extremo argentino, incluindo Carreras, que também não conseguiu conter as lágrimas. Do lado dos blues, Enzo Fernández, Moisés Caicedo, Anselimino e Willy Caballero, antigo companheiro de Fideo na seleção, foram os que estiveram mais tempo à conversa com o camisola 11.
Quem também reagiu ao último encontro de Ángel Di María foi Jorgelina Cardoso que aproveitou para deixar uma mensagem: “O Benfica estará sempre nos nossos corações. Vamos continuar a acompanhar e apoiar em cada jogo deste clube que nos deu tanto amor durante tantos anos. Obrigada Benfica, obrigada Lisboa, obrigada Portugal por nos terem sempre feito sentir em casa. Até sempre”.
Jorgelina Cardoso: “O Benfica estará sempre nos nossos corações”
Já Tiago Gouveia, foi um dos muitos companheiros de equipa que fez questão de deixar uma mensagem ao extremo de 37 anos: “Cresci a vê-lo jogar. Foi um enorme prazer tê-lo no mesmo balneário. É um jogador e uma pessoa incrível, com uma humildade tremenda depois de tudo aquilo que conquistou. Vai ficar para sempre no meu coração”.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María - avaliado em 2 milhões de euros - realizou 43 partidas oficiais. Nos 2.822 minutos que esteve em campo, Fideo assinou 19 golos e fez nove assistências para os seus companheiros de equipa. O extremo argentino deixa o Clube da Luz como um dos ídolos das águias e um legado eterno com a camisola 11.
Conjunto vermelho e branco, que goza de um período de férias após a participação no Mundial de Clubes, irá começar a preparar a nova época
|
Terminada a participação no Mundial de Clubes, após a derrota frente ao Chelsea, o Benfica deu como terminada a época 2024/25. Segundo informações apuradas, o plantel encarnado, orientado por Bruno Lage deve regressar ao Seixal a meio do mês de julho, para o arranque oficial de 2025/26, num autêntico contrarrelógio para estar na máxima força antes do primeiro duelo da temporada.
O jornal Record avançou com esta possível data com base nas declarações que o setubalense de 49 anos fez no final do encontro com os blues. Na altura, e durante a conversa com os jornalistas, Bruno Lage salientou que antes do regresso aos trabalhos de pré-época, o plantel precisa, no mínimo, cerca de 15 dias de descanso.
Sabe-se que, apesar da partida ter decorrido ao final da tarde de sábado, 28 de junho, os encarnados apenas regressaram a Portugal durante o dia de hoje, 30 de junho. Se os dias de descanso começarem a ser contabilizados a partir desta segunda-feira, ao que tudo indica, o plantel vai marcar presença no Benfica Campus no dia 15 de julho, porém, não há ainda confirmação oficial da parte das águias.
Caso se confirme o arranque da pré-época a 15 de julho, Bruno Lage terá apenas 16 dias para moldar o plantel antes do primeiro encontro oficial, agendado para o último dia desse mês, frente ao Sporting, numa partida que visa a realização da Supertaça Cândido de Oliveira, que se vai disputar no Estádio do Algarve, como a FPF anunciou.
Por outro lado, é importante salientar que antes da partida com os leões. o Benfica vai medir forças com o Fenerbahçe, na edição 2025 da Eusébio Cup. Pelo que foi avançado na altura, o encontro vai decorrer no último fim de semana de julho, no dia 26 ou 27. Até à data. é o único amigável conhecido da pré-época das águias.