Futebol
Juventus prepara reforço de peso para receção ao Benfica na Liga dos Campeões
15 Jan 2026 | 12:51
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jan 2026 | 16:11 |
João Neves, que vinha a ser apontado como possível protagonista num regresso a Portugal, viu os seus planos interrompidos devido a lesão. O PSG confirmou que o médio internacional falhará o encontro frente ao Lille, relativo à 18.ª jornada da Ligue 1.
De acordo com a informação divulgada pelo clube francês, João Neves treinou hoje à parte do restante plantel, na sequência de um problema muscular. A situação obrigou a uma abordagem cautelosa, afastando o jogador da convocatória para um dos jogos mais exigentes desta fase do campeonato francês.
Além de João Neves, o PSG - que sofreu desaire frente a rival - também não poderá contar com Quentin Ndjantou, Kang-In Lee e Safonov, aumentando os desafios para a equipa técnica. A gestão física do internacional português é vista como prioritária, evitando riscos que possam comprometer o resto da época, mantendo o foco dos parisienses relativo à defesa do seu título nacional e europeu.
Recorde-se que o antigo jogador do Benfica preparava o regresso a Portugal para enfrentar o seu antigo rival. O PSG tem encontro marcado com o Sporting no Estádio José Alvalade, para o dia 20 de janeiro, pelas 20h00, em partida a contar para a penúltima jornada da fase regular da Liga dos Campeões.
Na presente temporada, com a camisola do PSG, João Neves — avaliado em 110 milhões de euros — realizou 17 jogos: 10 na Ligue 1, quatro na Champions League, um na Supertaça, um na Taça de França e um na FIFA Intercontinental Cup. Nos 1.289 minutos disputados, o médio apontou 6 golos e 2 assistências.
Antigo dirigente do Clube da Luz, em análise ao desaire no clássico frente ao Porto, não escondeu a sua opinião face ao técnico português
15 Jan 2026 | 15:31 |
“Sinto desilusão”
"Sinto desilusão. Sinto e, do meu ponto de vista, a contratação do Mourinho foi feita mais com vista à campanha eleitoral do que propriamente por se considerar que era a grande solução para o futuro do Benfica. Ele tem o currículo que tem, todos temos de ter respeito por ele", começou por afirmar.
"Foi um excelente treinador, mas hoje é um treinador que fala muito e que não trabalha aquilo que é necessário para fazer uma boa equipa. E, portanto, está a comprometer inclusivamente o futuro", acrescentou, antes de alertar para as potenciais consequências das palavras do Special One.
“Mourinho fala muito, destruindo o ambiente”
"Tem de falar menos dos jogadores na comunicação social e em público. Sobretudo quando os critica. Deve fazê-lo internamente? Sim, acho que deve fazê-lo. Tem de fazê-lo, aliás, individualmente ou coletivamente. Mas o José Mourinho fala muito e fala muito dos jogadores, destruindo o ambiente, que é fundamental para se ter uma boa equipa. Às vezes há necessidade de falar menos, mas falar bem", apontou.
Gaspar Ramos concluiu defendendo que 'mão de obra' não falta ao técnico português, visto que "o plantel do Benfica é o melhor plantel nacional": "Entre os três grandes, é o melhor plantel. É o que tem melhor qualidade individual. Não está a ser convenientemente aproveitado. Isto não quer dizer que o plantel não tenha um desequilíbrio ou outro. Pode ter, mas são situações pontuais".
Técnico encarnado igualou marca nada positiva do seu antecessor, isto após o desaire diante do Porto na Taça de Portugal
15 Jan 2026 | 13:58 |
O Benfica voltou a viver um mês de janeiro marcado pela irregularidade e por resultados negativos em série. A derrota frente ao Braga, na Taça da Liga, seguida do desaire diante do Porto, na Taça de Portugal, ditou a eliminação encarnada de duas competições em poucos dias, um cenário raro mas que encontra semelhança relativa à época anterior.
Há precisamente um ano, em janeiro de 2025, o Benfica então orientado por Bruno Lage atravessou um momento semelhante. As águias somaram duas derrotas consecutivas, frente ao Barcelona, para a Liga dos Campeões, e diante do Casa Pia, na Liga Portugal Betclic, resultados que também abalaram a estabilidade do Clube.
O dado estatístico ganha maior relevo pelo contexto competitivo. Tal como em 2025, as derrotas agora sofridas tiveram consequências imediatas e pesadas. O Benfica de José Mourinho - que foi provocado nas redes sociais - despediu-se da Taça da Liga após cair em Leiria, diante do Braga, e viu interrompida a caminhada na Taça de Portugal no clássico com o Porto.
Apesar das diferenças de adversários e de treinadores, o paralelismo é evidente. Em ambos os casos, o Benfica enfrentava um período decisivo da temporada e acabou por falhar em momentos-chave, acumulando desilusões em provas distintas num curto espaço de tempo. A repetição do cenário levanta inevitáveis comparações entre os dois projetos técnicos.
O próximo encontro do Benfica está marcado para sábado, dia 17 de janeiro de 2026. A partida terá início às 20h30 e será disputada no Estádio do Rio Ave FC (Arcos), em Vila do Conde, onde as águias defrontarão o Rio Ave. Este duelo é válido para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2025/26.
Humorista português analisou resultados recentes e reagiu ao desempenho do Clube da Luz frente aos dragões, na Taça de Portugal
15 Jan 2026 | 13:53 |
António Raminhos não poupou palavras sobre o recente clássico entre Porto e Benfica, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, destacando a dificuldade da equipa encarnada em inverter resultados. Para o humorista, o encontro evidenciou questões que vão além das quatro linhas, refletindo o estado anímico atual do grupo vermelho e branco.
“É o reflexo do estado anímico”
"Esta época quer jogue bem ou mal, o Benfica perde. É também o reflexo do estado anímico e o lance do Pavlidis no fim do jogo mostra bem isso. O resto da época vou ter a mesma atitude que tenho quando vou a uma loja cara: "estou só a ver", afirmou Raminhos, em declarações ao jornal Record.
O historial do Benfica na prova rainha tem sido marcado por desafios frente a rivais históricos, e o recente resultado frente ao Porto insere-se nesse contexto de dificuldades. Estes episódios reforçam a pressão sobre jogadores e equipa técnica, tornando cada jogo um teste intenso para a formação da Luz.
Agora fora da Taça de Portugal, o conjunto de José Mourinho foca-se então em encurtar a distância relativa aos rivais no Campeonato e tenta ainda o apuramento para o playoff da próxima fase da Liga dos Campeões, onde assume de momento o 25º lugar. O Benfica encontra-se em terceiro lugar (39 pontos) da Liga Portugal Betclic, atrás do Sporting (42) e Porto (49). Restam ainda duas grandes jornadas europeias, frente à Juventus e ao Real Madrid.
O próximo encontro do Benfica está marcado para sábado, dia 17 de janeiro de 2026. A partida terá início às 20h30 e será disputada no Estádio do Rio Ave FC (Arcos), em Vila do Conde, onde as águias defrontarão o Rio Ave. Este duelo é válido para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2025/26.