Modalidades
Oficial! Já foi considerado o melhor lateral de Espanha e agora reforça o Benfica: "Tinha o..."
24 Jun 2026 | 16:37
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
22 Mar 2023 | 16:04 |
Sergey Hernández está no pódio das melhores defesas da semana de EHF European League, onde a equipa de andebol do Benfica esteve presente com uma derrota pesada, na passada terça-feira, dia 21 de março, por 39-26, frente ao Flensburg-Handewitt.
O atleta do Glorioso sofreu muitos golos, mas acabou por ser uma das razões para o resultado não ter sido ainda mais avultado, com quatro defesas de grande qualidade.
A lista é composta por Kristian Pilipovic em quinto lugar, Dominik Kuzmanovic em quarto, Sergey último lugar do pódio, Christoffer Bonde em segundo e, no topo, o guardião do adversário dos encarnados, Benjamin Buric.
Sergey Hernández conta com 36 jogos na presente temporada com o Manto Sagrado, tendo até marcado dois golos.
Ao fazer balanço geral, jogador explicou que decisão de terminar já estava tomada há algum tempo e garante sair por sua iniciativa
26 Jun 2026 | 10:38 |
Belone Moreira colocou um ponto final na carreira de andebolista aos 36 anos, despedindo-se do Benfica após 11 temporadas de águia ao peito. O antigo capitão deixa um percurso marcante na Luz, onde conquistou vários títulos e se tornou uma das referências da modalidade no Clube.
Belone Moreira: "Despedir-me do Benfica custou-me"
"Foi difícil despedir-me do Benfica. Despedir-me do andebol, não. Foi o final de um ciclo, uma decisão que já tinha sido planeada há algum tempo. Mas despedir-me do Benfica custou-me", disse aos meios de comunicação encarnados. Ao fazer o balanço da carreira, o lateral-direito explicou que a decisão de terminar já estava tomada há algum tempo e garante sair por vontade própria.
"Foram muitos anos, 11 anos. O Benfica deu-me muito, ajudou-me a tornar-me na pessoa que eu preciso de ser para alcançar tudo o que quero. Proporcionou-me anos muito ricos: conhecer muitas pessoas, viver muitas experiências, poder competir ao mais alto nível. Nunca estar confortável. E isso é algo que valorizo imenso na minha vida e na minha carreira. Estou bastante satisfeito com a minha carreira. Saio quando quero. A decisão já tinha sido tomada há dois anos, foi uma transição. E, apesar de me sentir bem e de poder jogar mais 10 anos, estava bastante confortável. E a minha vida é demasiado curta para eu me sentir confortável. Procuro novos desafios, novas experiências. Considerei que chegou o momento".
Durante a carreira, Belone Moreira conciliou o andebol com o curso de Medicina e fez questão de agradecer o apoio recebido ao longo desse percurso: "Não foi fácil. Foi um grande desafio, e o Benfica ajudou-me muito, foi bastante flexível, porque permitia-me ir para estágio da parte da manhã e compensar da parte da tarde. Nos primeiros anos, foi o que aconteceu, e permitiu-me acabar o curso. O Benfica foi incrível, impecável, facilitou, foi flexível, retribuí sempre, com o maior profissionalismo. A minha maneira de agradecer foi sempre essa, compensando ao final do dia com treino e, depois, dando o meu melhor, sempre, em treino e em jogo. A Medicina é outro desafio que tenho e que, daqui para a frente, tenho de ponderar bem como vou encarar. Foi um grande desafio conciliar as duas coisas, mas o Benfica facilitou-me muito".
Além do mais, recordou ainda aquele que considera ter sido o momento mais marcante da passagem pela Luz: a conquista da Liga Europeia. "Foi o maior título. Foi uma experiência incrível, uma memória muito forte. Um título internacional, que ninguém esperava. E conquistá-lo em Lisboa também foi a cereja no topo do bolo. Foi, para mim, o maior título das modalidades no Benfica. Foi incrível. Foi um ano cheio de adversidades. Começámos com duas pré-eliminatórias contra equipas fortíssimas, em que mais ninguém acreditava. Nunca mais me esqueço: saiu o Rhein-Neckar Lowen, da Alemanha, na primeira eliminatória, e o Chema entra na sala de vídeo e diz que era mesmo esta equipa que queria enfrentar. E nós ficámos todos de boca aberta. Se o treinador, um dos líderes da equipa, diz isso, nós vamos atrás. E isso tirou-nos dúvidas. Fizemos um grande jogo e foi o primeiro passo para uma grande conquista".
Jogador de 21 anos assinou assim com as águias até 2030 e mostrou- se muito feliz pela nova etapa que vive na carreira desportiva
26 Jun 2026 | 09:57 |
O Benfica oficializou o regresso de Afonso Mendes ao plantel principal de andebol para a temporada 2026/27. O jovem ponta-direita português renovou contrato com as águias até 2030, reforçando a aposta do Clube no seu desenvolvimento.
Afonso Mendes: "Regresso um Afonso mais confiante"
Depois de duas épocas cedido ao Horta e ao Ciudad Encantada, 11.º classificado da liga espanhola, o internacional sub-20 português considera que regressa mais preparado para integrar a equipa encarnada: "Deu para errar bastante, nesta fase é mesmo assim que tem de ser: é preciso jogar e aprender com os erros. Regresso um Afonso mais confiante. Do ponto de vista do andebol, sinto também que evoluí, mas noto-me muito mais preparado para ajudar a equipa do que há três anos, quando já integrava o plantel. Hoje sinto-me mais capaz, mais à vontade e pronto para dar o meu contributo à equipa".
O jogador acredita que o projeto do Benfica está a evoluir na direção certa e mostra-se confiante quanto ao futuro da modalidade na Luz. "Tendo em conta o projeto que o andebol do Benfica está a construir, acredito que está no caminho certo para voltar aos dias de glória".
Afonso Mendes aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos adeptos, apelando ao apoio nas bancadas ao longo da próxima temporada: "Acreditem em nós e venham apoiar-nos aos pavilhões - isso é fundamental. Os adeptos são o nosso oitavo jogador. Continuem a acompanhar-nos, ainda há muito para viver e vai valer a pena."
Com este regresso, o ponta direita dá continuidade a uma ligação iniciada com o Benfica em 2020. Após ganhar experiência competitiva nos Açores e em Espanha, o jogador prepara-se agora para voltar a representar os encarnados, numa ligação que ficará assegurada, pelo menos, até 2030, tal como Miguel Mendes.
Veja a publicação:
Clube vermelho e branco voltou a apostar forte e garantiu a continuidade de um dos jovens talentos que mais tem dado nas vistas
25 Jun 2026 | 17:34 |
O Benfica recorreu às redes sociais para anunciar a extensão da ligação com Miguel Mendes, lateral esquerdo da equipa de andebol do Benfica. A oficialização aconteceu nesta quarta-feira, com o atleta a prolongar o seu vínculo com o Clube até 2030.
M. Mendes: "É um sentimento único"
"É um sentimento único. Desde jovem que sonhei ser jogador deste clube, e hoje atingi este nível. Estou preparado e muito feliz. Vai ser a época em que vou mostrar a toda a gente o porquê de terem acreditado em mim. Acho que é isso o mais importante", começou por dizer, citado pelos meios do Clube da Luz.
O jovem atleta de 18 anos garantiu que está disposto e a jogar em qualquer posição. "Posso atuar como lateral ou central, mas estou disponível para ajudar onde for necessário. O mais importante para mim é estar em campo. Seja numa dessas posições, na ponta ou até na baliza, se for para representar o Benfica, estarei sempre feliz", acrescentou.
Chegado à Luz na época 2022/23 oriundo do Almada AC, o internacional jovem português conquistou o Campeonato Nacional Sub-18 no seu ano desportivo de estreia pela formação vermelha e branca, bem como os Campeonatos Distritais Sub-16 e Sub-20.
Apesar de se encontrar numa fase inicial da carreira, Miguel Mendes tem convivido de forma regular com a equipa principal do Benfica, por quem realizou a estreia a nível sénior em 2023/2024 (27 jogos em todas as competições). Evoluiu com insistência e fará parte do plantel em 2026/2027, agora orientado por Anders Hallberg - substituindo Jota González.
Veja o anúncio das águias:
Oficial! Já foi considerado o melhor lateral de Espanha e agora reforça o Benfica: "Tinha o..."
24 Jun 2026 | 16:37
Guarda-redes com 308 jogos no Benfica despede-se do Clube: "Quero ser um atleta melhor"
24 Jun 2026 | 11:48
Alerta! Internacional português está perto de regressar ao Benfica
19 Jun 2026 | 16:01