Futebol
Última hora! Árbitro do Porto – Benfica foi intimidado por André Villas-Boas e companhia
13 Jan 2026 | 13:13
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Jan 2026 | 14:33 |
José Mourinho anteviu, esta terça-feira, a preparação do Benfica para o clássico com o Porto, referente aos quartos de final da Taça de Portugal. O jogo - que já tem árbitro nomeado - será disputado no Estádio do Dragão e é visto como um teste importante para a equipa, após a eliminação frente ao Braga na semi-final da Taça da Liga.
“Obviamente que queríamos ter jogado no sábado”
Técnico do Clube da Luz reconheceu que a equipa não esperava ter tanto tempo para trabalhar: “Não queríamos ter tido estes dias para trabalhar... Obviamente que queríamos ter jogado no sábado [a final da Allianz Cup]. Mas em função da eliminação, tivemos este período de tempo para treinar. Penso que o utilizámos bem.”
Apesar da frustração pela eliminação, Mourinho mantém uma postura positiva e confiante. O clássico representa não apenas um desafio, mas também um teste à capacidade de adaptação e resiliência da equipa diante de um rival histórico. O treinador garante que a equipa está motivada e preparada para enfrentar o Porto no Dragão.
“Em termos de trabalho foi bom”
“Treinámos bem, pudemos pensar no jogo com o FC Porto em vez de pensar intercaladamente numa hipotética final de Taça. Em termos de trabalho foi bom.”, destacou o técnico português.
Recorde-se que o clássico será jogado na próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026. O encontro terá início às 20h45, no Estádio do Dragão. A partida decisiva é válida para os quartos de final da Taça de Portugal, prometendo emoções fortes, e terá transmissão na RTP 1.
Técnico encarnado fez a antevisão do Clássico da próxima quarta-feira, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, agendado para 14 de janeiro
13 Jan 2026 | 14:22 |
José Mourinho fez, esta quarta-feira, a antevisão ao Porto - Benfica, relativo aos quartos de final da Taça de Portugal. Em conferência de imprensa, o “Special One” foi questionado de quem será o substituto de Otamendi e não entrou em detalhes sobre a situação de António Silva.
“Não lhe posso garantir que o António vai jogar, mas…”
“Ou o António ou o Gonçalo Oliveira. Não lhe posso garantir que o António vai jogar, mas também não quero arriscar mentir e dizer que não vai jogar”, afirmou o técnico, assumindo a incerteza na condição física e escolha do companheiro de Tomás Araújo no eixo defensivo.
Além das duas opções mais diretas, Mourinho revelou que há outros nomes a serem considerados. “Está convocado o António, o Gonçalo [Oliveira], o Tomás [Araújo] e o João Fonseca”.
“A pensar que o António pode não jogar e que o Fonseca pode ser proteção. Não está claro ainda”
A pensar que o António pode não jogar e que o Fonseca pode ser proteção. Não está claro ainda”, explicou José Mourinho, abrindo a porta para João Fonseca, jovem central que tem 1108 minutos na equipa B , surge como solução de segurança no plano traçado para o encontro.
O clássico está marcado para amanhã, dia 14 de janeiro. O encontro terá início às 20h45, no Estádio do Dragão. A partida decisiva é válida para os quartos de final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, prometendo emoções fortes, e terá transmissão na RTP 1.
Treinador português lançou partida frente aos dragões e deixou bem claro o que pretende alvançar na visita ao Estádio do Dragão
13 Jan 2026 | 13:57 |
José Mourinho está à espera de um Porto que entre em campo com fome de vencer. Na conferência de imprensa de antevisão ao Clássico da Taça de Portugal, que vai contar com a arbitragem de Fábio Veríssimo, o treinador do Benfica frisou que a equipa está preparada para o embate.
José Mourinho: “O facto de ser um jogo a eliminar e de obrigar a que haja um vencedor terá, eventualmente, nuances diferentes de um jogo de campeonato”
“O facto de ser um jogo a eliminar e de obrigar a que haja um vencedor terá, eventualmente, nuances diferentes de um jogo de campeonato”, começou por dizer José Mourinho, ao responder às questões sobre o perfil que espera encontrar da parte do adversário.
“Quando jogámos no Dragão, onde a vitória das duas equipas era importante, a não derrota também o era. Neste caso, o empate não serve, o que eventualmente poderá proporcionar um jogo diferente”, adiantou o treinador português, no lançamento da partida da Taça de Portugal.
José Mourinho: “É tão fácil, com base em dados, números e percentagens, analisar o Porto”
“Acho que o Porto é uma equipa que entra no campeonato com um perfil de jogo e de jogadores que não me parece ser uma decisão do treinador. Não me parece que seja por aí que haja uma alteração daquilo que são enquanto equipa”, acrescentou José Mourinho.
“É tão fácil, com base em dados, números e percentagens, analisar o Porto. Mesmo o leigo, ou aquele que pensa que sabe muito de futebol e não sabe, basta agarrar-se aos números. É muito fácil perceber a equipa que são”, concluiu o técnico.
Com o mercado ainda em aberto e clássico à porta, treinador das águias ganha um sinal positivo, com um regresso que pode reforçar opções ofensivas
13 Jan 2026 | 13:27 |
O Benfica continua atento ao mercado de transferências à procura de um extremo, mas pode encontrar uma solução dentro de portas. Bruma está de volta aos treinos e procura recuperar o tempo perdido, surgindo como um potencial reforço interno para a segunda metade da temporada. Um vídeo divulgado pelas águias confirmou que o internacional português já trabalha integrado no grupo.
A recuperação do extremo representa um sinal encorajador para a equipa técnica liderada por José Mourinho. No treino partilhado pelo clube, Bruma aparece a realizar exercícios de velocidade e sprint, lado a lado com os restantes colegas, demonstrando confiança e ambição. O jogador quer mostrar que ainda pode ser uma opção válida num plantel exigente e com objetivos elevados.
O camisola 27 sofreu uma rotura completa do tendão de Aquiles esquerdo a 26 de julho, durante a Eusébio Cup, frente ao Fenerbahçe. Desde então, enfrentou um longo processo de recuperação, que ainda não está totalmente concluído. Apesar dos progressos visíveis, Bruma terá de recuperar a melhor condição física antes de poder competir ao mais alto nível.
Embora não esteja disponível para o clássico desta quarta-feira frente ao Porto, o extremo mantém viva a esperança de contribuir na fase decisiva da época. Inscrito pelo Benfica em setembro, Bruma sonha ainda com uma presença na Liga dos Campeões, incluindo um possível duelo frente ao Real Madrid, na última jornada da fase de liga, marcada para 28 de janeiro, pelas 20h00.
Contratado ao Sp. Braga por 6,5 milhões de euros na janela de inverno de 2024/25, Bruma - avaliado em 5 milhões de euros -, de 31 anos, soma até ao momento 12 jogos oficiais pelo Benfica. Nesse período, apontou um golo e acumulou minutos sobretudo como opção de rotação, números que o jogador pretende melhorar caso consiga afirmar-se plenamente após o regresso da lesão.