Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Mourinho não foi logo para o balneário do Benfica e explicou porquê: "Não invento histórias"

Questionado sobre o facto de ter ido ter com os jogadores no final do jogo, contrariamente ao que costuma fazer, técnico justificou motivo

José Mourinho explicou o porquê de não ter seguido diretamente para os balneários após o duelo entre Nacional e Befica
José Mourinho explicou o porquê de não ter seguido diretamente para os balneários após o duelo entre Nacional e Befica

29 Nov 2025 | 23:29 |

Icon Comentário0

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Nacional (2-1), jogo da 12.ª jornada da Liga Betclic disputado neste sábado, 29 de novembro, no Estádio da Madeira. Questionado sobre o facto de ter ido ter com os jogadores no final do jogo, contrariamente ao que costuma fazer, o técnico explicou o porquê de não ter seguido diretamente para os balneários.


J. Mourinho: "Vocês já me conhecem, não dou tangas, não invento histórias"


"Vocês já me conhecem, não dou tangas, não invento histórias. Hoje, se nós perdemos este jogo, dou os parabéns aos meus jogadores. A única coisa que eles não fizeram, se nós tivéssemos perdido por 1-0, foi fazer golo. Eles fizeram tudo bem. Num campo difícil, com um adversário difícil, com um perfil de jogo que eu não comento, porque não tenho nada a comentar o jogo que fazem os meus adversários, difícil a perder 1-0 completamente contra a justiça do jogo, que é um golpe duro... Eu arrisquei, mas eles aceitaram o risco", começou por dizer o técnico, falando no papel de Georgiy Sudakov.


O Sudakov começa na esquerda, depois passa para a posição 10, e depois nos últimos 15 minutos, quando entra o Schjelderup, passa para a posição 8. Só para dar um exemplo do nível de entrega dos jogadores. Hoje, se perco o jogo seria, obviamente, uma frustração grande".

O treinador mandou ainda uma farpa aos 'comentadores': "Não quero nem imaginar o que é que diriam todos aqueles que comentam futebol em Portugal. Não quero nem imaginar aquilo que diriam se nós perdêssemos o jogo. Mas, para mim, é importante aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto, e aquilo que eu vi, aquilo que eu senti, foi uma boa equipa a jogar bem, com as suas limitações, porque nós temos limitações. Quando nós jogamos contra uma equipa em bloco ultrabaixo, com gente grande, com defesas bons no jogo de área, às vezes falta-nos ali uma referência, com um perfil diferente daquilo que nós temos. Mas nós fomos à procura de soluções, demos largura, metemos gente a entrar de trás, metemos gente técnica a poder encontrar pequenos espaços dentro de uma defesa superfechada, e os jogadores mereceram. Por isso é que eu festejei tanto, porque quis, imediatamente, dar-lhes aquele reconhecimento, porque a vitória é deles. Nós treinadores, às vezes, fazemos substituição que dá, que não dá, mas são eles que dão ou que não dão, são eles que aceitam ou não o risco. Esta coisa dos treinadores que arriscam muito é tudo teoria, porque na prática, lá dentro, são eles que têm que aceitar tanto um perfil de jogo como outro perfil de jogo. E da mesma maneira que os jogadores do Nacional lutaram até ao fim pelo seu perfil de jogo, nós fomos com o nosso perfil até ao final, e na minha opinião merecemos ganhar.


J. Mourinho: "E quando fazemos o golo do empate, eu acho que o segundo golo ia aparecer, porque a onda já estava grande"

José Mourinho explicou que é esta atitude que quer daqui para a frente: "Jogando melhor, jogando pior, tendo mais talento, tendo menos talento, tendo mais jogadores disponíveis ou menos jogadores disponíveis, o Benfica tem de ir até ao fim. O Benfica hoje, se perde o jogo, é uma injustiça tremenda. Mas, independentemente de qualquer tipo de reação negativa que pudesse haver da parte dos associados, dos adeptos, obviamente da imprensa seria o terremoto de Lisboa mais uma vez, mas foram Benfica... E também eles assumirem o risco, terem a coragem de não terem problema de, 'ok, se perdermos 2-0 perdemos 2-0, mas 1-0 e desmoralizados e passivos, não'. A equipa assumiu esse risco muito bem. Estou muito contente, obviamente, com a vitória, que é de pontos que nós nos alimentamos, mas também gosto muito de estar contente com a maneira como a equipa jogou. Estou contente. Acho que os jogadores também mereciam isto. E Ajax fora de casa, e viajar só no dia seguinte, e ter um dia para treinar e pouco, e viajar de novo para a Madeira, e ter um jogo difícil como este, num campo que é difícil para toda a gente, num jogo que se tornou ainda mais difícil, em função de não termos feito golo... Porque também há uma coisa que parecia, ou que podia parecer, o negativismo que tem acompanhado o Benfica. Antes do golo do Nacional, o Barreiro falha um golo de baliza aberta. E o Nacional, que não faz um único remate à baliza, vai lá e faz golo. Isto, normalmente, no Benfica que eu vim encontrar, seria a machadada final no jogo. E para eles não foi. O Barreiro falha o golo, fazemos o erro lá, o Nacional faz o golo, faltam 20 minutos, que nós sabíamos que não iam ser 20, sabíamos que iam ser 7 ou 8, porque da maneira como o jogo estava a ser gerido era isso que iria acontecer. Mas eles foram, e foram, e foram. E quando fazemos o golo do empate, eu acho que o segundo golo ia aparecer, porque a onda já estava grande", terminou.


Futebol

Benfica e Al Nassr perto de acordo por Wesley, mas há obstáculo

Jovem internacional brasileiro está na lista de alvos dos encarnados; contudo, o negócio pode vir a ser mais complicado do que inicialmente era esperado

Depois de uma pausa inicial, Benfica e Al Nassr retomam as negociações por Wesley; porém, há um obstáculo que pode travar as águias
Depois de uma pausa inicial, Benfica e Al Nassr retomam as negociações por Wesley; porém, há um obstáculo que pode travar as águias

30 Dez 2025 | 17:48 |

Icon Comentário0

O Benfica e o Al Nassr retomaram as negociações por Wesley. Pelo que foi apurado, os dois emblemas estarão mais próximos de chegar a um acordo para a transferência do internacional sub-21 pela seleção do Brasil; contudo, existe uma condicionante que pode complicar o processo aos encarnados.


Escreve o MaisFutebol, esta terça-feira, 30 de dezembro, que a ausência de Sadio Mané é um dos principais entraves à finalização do negócio entre o Benfica e o emblema saudita. A mesma fonte explica que Jorge Jesus só dá luz verde para a venda de Wesley quando Mané regressar da CAN, onde se encontra a participar com a seleção do Senegal.


O antigo treinador do Clube da Luz já tinha frisado a sua posição nos últimos dias. Além disso, pelo que o MaisFutebol acrescentou, o Al Nassr já informou os dirigentes encarnados que pretende receber uma verba entre os 10 e os 15 milhões de euros para libertar o brasileiro, num negócio com moldes de transferência definitiva.


Apesar de ter a aprovação de José Mourinho, o montante pedido pelos sauditas não é o único entrave financeiro que o Benfica terá de lidar. Além disso, o salário do futebolista de 20 anos é um tema que tem de ser bem estudado pela direção encarnada, liderada por Rui Costa. Em alternativa, as águias também estão atentas a André Luiz, do Rio Ave.

Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 13 jogos: cinco na AFC Champions League Two, quatro na Saudi Premier League, dois na Saudi Super Cup e dois na King's Cup. Nos 811 minutos em que esteve em campo, o extremo apontou quatro golos e fez uma assistência.



Futebol

Ex talento do Benfica volta a sofrer na CAN após o Angola - Egito

Futebolista foi titular pelos palancas negras, mas não conseguiu ajudar a seleção a alcançar o objetivo traçado para o duelo da fase de grupos

A partida entre Angola e Egito marcou mais uma jornada emocionante da CAN, onde um antigo jovem do Benfica não teve motivos para sorrir
A partida entre Angola e Egito marcou mais uma jornada emocionante da CAN, onde um antigo jovem do Benfica não teve motivos para sorrir

30 Dez 2025 | 15:30 |

Icon Comentário0

Maestro voltou a não ser feliz nesta edição da CAN. O médio, formado no Benfica, foi titular na seleção de Angola, que, na última segunda-feira, 29 de dezembro, defrontou o Egito, mas não foi além de um empate a zero, o que significou a eliminação dos palancas negras da competição.


Vale a pena recordar que, na sequência do resultado obtido na jornada anterior, a Angola estava obrigada a vencer a seleção faraónica para continuar a disputar a Taça das Nações Africanas. No entanto, apesar da superioridade, os angolanos não deram conta da tarefa proposta.


Já com a equipa de Mohamed Salah qualificada — o extremo nem chegou a jogar — Angola tinha uma oportunidade de ouro para conseguir os desejados pontos. Numa primeira parte em que os palancas negras foram superiores perante um adversário com muitas mexidas, Maestro e companhia foram incapazes de encontrar o caminho do golo.


No segundo tempo, a história do jogo foi semelhante, com Angola a ter a maioria da posse de bola ao longo da partida; contudo, a falta de inspiração e eficácia do setor ofensivo impediu que a seleção de língua portuguesa alcançasse o desejado triunfo.

Feitas as contas, a seleção angolana teve um adeus prematuro da competição que reúne as melhores formações do continente africano. Os palancas negras não conquistaram nenhum triunfo, acabando no terceiro lugar do Grupo B, com 2 pontos, atrás do Egito e da África do Sul.



Futebol

Sérgio Vieira comenta possível reforço do Benfica: "Mentalidade..."

Numa altura em que o Clube da Luz procura fechar as negociações que visam o atleta, o técnico deixa rasgados elogios ao antigo pupilo

Sérgio Vieira não ficou indiferente aos rumores e comentou as qualidades de um possível reforço do Benfica. Fotografia: Sérgio Vieira | Instagram
Sérgio Vieira não ficou indiferente aos rumores e comentou as qualidades de um possível reforço do Benfica. Fotografia: Sérgio Vieira | Instagram

30 Dez 2025 | 14:58 |

Icon Comentário0

Sérgio Vieira acredita que André Luiz está preparado para voos mais ambiciosos. Numa recente entrevista, o primeiro treinador em Portugal a orientar o extremo canarinho acredita que o jogador vai encaixar bem no plantel do Benfica. Neste momento, os encarnados estão em negociações com o Rio Ave.


Sérgio Vieira: "Quando o trouxemos, vinha da formação do Flamengo e fez uma época fabulosa"


"Quando o trouxemos, vinha da formação do Flamengo e fez uma época fabulosa, para a primeira época no futebol português, com apenas 21 anos e fora do Brasil pela primeira vez. Isso reflete um pouco a mentalidade dele", começou por dizer o treinador, em entrevista ao jornal A Bola.


"Desde o início que o André me confidenciou que ia trabalhar muito para evoluir e que queria chegar a um grande clube europeu, para atingir esse patamar", revelou Sérgio Vieira, numa altura em que o Benfica tenta chegar a um acordo com a direção vilacondense.

Sérgio Vieira: "O André tem algo que é natural nele, é muito rápido, explosivo nos primeiros metros"


"O André tem algo que é natural nele: é muito rápido, explosivo nos primeiros metros e depois também nas grandes distâncias", adiantou o antigo treinador do camisola 11 do Rio Ave, afirmando que se trata de um futebolista de muita qualidade.

"Considero-o com características para interpretar qualquer posição no ataque, seja como avançado em espaços mais centrais, seja nos espaços laterais como extremo por fora ou a procurar mais vezes os espaços interiores", apontou, por fim, Sérgio Vieira, a respeito de André Luiz.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Tiago Pinto sai em defesa de antigos campeões pelo Benfica: "Revolta-me..."
Futebol

Tiago Pinto sai em defesa de antigos campeões pelo Benfica: "Revolta-me..."

30 Dez 2025 | 13:49

Icon Comentário0
Ex pilar do Sporting 'ataca' Mourinho após palavras no Braga - Benfica
Futebol

Ex pilar do Sporting 'ataca' Mourinho após palavras no Braga - Benfica

30 Dez 2025 | 12:33

Icon Comentário0
Alerta, Benfica! Há novas informações sobre o interesse do Vasco da Gama em Otamendi
Futebol

Alerta, Benfica! Há novas informações sobre o interesse do Vasco da Gama em Otamendi

30 Dez 2025 | 12:06

Icon Comentário0