Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa segue com renovação de extremo do Benfica
15 Dez 2025 | 15:31
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
08 Set 2025 | 17:23 |
A participação de Portugal no EuroBasket chegou ao fim no passado sábado, dia 6 de setembro, após a Seleção Nacional ter sido eliminada pela Alemanha nos oitavos-de-final da prova, frente à Alemanha. Já em Portugal, o ex Benfica Neemias Queta fez um balanço da participação lusa na competição.
Neemias Queta: "Conseguimos jogar contra as melhores equipas ao mais alto nível"
"Foi um bom Europeu. Fomos competitivos, conseguimos jogar contra as melhores equipas ao mais alto nível e a partir daí é construir com isso", começou por dizer Neemias Queta aos jornalistas presentes na sua chegada ao aeroporto de Lisboa.
De seguida, o jogador dos Boston Celtics fez um balanço positivo da participação na prova e contou como reagiu ao apuramento da Seleção para os 'oitavos': "É como eu digo sempre, nós jogamos bem em equipa, sabemos o quão difícil é jogar estes campeonatos e tem que ser um esforço coletivo. Fiquei muito contente por estar a ver no balneário, estávamos a fazer imenso barulho, e foi uma boa experiência sem dúvida".
Neemias Queta: "O futuro será risonho"
Questionado acerca dos objetivos que tinha para a competição, bem como perspetivas futuras, Neemias Queta mostrou-se feliz: "Era o que nós queríamos. Queríamos estar ali, jogar ao mais alto nível e competir. O futuro será risonho e é com este tipo de competições que vamos chegar mais perto. Competimos com as melhores equipas, ao mais alto nível. Já temos a experiência e na próxima vez podemos estar melhor".
Por fim, em relação ao fim da participação de Portugal no EuroBasket, o português reconheceu a superioridade do conjunto alemão: "Há dias e dias... há dias em que são os outros que jogam melhor, outros em que es tu que estás muito bem. Acho que foi um misto de emoções, soubemos gerir bem os três primeiros períodos e acho que do lado deles foi mais um aquecimento do que outra coisa".
Encarnados realizaram exibição impressionante no Minho e continuam no primeiro lugar, aumentando a distância para os rivais
28 Dez 2025 | 12:54 |
O basquetebol do Benfica foi, este domingo, 28 de dezembro, vencer ao reduto do Braga, por 87– 63. Em jogo relativo à nona jornada da Liga Betclic, os comandados de Norberto Alves triunfaram com toda a justiça e mantiveram o registo 100% vitorioso no Campeonato Nacional.
Após o triunfo na Supertaça, frente ao Porto, os encarnados queriam vingar o desaire diante do Braga na Taça de Portugal e foi exatamente isso que aconteceu. As águias dominaram a partida do início ao fim e somaram mais dois importantes pontos na competição interna.
No capítulo individual, Daniel Relvão foi o melhor marcador do Benfica, com 15 pontos. Justice Sueing (11 pontos), Aaron Broussard (9), Eugene Crandall (9) e Koby Mcewen (8) também estiveram a bom nível. Do lado do Braga, Broderick Robinson e Ricardo Monteiro, com 15 e 14 pontos, realizaram boas exibições.
Com esta vitória – a 12.ª em 18 jogos na presente temporada –, o basquetebol do Benfica segue na liderança da Liga Betclic. A turma de Norberto Alves soma 16 pontos em oito encontros (oito triunfos). O Sporting é segundo (14 pontos em oito jogos), a Ovarense em terceiro (14 pontos em oito partidas) e a Oliveirense em quarto (13 pontos em oito encontros).
O basquetebol do Benfica volta a entrar em ação apenas em 2026. A turma de Norberto Alves tem encontro agendado com o Esgueira no dia 3 de janeiro, às 15h00, no Pavilhão da Luz. A partida diz respeito à 10.ª jornada do Campeonato Nacional e apenas a vitória interessa aos encarnados.
Presidente do Clube da Luz prepara prolongamento de contrato de técnico que tem dado bastantes alegrias aos adeptos das águias
23 Dez 2025 | 03:00 |
O Benfica já iniciou o planeamento da próxima época e a continuidade da equipa técnica de basquetebol é prioritária. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta da intenção da Direção liderada por Rui Costa, que pretende oferecer a renovação de contrato a Norberto Alves. O treinador tem o voto de confiança total da estrutura para continuar o projeto vencedor no Pavilhão da Luz.
A recente conquista da Supertaça Mário Saldanha, diante do Porto, reforçou, ainda mais, esta vontade diretiva. O triunfo expressivo, por 91-65, em Coimbra, foi mais uma demonstração de força do técnico. Este troféu juntou-se a muitos outros que o timoneiro já colocou no museu, consolidando o seu estatuto na modalidade.
Fontes próximas do processo garantem que as negociações deverão decorrer sem grandes entraves. Existe um otimismo generalizado quanto ao desfecho rápido das conversações entre as partes envolvidas. A sintonia é total e o desejo de prolongar o vínculo laboral é mútuo, antevendo-se fumo branco muito brevemente.
Os responsáveis encarnados olham para o experiente orientador como a pessoa certa para o futuro. O objetivo passa por manter a hegemonia no plano interno e dar passos seguros nas competições europeias. A aposta na estabilidade é vista como fundamental para a manutenção do domínio das águias.
Desde que assumiu o comando técnico do Benfica, Norberto Alves – de 57 anos – realizou 227 jogos no total. Nos duelos em que liderou a equipa a partir do banco de suplentes, o treinador somou 175 vitórias e averbou 52 derrotas, enriquecendo o palmarés com vários títulos, nomeadamente quatro Campeonatos Nacionais.
Na tarde deste domingo, 21 de dezembro, o Clube da Luz voltou a puxar dos galões frente a um rival direto e conquistou o primeiro torféu da época
21 Dez 2025 | 17:18 |
A equipa de basquetebol do Benfica conquistou este domingo, 21 de dezembro, a Supertaça Mário Saldanha, ao derrotar o Porto por 91-65. A partida entre águias e dragões decorreu no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia.
Aaron Broussard, Justice Sueing, Geno Crandall, Aleksander Dziewa e Makram Ben Romdhane foram as apostas iniciais apresentadas por Norberto Alves. O triunfo dilatado diante dos dragões permitiu ao Clube da Luz deixar para trás a eliminação da Taça de Portugal, frente ao Braga, bem como o adeus à Liga dos Campeões de basquetebol.
Apesar de se tratar de um rival direto na conquista dos títulos nacionais, a verdade é que o Benfica nunca perdeu o controlo do encontro desde o minuto inicial, assumindo a liderança sem dar margem de manobra aos dragões. No final do primeiro quarto, as águias já venciam por 31-18.
No segundo quarto, o Porto entrou mais eficaz, mas, com o passar dos minutos, o Benfica voltou a gerir as despesas do encontro e continuou a cimentar a sua vantagem, indo para o intervalo a liderar por 46-36. No terceiro quarto, os pupilos de Norberto Alves puxaram dos galões e terminaram o parcial com uma diferença de 20 pontos (68-48).
No último parcial, o Clube da Luz continuou sem facilitar e impôs mais uma derrota ao rival direto, ao vencer por 91-65. O Benfica festeja, assim, a conquista da Supertaça Mário Saldanha, levantando o primeiro troféu da temporada de basquetebol. O próximo compromisso do Glorioso está agendado para o dia 28 de dezembro, na visita ao reduto do Braga.
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa segue com renovação de extremo do Benfica
15 Dez 2025 | 15:31